Contribuições das atividades experimentais da revista Ciência Hoje das Crianças para a construção de conceitos científicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Jéssica Taynara Martins dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2087113576956220
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8446
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa que se propôs compreender qual a contribuição das atividades experimentais de Física da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) para a construção de conceitos científicos. Escolhemos a CHC como objeto de pesquisa pela importância de reflexões sobre materiais que se propõem a divulgar conteúdos científicos para os anos iniciais. Esses materiais podem incentivar a discussão racional de conceitos como também podem suscitar obstáculos epistemológicos gerando um conhecimento parcial, equivocado ou mantendo o estudante no conhecimento comum. Assim, com base na metodologia da análise de conteúdo, analisamos as edições da CHC do período de 2009 a 2020, por considerar que uma década de publicações nos permitiria observar as limitações e possibilidades dessa revista. O referencial teórico adotado nesta dissertação baseia-se na epistemologia de Bachelard por seu potencial para suscitar reflexão crítica para análise de materiais que publicam informações sobre Ciência. Os resultados mostram que a revista CHC é organizada em seções que utilizam variadas metodologias para abordar as temáticas em cada edição. Nas revistas analisadas, identificamos que são propostas cento e noventa e quatro atividades experimentais para diversas áreas das Ciências Naturais e Humanas. Na área de Física, identificamos sessenta e cinco propostas que abordam todas as áreas tradicionais dessa Ciência. A Mecânica é a área mais abordada e, em Física Moderna, a menos tratada, encontramos somente uma atividade. A maioria dessas atividades são divididas em quatro etapas: 1) imagem e contextualização, 2) materiais, 3) procedimentos e 4) resultados. Na etapa da contextualização, observamos que os experimentos trazem frases que relacionam a Ciência a um show de mágica, como uma forma de motivação para sua prática. Nos procedimentos, vimos que a maioria das propostas experimentais apresenta uma forma estruturada, com o passo a passo para a sua realização. Nos resultados, são apresentadas as explicações para os fenômenos observados, consideramos que a apresentação imediata das respostas, na última etapa, reduz a ação reflexiva e crítica do estudante para construir suas próprias interpretações sobre o que foi observado. Em relação aos obstáculos epistemológicos, os identificamos em vinte das sessenta cinco atividades experimentais de Física da revista CHC. Compreendemos, a partir dos resultados, que as atividades experimentais da revista CHC cumprem seu objetivo de despertar a curiosidade das crianças em relação aos temas diversos das Ciências. Apresenta potencialidade no que se refere ao campo motivacional, visto que recorrentemente apresenta a Ciência de forma divertida e ilustrada. Permite também uma primeira aproximação com os conteúdos científicos, oportunizando a observação e compreensão inicial desses conceitos através da experiência. Porém, essa primeira aproximação com os conceitos científicos pode ser potencializada com a intervenção do professor, na identificação e superação dos obstáculos epistemológicos. Porém, consideramos que esses materiais necessitam passar por uma revisão de pesquisadores com conhecimentos específicos da área para evitar inadequações, para que a responsabilidade de superação dos limites, encontrados em materiais utilizados nas escolas, não fique à cargo do professor.
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Assim, com base na metodologia da análise de conteúdo, analisamos as edições da CHC do período de 2009 a 2020, por considerar que uma década de publicações nos permitiria observar as limitações e possibilidades dessa revista. O referencial teórico adotado nesta dissertação baseia-se na epistemologia de Bachelard por seu potencial para suscitar reflexão crítica para análise de materiais que publicam informações sobre Ciência. Os resultados mostram que a revista CHC é organizada em seções que utilizam variadas metodologias para abordar as temáticas em cada edição. Nas revistas analisadas, identificamos que são propostas cento e noventa e quatro atividades experimentais para diversas áreas das Ciências Naturais e Humanas. Na área de Física, identificamos sessenta e cinco propostas que abordam todas as áreas tradicionais dessa Ciência. A Mecânica é a área mais abordada e, em Física Moderna, a menos tratada, encontramos somente uma atividade. A maioria dessas atividades são divididas em quatro etapas: 1) imagem e contextualização, 2) materiais, 3) procedimentos e 4) resultados. Na etapa da contextualização, observamos que os experimentos trazem frases que relacionam a Ciência a um show de mágica, como uma forma de motivação para sua prática. Nos procedimentos, vimos que a maioria das propostas experimentais apresenta uma forma estruturada, com o passo a passo para a sua realização. Nos resultados, são apresentadas as explicações para os fenômenos observados, consideramos que a apresentação imediata das respostas, na última etapa, reduz a ação reflexiva e crítica do estudante para construir suas próprias interpretações sobre o que foi observado. Em relação aos obstáculos epistemológicos, os identificamos em vinte das sessenta cinco atividades experimentais de Física da revista CHC. Compreendemos, a partir dos resultados, que as atividades experimentais da revista CHC cumprem seu objetivo de despertar a curiosidade das crianças em relação aos temas diversos das Ciências. Apresenta potencialidade no que se refere ao campo motivacional, visto que recorrentemente apresenta a Ciência de forma divertida e ilustrada. Permite também uma primeira aproximação com os conteúdos científicos, oportunizando a observação e compreensão inicial desses conceitos através da experiência. Porém, essa primeira aproximação com os conceitos científicos pode ser potencializada com a intervenção do professor, na identificação e superação dos obstáculos epistemológicos. Porém, consideramos que esses materiais necessitam passar por uma revisão de pesquisadores com conhecimentos específicos da área para evitar inadequações, para que a responsabilidade de superação dos limites, encontrados em materiais utilizados nas escolas, não fique à cargo do professor.This dissertation presents the results of the research that aimed to understand the contribution of experimental activities in Physics published by Ciência Hoje das Crianças (CHC) to the construction of scientific concepts. We chose CHC as a research object due to the importance of reflections on materials that intend to disseminate scientific content for the early years. These materials can encourage the rational discussion of concepts and can also raise epistemological obstacles generating partial, misleading knowledge or keeping the student in common knowledge. Thus, based on the content analysis methodology, we analyzed the CHC editions from 2009 to 2020, considering that a decade of publications would allow us to observe the limitations and possibilities of this journal. The theoretical background adopted in this dissertation is based on Bachelard's epistemology for its potential to raise critical reflection for the analysis of materials that publish information about Science. The results show that the CHC journal is organized into sections that use different methodologies to address the themes in each issue. In the analyzed journals, we identified that one hundred and ninety-four experimental activities are proposed for different areas of the Natural and Human Sciences. In the area of Physics, we have identified sixty-five proposals that address all the traditional areas of this Science. Mechanics is the most discussed area and, in Modern Physics, the least dealt with, we find only one activity. Most of these activities are divided into four steps: 1) image and context, 2) materials, 3) procedures and 4) results. In the contextualization stage, we observe that the experiments bring phrases that relate Science to a magic show, as a form of motivation for its practice. In the procedures, we saw that most experimental proposals present a structured form, with step-by-step instructions for its realization. In the results, explanations for the observed phenomena are presented, we consider that the immediate presentation of the answers, in the last step, reduces the student's reflexive and critical action to build their interpretations of what was observed. Concerning epistemological obstacles, we identified them in twenty of the sixty- five experimental activities in Physics of the CHC journal. Based on the results, we understand that the experimental activities of the CHC journal fulfill their objective of arousing children's curiosity concerning different topics in Science. It has potential in terms of the motivational field, as it recurrently presents Science in an entertaining and illustrated way. It also allows for the first approximation with scientific contents, providing opportunities for observation and initial understanding of these concepts through experience. However, this first approach to scientific concepts can be enhanced with the intervention of the teacher, in the identification and overcoming of epistemological obstacles. We believe that these materials need to undergo a review by researchers with specific knowledge in the field of education to avoid inadequacies so that the responsibility for overcoming the limits found in materials used in schools is not left to the teacher.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesOliveira, Elrismar Auxiliadora Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0252784934597973Neiva, Amanda Amanteshttp://lattes.cnpq.br/0046559559922636Gobara, Shirley Takecohttp://lattes.cnpq.br/8915979671559379Santos, Jéssica Taynara Martins doshttp://lattes.cnpq.br/20871135769562202021-09-16T02:37:12Z2021-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Jéssica Taynara Martins dos. Contribuições das atividades experimentais da revista Ciência Hoje das Crianças para a construção de conceitos científicos. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8446porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-09-01T05:03:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-09-01T05:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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