Desenvolvimento de jogos digitais com foco na aprendizagem criativa no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Leite, Anne Lorena Melo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1708215848390769
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8795
Resumo: Desde a descoberta acidental da radioatividade em 1896 por Henry Becquerel, essa temática tem chamado a atenção da comunidade científica e do público em geral devido à sua natureza intrigante e suas múltiplas aplicações. No entanto, esse tema ainda é pouco abordado em sala de aula ou é ministrado de forma breve superficial, onde não há espaço para a reflexão, a expressão de concepções e ideias criativas e o posicionamento crítico do estudante acerca do uso da radioatividade em aplicações cotidianas. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar como o desenvolvimento de jogos digitais contribui para aprendizagem criativa de conceitos de Radioatividade. A pesquisa foi aplicada em uma turma do 6° período do curso de Física Licenciatura da UFAM. A intervenção didática proposta tomou como base teórica o Construcionismo de Seymour Papert e a Aprendizagem Criativa de Mitchel Resnick. Através dos dados levantados, foi identificado que os estudantes, ao chegarem na universidade, apresentam grau insuficiente ou superficial dos conceitos de radioatividade, manifestando em diversos momentos concepções alternativas sobre o tema. Dessa forma, a aplicação da intervenção didática baseada na construção de jogos e aplicada em oficinas remotas permitiram que os estudantes utilizassem o conhecimento discutido ao longo dos encontros para a construção de jogos com ênfase em Radioatividade. Logo, os estudantes passaram por um processo de aprendizagem de conceitos de radioatividade em conjunto com a programação em blocos. Os resultados demonstraram que apesar dos estudantes terem tido uma resistência e insegurança inicial em utilizar a ferramenta Scratch para o desenvolvimento dos jogos, os estudantes evoluíram de forma gradual à medida com que foram se habituando ao ambiente de programação. Dessa forma, a intervenção didática além de ter promovido a participação ativa do estudante na construção do próprio conhecimento, proporcionou mudanças conceituais acerca do tema Radioatividade.
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A pesquisa foi aplicada em uma turma do 6° período do curso de Física Licenciatura da UFAM. A intervenção didática proposta tomou como base teórica o Construcionismo de Seymour Papert e a Aprendizagem Criativa de Mitchel Resnick. Através dos dados levantados, foi identificado que os estudantes, ao chegarem na universidade, apresentam grau insuficiente ou superficial dos conceitos de radioatividade, manifestando em diversos momentos concepções alternativas sobre o tema. Dessa forma, a aplicação da intervenção didática baseada na construção de jogos e aplicada em oficinas remotas permitiram que os estudantes utilizassem o conhecimento discutido ao longo dos encontros para a construção de jogos com ênfase em Radioatividade. Logo, os estudantes passaram por um processo de aprendizagem de conceitos de radioatividade em conjunto com a programação em blocos. Os resultados demonstraram que apesar dos estudantes terem tido uma resistência e insegurança inicial em utilizar a ferramenta Scratch para o desenvolvimento dos jogos, os estudantes evoluíram de forma gradual à medida com que foram se habituando ao ambiente de programação. Dessa forma, a intervenção didática além de ter promovido a participação ativa do estudante na construção do próprio conhecimento, proporcionou mudanças conceituais acerca do tema Radioatividade.Since the accidental discovery of radioactivity in 1896 by Henry Becquerel, this theme has drawn attention to scientific community and society due to its intriguing nature and its multiple applications. However, this theme is still not much discussed in the classroom or is taught in a brief superficial way, where there is no space for reflection, the expression of creative conceptions and ideas and the critical positioning of the student about the use of radioactivity in everyday applications. Thus, the present work aimed to analyze how the development of digital games contributes to the creative learning of radioactivity concepts. The research was applied in a class of the 6th period of the Physics Degree course of UFAM.s alternatives on the subject. Thus, this work aimed to analyze how the development of digital games contributes to the creative learning of radioactivity concepts. The research was applied in a 6th period class of the Physics Degree Course at UFAM. The research took as theoretical basis Seymour Papert's Constructionism and Mitchel Resnick's creative learning. Through the results, it was identified that the students present insufficient or superficial degree of the concepts of radioactivity, manifesting in several moments misconceptions on the subject. Thus, the application of didactic intervention based on the construction of games and applied in remote workshops allowed students to use the knowledge discussed throughout the meetings for the construction of games with emphasis on Radioactivity. The students passed through a process of learning radioactivity concepts in conjunction with block programming. The results showed that although the students had an initial resistance and insecurity in using the Scratch tool for the development of the games, they gradually evolved as they got used to the programming environment. Thus, the didactic intervention, in addition to promoting the active participation of the student in the construction of his own knowledge, provided conceptual changes on the theme Radioactivity.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Cavalcante, Marisa Almeidahttp://lattes.cnpq.br/7224775081434545Azevedo, Rosa Oliveira Marinshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861Leite, Anne Lorena Melohttp://lattes.cnpq.br/17082158483907692022-04-07T00:51:36Z2020-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Anne Lorena Melo. Desenvolvimento de jogos digitais com foco na aprendizagem criativa no ensino de Física. 2022. 100 f. 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