Formação intercultural do professor indígena no Amazonas: um olhar decolonial sobre o projeto Pirayawara

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Paes, Luciane Rocha
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3087785571271331, https://orcid.org/0000-0003-1203-1640
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9952
Resumo: A presente pesquisa tem por título Formação Intercultural do Professor Indígena no Amazonas: Um Olhar Decolonial sobre o Projeto Pirayawara. O escrito problematiza os atravessamentos que perpassam o magistério indígena Pirayawara, a partir dos princípios epistêmicos decoloniais. Por esta perspectiva, visa-se construir uma tecitura que enfoca a formação de professores(as) indígenas no contexto Amazônico, suscitando discussões sobre o processo formativo e seus contrastes, limitações e desafios, de forma particular apontando os princípios, e as diferenças que orientam a escolarização dos povos indígena, e formação de professores(as) indígenas , que são a interculturalidade , o comunitarismo, o bilinguismo, como preceitos que organizam os aspectos políticos, epistêmicos, curriculares. Busca-se neste processo questionar e desocultar os implicadores que limitam o programa de formação Pirayawara para que possa viabilizar a construção de alternativas outras, voltadas para a formação de professores(as), enquanto encaminhamentos insubmissos que priorizam a legitimação do outro, perante as relações históricas, políticas e sociais, e assim para que valorize no processo da formação em si as questões culturais, as ciências, saberes, bem como a ancestralidade dos povos indígenas . Em consonância com estas questões mais gerais, a problemática da tese é: O curso de formação em magistério Pirayawara vem sendo realizado pelos pressupostos decoloniais em consonância com as necessidades formativas dos professores(as) indígenas do Amazonas? Para responder esta questão central, as questões norteadoras propostas como aparato de debate foram: 1. Como o Programa Pirayawara se forjou como política de formação para indígenas e quanto tempo tem de efetividade? 2.Quais as princinpais caraterísticas, limitações e desafios desse curso de formação? 3. Em que medida as perspectivas epistêmicas decoloniais e seus pressupostos inter-relacionados com às questões dos povos indígenas no Amazonas podem oportunizar ou não (re) pensar novas trajetórias em condições plurais? 4. Como se desenvolve as interlocuções entre a decolonialidade e interculturalidade crítica na e para a formação de professores(as) indígenas a partir da autonomia e das práxis interculturais? Neste encaminhamento, o objetivo geral voltou-se a compreender como se desenvolve (veu) o curso de magistério Pirayawara mediante necessidades formativas dos professores(as) indígenas do Amazonas tendo como perspectiva os pressupostos decoloniais. Levando em consideração o objetivo geral proposto, elencou-se como objetivos específicos: Identificar os pressupostos das epistêmologias decoloniais com relação a formação de professores(as) indígenas do Amazonas para (re) pensar novas trajetórias em condições plurais; Situar as estruturas das políticas educacionais indígenistas alinhados a formação docente de professores(as) indígenas; Analisar quais são os avanços e quais são os principais retrocessos do Pirayawara enquanto curso de formação para professores(as) indígenas no contexto Amazônico.Discutir como se desenvolvem as interlocuções entre a decolonialidade e interculturalidade crítica no Pirayawara a partir da autonomia e das práxis interculturais.
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Por esta perspectiva, visa-se construir uma tecitura que enfoca a formação de professores(as) indígenas no contexto Amazônico, suscitando discussões sobre o processo formativo e seus contrastes, limitações e desafios, de forma particular apontando os princípios, e as diferenças que orientam a escolarização dos povos indígena, e formação de professores(as) indígenas , que são a interculturalidade , o comunitarismo, o bilinguismo, como preceitos que organizam os aspectos políticos, epistêmicos, curriculares. Busca-se neste processo questionar e desocultar os implicadores que limitam o programa de formação Pirayawara para que possa viabilizar a construção de alternativas outras, voltadas para a formação de professores(as), enquanto encaminhamentos insubmissos que priorizam a legitimação do outro, perante as relações históricas, políticas e sociais, e assim para que valorize no processo da formação em si as questões culturais, as ciências, saberes, bem como a ancestralidade dos povos indígenas . Em consonância com estas questões mais gerais, a problemática da tese é: O curso de formação em magistério Pirayawara vem sendo realizado pelos pressupostos decoloniais em consonância com as necessidades formativas dos professores(as) indígenas do Amazonas? Para responder esta questão central, as questões norteadoras propostas como aparato de debate foram: 1. Como o Programa Pirayawara se forjou como política de formação para indígenas e quanto tempo tem de efetividade? 2.Quais as princinpais caraterísticas, limitações e desafios desse curso de formação? 3. Em que medida as perspectivas epistêmicas decoloniais e seus pressupostos inter-relacionados com às questões dos povos indígenas no Amazonas podem oportunizar ou não (re) pensar novas trajetórias em condições plurais? 4. Como se desenvolve as interlocuções entre a decolonialidade e interculturalidade crítica na e para a formação de professores(as) indígenas a partir da autonomia e das práxis interculturais? Neste encaminhamento, o objetivo geral voltou-se a compreender como se desenvolve (veu) o curso de magistério Pirayawara mediante necessidades formativas dos professores(as) indígenas do Amazonas tendo como perspectiva os pressupostos decoloniais. Levando em consideração o objetivo geral proposto, elencou-se como objetivos específicos: Identificar os pressupostos das epistêmologias decoloniais com relação a formação de professores(as) indígenas do Amazonas para (re) pensar novas trajetórias em condições plurais; Situar as estruturas das políticas educacionais indígenistas alinhados a formação docente de professores(as) indígenas; Analisar quais são os avanços e quais são os principais retrocessos do Pirayawara enquanto curso de formação para professores(as) indígenas no contexto Amazônico.Discutir como se desenvolvem as interlocuções entre a decolonialidade e interculturalidade crítica no Pirayawara a partir da autonomia e das práxis interculturais.La presente investigación se titula: Formación Intercultural del Maestro Indígena en Amazonas: Un o l h a r descolonial sobre el Proyecto Pirayawara, el escrito problematiza las cruces que permean la enseñanza indígena Pirayawara, basada en principios epistémicos decoloniales desde esta perspectiva se pretende construir un marco que se centre en la formación de docentes indígenas en el contexto amazónico, planteando discusiones sobre el proceso de formación y sus contrastes, limitaciones y desafíos, señalando particularmente los principios y diferencias que orientan la escolarización de los pueblos indígenas y la formación de docentes indígenas. , que son la interculturalidad, el comunitarismo, el bilingüismo, como preceptos que organizan aspectos políticos, epistémicos y curriculares. En este proceso, se busca cuestionar y develar las implicaciones que limitan el programa de formación Pirayawara para posibilitar la construcción de otras alternativas orientadas a la formación docente, como enfoques insumisos que priorizan la legitimación de los demás frente a los acontecimientos históricos, políticos y sociales. relaciones sociales., y para que las cuestiones culturales, las ciencias, los conocimientos, así como la ascendencia de los pueblos indígenas sean valoradas en el propio proceso de formación. En línea con estas preguntas más generales, el problema de la tesis es: ¿El curso de formación docente Pirayawara se ha realizado utilizando supuestos descoloniales en línea con las necesidades de formación de los docentes indígenas en Amazonas? Para responder a esta pregunta central, las preguntas orientadoras propuestas como aparato de debate fueron: 1. ¿Cómo surgió el Programa Pirayawara como política de capacitación para pueblos indígenas y cuánto tiempo lleva vigente? 2.¿Cuáles son las principales características, limitaciones y desafíos de este curso de formación? 3. ¿En qué medida las perspectivas epistémicas descoloniales y sus supuestos interrelacionados con las problemáticas de los pueblos indígenas en Amazonas pueden brindar o no una oportunidad (re)pensar nuevas trayectorias en condiciones plurales? 4. ¿Cómo se desarrollan los diálogos entre decolonialidad e interculturalidad crítica en y para la formación de docentes indígenas desde la autonomía y la praxis intercultural? En esta dirección, el objetivo general fue: comprender cómo se desarrolla el curso de enseñanza Pirayawara a partir de las necesidades de formación de docentes indígenas en Amazonas, tomando como perspectiva los supuestos descoloniales. Teniendo en cuenta el objetivo general propuesto, se enumeraron los siguientes objetivos específicos: Identificar los supuestos de las epistemologías decoloniales en relación con la formación de docentes indígenas en Amazonas para (re)pensar nuevas trayectorias en condiciones plurales Situar las estructuras de las políticas educativas indígenas alineadas con la formación docente de docentes indígenas. Analizar cuáles son los avances y cuáles son los principales retrocesos de Pirayawara como curso de formación de docentes indígenas en el contexto amazónico. Discutir cómo se desarrollan en Pirayawara diálogos entre decolonialidad e interculturalidad crítica a partir de la autonomía y la praxis intercultural.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoWeigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084Hage, Salomão Antônio Mufarrejhttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016Nogueira, Eulina Maria Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Silva, Camila Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110Paes, Luciane Rochahttp://lattes.cnpq.br/3087785571271331https://orcid.org/0000-0003-1203-16402024-01-23T22:15:32Z2023-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPAES, Luciane Rocha. Formação intercultural do professor indígena no Amazonas: um olhar decolonial sobre o projeto Pirayawara. 2023. 267 f. 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