A Gestão Educacional na perspectiva da Educação Inclusiva no Município de Manaus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Anunciação, Daniele Vieira Araújo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4669402283753669
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7846
Resumo: Esta pesquisa, financiada pela FAPEAM, teve por finalidade analisar a organização da Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação do Município de Manaus-Semed para o atendimento aos alunos da Educação Especial em relação à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) de 2008, bem como os fatores norteadores que a compõem como a política educacional e pedagógica relacionada com sua estrutura e funcionamento para o acesso e permanência dos referidos alunos no contexto amazônico. Desta forma, a PNEEPEI de 2008, traz os referenciais para educação inclusiva e preconiza o direito de todos os alunos apreenderem juntos e sem nenhum tipo de discriminação, nesse contexto assegura aos alunos da Educação Especial o acesso e permanência na escola e Atendimento Educacional Especializado (AEE) com vista a promover sua aprendizagem e eliminação de barreiras que dificultam esse acesso como as barreiras arquitetônicas, curriculares e atitudinais. A construção do estudo pautou-se em abordagem qualitativa, cuja coleta de dados utilizou documentos norteadores das políticas públicas da Educação tanto nacionais quanto da Semed, assim como material decorrente de levantamento bibliográfico. O embasamento teórico se deu a partir de autores como Carvalho (2008), Silva(2015), Libâneo (2011), Luck (2013), Paro (2011), Pletsch (2011), Glat (2011), Veiga (2008), Prieto (2002). Os documentos foram analisados à luz da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. Foram analisados os seguintes documentos que regem a Educação municipal e a Educação Inclusiva: as Resoluções N° 038/2015 e a N° 011/2016, além dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de sete escolas que realizam a inclusão do público alvo da Educação Especial no município. Os resultados sinalizam que a Rede de Ensino Público do Município de Manaus, apresenta no último ano crescente matrícula dos alunos da Educação Especial, em 409 das 491 escolas que a rede municipal possui. Com relação à política educacional e pedagógica para o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais, verificou-se que a Semed baseia-se na PNEEPEI de 2008, contudo identificam-se discrepâncias na adoção da Política na medida em que a Semed continua mantendo classes e escola especial apesar da orientação clara da PNEEPEI de que os atendimentos a tais alunos devem acontecer em Salas de Recursos Multifuncionais. Identificou-se também a ausência de proposta sólida para formação continuada dos profissionais da educação para atuarem na perspectiva da educação inclusiva. No que tange à análise dos PPPs das sete escolas que atendem ao público da inclusão, constatou-se que sem seis deles não há menção aos documentos normativos sobre inclusão. Em nenhum PPP há definição do público alvo da educação especial, assim como não existe especificação quanto a estruturação do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em relação à formação de professores e gestores, o referido documento não indica de que modo tal formação ocorrerá, nem periodicidade da mesma.Tais achados indicam a necessidade de ações que não se limitem à matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais às escolas regulares, mas sim a estruturação de medidas e planejamento adequados de gestão que possibilitem a inclusão de tais alunos e sua permanência na escola com medidas que visem a aprendizagem dos alunos e não a sua deficiência tanto quanto melhorias na formação dos profissionais da educação que atendem esse público.
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Desta forma, a PNEEPEI de 2008, traz os referenciais para educação inclusiva e preconiza o direito de todos os alunos apreenderem juntos e sem nenhum tipo de discriminação, nesse contexto assegura aos alunos da Educação Especial o acesso e permanência na escola e Atendimento Educacional Especializado (AEE) com vista a promover sua aprendizagem e eliminação de barreiras que dificultam esse acesso como as barreiras arquitetônicas, curriculares e atitudinais. A construção do estudo pautou-se em abordagem qualitativa, cuja coleta de dados utilizou documentos norteadores das políticas públicas da Educação tanto nacionais quanto da Semed, assim como material decorrente de levantamento bibliográfico. O embasamento teórico se deu a partir de autores como Carvalho (2008), Silva(2015), Libâneo (2011), Luck (2013), Paro (2011), Pletsch (2011), Glat (2011), Veiga (2008), Prieto (2002). Os documentos foram analisados à luz da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. Foram analisados os seguintes documentos que regem a Educação municipal e a Educação Inclusiva: as Resoluções N° 038/2015 e a N° 011/2016, além dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de sete escolas que realizam a inclusão do público alvo da Educação Especial no município. Os resultados sinalizam que a Rede de Ensino Público do Município de Manaus, apresenta no último ano crescente matrícula dos alunos da Educação Especial, em 409 das 491 escolas que a rede municipal possui. Com relação à política educacional e pedagógica para o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais, verificou-se que a Semed baseia-se na PNEEPEI de 2008, contudo identificam-se discrepâncias na adoção da Política na medida em que a Semed continua mantendo classes e escola especial apesar da orientação clara da PNEEPEI de que os atendimentos a tais alunos devem acontecer em Salas de Recursos Multifuncionais. Identificou-se também a ausência de proposta sólida para formação continuada dos profissionais da educação para atuarem na perspectiva da educação inclusiva. No que tange à análise dos PPPs das sete escolas que atendem ao público da inclusão, constatou-se que sem seis deles não há menção aos documentos normativos sobre inclusão. Em nenhum PPP há definição do público alvo da educação especial, assim como não existe especificação quanto a estruturação do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em relação à formação de professores e gestores, o referido documento não indica de que modo tal formação ocorrerá, nem periodicidade da mesma.Tais achados indicam a necessidade de ações que não se limitem à matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais às escolas regulares, mas sim a estruturação de medidas e planejamento adequados de gestão que possibilitem a inclusão de tais alunos e sua permanência na escola com medidas que visem a aprendizagem dos alunos e não a sua deficiência tanto quanto melhorias na formação dos profissionais da educação que atendem esse público.This research support by Fapeam, analyze the organization of the Educational Management of the Municipal Department of Education of the Municipality of Manaus-Semed to attend the Special Education students in relation to the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education (PNEEPEI) of 2008, as well as the guiding factors that comprise it as the educational and pedagogical policy related to its structure and functioning for the access and permanence of said students. In this way, PNEEPEI 2008, brings the referential for inclusive education and advocates the right of all students to learn together and without any discrimination, in this context ensures Special Education students access and stay in school and Specialized Educational Attendance (EEA) with a view to promoting their learning and eliminating barriers that impede such access such as architectural, curricular and attitudinal barriers. The construction of the study was based on a qualitative approach, whose data collection used documents guiding public education policies both nationally and Semed, as well as material resulting from a bibliographical survey. The theoretical basis was based on authors such as Carvalho (2008), Silva (2015), Libâneo (2011), Luck (2013), Paro (2011), Pletsch(2011), Glat (2011), Veiga Prieto (2002). The documents were analyzed in the light of the National Policy on Special Education in the perspective of Inclusive Education of 2008. The following documents that govern Municipal Education and Inclusive Education were analyzed: Resolutions No. 038/2015 and No. 011/2016, in addition to the Pedagogical Political Projects (PPP) of seven schools that include the target audience of Special Education in the municipality.The results indicate that the Public Education Network of the Municipality of Manaus presents in the last year increasing enrollment of Special Education students, in 409 of the 491 schools that the municipal network has. Regarding the educational and pedagogical policy for the attendance of students with special educational needs, it was verified that Semed is based on PNEEPEI of 2008, however discrepancies in the adoption of the Policy are identified as Semed continues to maintain classes and special school despite the clear guidance of PNEEPEI that the attendance to such students should happen in Multifunctional Resource Rooms. It was also identified the absence of a solid proposal for the continuous training of education professionals to act in the perspective of inclusive education. Regarding the analysis of the PPPs of the seven schools that attend the public of inclusion, it was verified that without six of them there is no mention to the normative documents about inclusion. In no PPP there is definition of the target public of the special education, just as it does not exist Specification regarding the structuring of the Specialized Educational Assistance (AEE). With regard to the training of teachers and managers, this document does not indicate how such training will take place or how often it will occur. These findings indicate the need for actions that are not limited to the enrollment of students with special educational needs in the regular schools, but rather the structuring of adequate management measures and planning that allow the inclusion of these students and their stay in school with measures aimed at students and not their disability. They also aim at improving the training of education professionals who serve this public.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoFernandes, Wania Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8182491076826479Matos, Maria Almerinda de SouzaGuerreiro, Elaine Maria Bessa RebelloAnunciação, Daniele Vieira Araújohttp://lattes.cnpq.br/46694022837536692020-07-23T14:05:21Z2019-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordapplication/pdfANUNCIAÇÃO, Daniele Vieira Araújo. A Gestão Educacional na perspectiva da Educação Inclusiva no Município de Manaus. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7846porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-07-24T05:03:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-07-24T05:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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