A docência e a prática pedagógica na percepção de egressas do Curso de Pedagogia do IEAA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Celestino, Elízia Peres
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6621605337116074
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7765
Resumo: A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394/1996 e da expansão do ensino superior, o acesso à universidade é um fato inegável, principalmente, para os que viviam nos mais longínquos lugares de nosso país e tiveram a oportunidade de continuar os estudos em nível superior. A pesquisa elencou como principal objetivo: compreender a percepção que professoras têm de si no processo da docência e no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. A investigação se desenhou por uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica da entrevista narrativa para dar voz e vez a cinco professoras, egressas do curso de Pedagogia do IEAA/UFAM, que trabalham com os anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Humaitá. A interpretação dos dados seguiu, especialmente, os caminhos da Análise de Conteúdo. O aporte teórico-metodológico se fundamentou em estudos de Nóvoa (1999, 2013); Marcelo García (1999, 2009); Souza (2006, 2007); Huberman (2013); Cunha (2012, 2013, 2014); Bardin (2014); Silva (2015, 2019) e outros que discutem a temática em suas pesquisas. Na expectativa de alcançar o objetivo proposto, a pesquisa se desdobrou em objetivos mais específicos, enfocando a descrição da configuração do percurso de formação escolar e acadêmica das egressas; identificação de experiências emergidas no exercício da docência; análise das práticas pedagógicas e sua relação com ensino e o apoio institucional no processo de inserção na docência. Os resultados indicaram que o processo escolar e acadêmico foi permeado de desafios e intensas aprendizagens. Ao estrear na docência, as professoras passaram a vivenciar uma realidade de momentos bons e outros adversos, questões mais fáceis outras mais complexas; expressaram sentimentos de derrotas e de êxito. As práticas pedagógicas mencionadas pelas participantes fizeram emergir o novo diante do cotidiano e o sentimento de responsabilidade do ser docente em busca de mais conhecimentos. Os desafios da docência foram motivos de estímulo para que as professoras continuassem se fazendo, refazendo, criando, recriando suas práticas pedagógicas. Contudo, evidenciaram que a precariedade da infraestrutura escolar, a falta de recursos didáticos e a desvalorização da profissão são aspectos que interferem no fazer docente. Reconhecem que o apoio de alguns de seus pares foram subsídios para o enfrentamento das problemáticas que emergiram no “chão” da escola em circunstâncias adversas no exercício da profissão. As professoras percebem-se como profissionais ativas, em busca constante pelo desenvolvimento profissional docente. E a percepção de si provocou mudanças de atitudes que ajudou na busca de conhecimentos necessários à docência, estimulando um contínuo aperfeiçoamento das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
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A investigação se desenhou por uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica da entrevista narrativa para dar voz e vez a cinco professoras, egressas do curso de Pedagogia do IEAA/UFAM, que trabalham com os anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Humaitá. A interpretação dos dados seguiu, especialmente, os caminhos da Análise de Conteúdo. O aporte teórico-metodológico se fundamentou em estudos de Nóvoa (1999, 2013); Marcelo García (1999, 2009); Souza (2006, 2007); Huberman (2013); Cunha (2012, 2013, 2014); Bardin (2014); Silva (2015, 2019) e outros que discutem a temática em suas pesquisas. Na expectativa de alcançar o objetivo proposto, a pesquisa se desdobrou em objetivos mais específicos, enfocando a descrição da configuração do percurso de formação escolar e acadêmica das egressas; identificação de experiências emergidas no exercício da docência; análise das práticas pedagógicas e sua relação com ensino e o apoio institucional no processo de inserção na docência. Os resultados indicaram que o processo escolar e acadêmico foi permeado de desafios e intensas aprendizagens. Ao estrear na docência, as professoras passaram a vivenciar uma realidade de momentos bons e outros adversos, questões mais fáceis outras mais complexas; expressaram sentimentos de derrotas e de êxito. As práticas pedagógicas mencionadas pelas participantes fizeram emergir o novo diante do cotidiano e o sentimento de responsabilidade do ser docente em busca de mais conhecimentos. Os desafios da docência foram motivos de estímulo para que as professoras continuassem se fazendo, refazendo, criando, recriando suas práticas pedagógicas. Contudo, evidenciaram que a precariedade da infraestrutura escolar, a falta de recursos didáticos e a desvalorização da profissão são aspectos que interferem no fazer docente. Reconhecem que o apoio de alguns de seus pares foram subsídios para o enfrentamento das problemáticas que emergiram no “chão” da escola em circunstâncias adversas no exercício da profissão. As professoras percebem-se como profissionais ativas, em busca constante pelo desenvolvimento profissional docente. E a percepção de si provocou mudanças de atitudes que ajudou na busca de conhecimentos necessários à docência, estimulando um contínuo aperfeiçoamento das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.Since the Law of Guidelines and Bases of National Education n. º 9.394/1996 and the expansion of higher education, access to university is an undeniable fact, mainly for those who lived in the farthest places of our country, who had the opportunity to continue their studies in higher education. The present study casts as the main objective: to understand the perception female teachers have of themselves in the process of teaching and in the development of their pedagogical practices. The research was designed on a qualitative approach, using the narrative interview technique with the objective of giving voice and place to five teachers, formed by the Pedagogy course of the IEAA/UFAM, who work with the initial years of Elementary School in public schools in the town of Humaitá. The interpretation of the data was based, especially, on the Analysis of Content. The study was based on the theoretical-methodological contributions of Nóvoa (1999, 2013); Marcelo García (1999, 2009); Souza (2006, 2007); Huberman (2013); Cunha (2012, 2013, 2014); Bardin (2014); Silva (2015, 2019) and others who discuss the theme in their resseach. In order to achieve the proposed objective, the work evplved in more specific objectives, focusing on the description of the configuration of the route the graduated students took in their school and university studies; identification of experiences lived in the exercise of teaching; analysis of pedagogical practices and their relation with teaching and institutional support in the process of insertion in the teaching practice. The results indicated that the school and academic process was permeated by challenges and intense learning. By debuting in teaching, the teachers began to experience a reality of good times and adverse times, of easier matters and of more complex ones; they expressed feelings of defeat and of success. The pedagogical practices mentioned by our participants brought the new to the day and the feeling of the responsibility of the teaching being in search of more knowledge. The challenges of teaching stimulated the teachers to continue making and remaking themselves, creating and recreating their pedagogical practices. In all, they evidenced that the precariousness of the school infrastructure, the lack of didactic resources and the devaluation of the profession are some of the aspects that interfere in the teaching practice. They recognize that the support some of their peers gave them was a subsidy when tackling problems that emerged on the school grounds in adverse circumstances when exercising the profession. The teachers perceive themselves as active professionals who are in an unceasing search for professional development. This perception of themselves provoked changes in attitude that helped in the search of necessary knowledge for teaching, stimulating a continuous improvement of the pedagogical practices developed in the classroom.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do AmazonasA maior dificuldade foi somente com a conexão da internet, pois dificultou para a inserção dos dados. Acredito que o formulário é bem explicativo e as informações no site são claras e compreensivas.Agradeço o apoio de todos que contribuíram para a conclusão deste trabalho. E almejo que seja uma luz na expectativa de amenizar o sofrimento humano.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesSilva, Vera Lúcia Reis dahttp://lattes.cnpq.br/5466609811849753Batista, Eliane Regina Martinshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482Velanga, Carmen Terezahttp://lattes.cnpq.br/3518400043977034Celestino, Elízia Pereshttp://lattes.cnpq.br/66216053371160742020-04-08T20:13:10Z2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCELESTINO, Elízia Peres. A docência e a prática pedagógica na percepção de egressas do Curso de Pedagogia do IEAA. 2020.162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7765porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-03-29T15:51:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7765Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-03-29T15:51:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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