Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Cruz, Everton Cesar de Oliveira da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4225830540952188, https://orcid.org/0000-0002-2696-4153
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8571
Resumo: Esta pesquisa é parte de um projeto maior que investiga as trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas no âmbito do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD- Amazônia), realizado a partir de uma parceria entre UFAM-UnB-UNIR e financiado pela CAPES e FAPEAM. Teve como objetivo geral analisar como os/as discentes de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Amazonas compreendem a sua trajetória de escolarização e a formação inicial, identificando a forma como se articulam com a vida profissional docente futura. Os objetivos específicos são: (I) Entender o processo de transição ensino médio para o ensino superior (eu-aluno/a) e sua relação com a formação inicial e a sua atuação docente (eu-professor/a); (II) Compreender o contexto histórico pedagógico da formação de professores no Brasil e as particularidades inerentes a formação de professores em Educação Física; (III) Interpretar as vivências escolares no curso de Educação Física na visão dos/as discentes finalistas e a relação entre a trajetória de escolarização, formação inicial e a atuação profissional. A teoria histórico-cultural de Vygotsky fundamenta o estudo tendo em vista a relação entre desenvolvimento humano e escolarização estarem alicerçadas dentro de seus conceitos sobre o meio e a influência da escola, assim como, os pontos de transições inerentes a ele. Tal pesquisa, deu-se pela abordagem qualitativa por meio de coleta de dados através de entrevistas narrativas com acadêmicos/as de Licenciatura do curso de Educação Física e bibliográficas (buscando conceitos importantes em trajetória de escolarização, juventude, formação inicial) para embasar as análises. Os dados foram analisados de diferentes formas, entre elas: interpretação dos sentidos, utilizando-se de transcrições de entrevistas, leitura interpretativa para o aprofundamento dos processos em narrativas e argumentação dos estudantes. Nas narrativas apresentadas foi possível compreender a relação da trajetória escolar com a escolha profissional pela Educação Física, sobretudo, com contatos com os esportes. A trajetória acadêmica foi marcada por uma ruptura e impacto com o meio universitário, assim como, pela constante participação em projetos voltados para docência no ensino básico propiciando uma aproximação com a realidade escolar e resultando em expectativas profissionais direcionadas à atuação no ensino básico. Dessa maneira, podemos compreender a Educação Básica e a Formação Inicial em aproximação objetivando um desenvolvimento humano que respeite as singularidades dos sujeitos durante todo o processo de formação inicial para que esses futuros professores possam oferecer à sociedade uma educação humanizada e não reproduzir exemplos negativos durante a atuação profissional. É urgente que a Escola e Universidade possam promover um elo integrado em detrimento de uma educação fragmentada.
id UFAM_28a3ac6ca20e4d753cf5d98ce249f7b4
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8571
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicialEducação físicaProfessores de educação físicaCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOCIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICACIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADEEducação FísicaEscolarizaçãoFormação InicialJuventudePhysical EducationSchoolingInitial formationYouthEsta pesquisa é parte de um projeto maior que investiga as trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas no âmbito do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD- Amazônia), realizado a partir de uma parceria entre UFAM-UnB-UNIR e financiado pela CAPES e FAPEAM. Teve como objetivo geral analisar como os/as discentes de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Amazonas compreendem a sua trajetória de escolarização e a formação inicial, identificando a forma como se articulam com a vida profissional docente futura. Os objetivos específicos são: (I) Entender o processo de transição ensino médio para o ensino superior (eu-aluno/a) e sua relação com a formação inicial e a sua atuação docente (eu-professor/a); (II) Compreender o contexto histórico pedagógico da formação de professores no Brasil e as particularidades inerentes a formação de professores em Educação Física; (III) Interpretar as vivências escolares no curso de Educação Física na visão dos/as discentes finalistas e a relação entre a trajetória de escolarização, formação inicial e a atuação profissional. A teoria histórico-cultural de Vygotsky fundamenta o estudo tendo em vista a relação entre desenvolvimento humano e escolarização estarem alicerçadas dentro de seus conceitos sobre o meio e a influência da escola, assim como, os pontos de transições inerentes a ele. Tal pesquisa, deu-se pela abordagem qualitativa por meio de coleta de dados através de entrevistas narrativas com acadêmicos/as de Licenciatura do curso de Educação Física e bibliográficas (buscando conceitos importantes em trajetória de escolarização, juventude, formação inicial) para embasar as análises. Os dados foram analisados de diferentes formas, entre elas: interpretação dos sentidos, utilizando-se de transcrições de entrevistas, leitura interpretativa para o aprofundamento dos processos em narrativas e argumentação dos estudantes. Nas narrativas apresentadas foi possível compreender a relação da trajetória escolar com a escolha profissional pela Educação Física, sobretudo, com contatos com os esportes. A trajetória acadêmica foi marcada por uma ruptura e impacto com o meio universitário, assim como, pela constante participação em projetos voltados para docência no ensino básico propiciando uma aproximação com a realidade escolar e resultando em expectativas profissionais direcionadas à atuação no ensino básico. Dessa maneira, podemos compreender a Educação Básica e a Formação Inicial em aproximação objetivando um desenvolvimento humano que respeite as singularidades dos sujeitos durante todo o processo de formação inicial para que esses futuros professores possam oferecer à sociedade uma educação humanizada e não reproduzir exemplos negativos durante a atuação profissional. É urgente que a Escola e Universidade possam promover um elo integrado em detrimento de uma educação fragmentada.The present research aimed to analyze how Physical Education undergraduate students at the Federal University of Amazonas understand their trajectory of schooling and initial training, identifying how they articulate with the future professional teaching life. The specific objectives are: (I) To understand the process of transition from secondary education to higher education (self-student/a) and its relationship with initial education and its teaching activities (self-professor/a); (II) Understand the historical pedagogical context of teacher education in Brazil and the inherent particularities of teacher education in Physical Education; (III) Interpret school experiences in the Physical Education course in the view of final year students and the relationship between the trajectory of schooling, initial training and professional performance. Vygotsky's cultural-historical theory based the study in view of the relationship between human development and schooling being grounded within his concepts about the environment and the influence of the school, as well as the transition points inherent to it. This research was carried out through a qualitative approach through data collection through narrative interviews with undergraduate students of the Physical Education course and bibliographical (searching for important concepts in the trajectory of schooling, youth, initial training) to support the analysis. Data were analyzed in different ways, including: interpretation of meanings, using transcripts of interviews, interpretive reading to deepen the processes in narratives and students' arguments. In the narratives presented, it was possible to understand the relationship between the school trajectory and the professional choice for Physical Education, especially with contacts with sports. The academic trajectory was marked by a rupture and impact with the university environment, as well as by the constant participation in projects aimed at teaching in basic education, providing an approximation with the school reality and resulting in professional expectations focused on acting in basic education. In this way, we can understand Basic Education and Initial Education in an approach aiming at a human development that respects the singularities of the subjects throughout the initial education process so that these future teachers can offer society a humanized education and not reproduce negative examples during their performance. professional. It is urgent that School and University can promote an integrated link to the detriment of a fragmented education.SEDUC - Secretaria de Estado da Educação e DesportoNão fui bolsista durante o processo do Mestrado. Fiz parte do Convênio Seduc/PPGE/UFAMUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Barros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Neves, André Luiz Machado dashttp://lattes.cnpq.br/7409149733046445Cruz, Everton Cesar de Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/4225830540952188https://orcid.org/0000-0002-2696-41532021-12-06T17:40:23Z2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, Everton Cesar de Oliveira da. Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8571porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-07T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8571Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-07T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial
title Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial
spellingShingle Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial
Cruz, Everton Cesar de Oliveira da
Educação física
Professores de educação física
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
Educação Física
Escolarização
Formação Inicial
Juventude
Physical Education
Schooling
Initial formation
Youth
title_short Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial
title_full Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial
title_fullStr Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial
title_full_unstemmed Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial
title_sort Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial
author Cruz, Everton Cesar de Oliveira da
author_facet Cruz, Everton Cesar de Oliveira da
http://lattes.cnpq.br/4225830540952188
https://orcid.org/0000-0002-2696-4153
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4225830540952188
https://orcid.org/0000-0002-2696-4153
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Iolete Ribeiro da
http://lattes.cnpq.br/6024598140248335
Barros, João Luiz da Costa
http://lattes.cnpq.br/6129130317451083
Neves, André Luiz Machado das
http://lattes.cnpq.br/7409149733046445
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Everton Cesar de Oliveira da
http://lattes.cnpq.br/4225830540952188
https://orcid.org/0000-0002-2696-4153
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Professores de educação física
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
Educação Física
Escolarização
Formação Inicial
Juventude
Physical Education
Schooling
Initial formation
Youth
topic Educação física
Professores de educação física
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
Educação Física
Escolarização
Formação Inicial
Juventude
Physical Education
Schooling
Initial formation
Youth
description Esta pesquisa é parte de um projeto maior que investiga as trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas no âmbito do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD- Amazônia), realizado a partir de uma parceria entre UFAM-UnB-UNIR e financiado pela CAPES e FAPEAM. Teve como objetivo geral analisar como os/as discentes de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Amazonas compreendem a sua trajetória de escolarização e a formação inicial, identificando a forma como se articulam com a vida profissional docente futura. Os objetivos específicos são: (I) Entender o processo de transição ensino médio para o ensino superior (eu-aluno/a) e sua relação com a formação inicial e a sua atuação docente (eu-professor/a); (II) Compreender o contexto histórico pedagógico da formação de professores no Brasil e as particularidades inerentes a formação de professores em Educação Física; (III) Interpretar as vivências escolares no curso de Educação Física na visão dos/as discentes finalistas e a relação entre a trajetória de escolarização, formação inicial e a atuação profissional. A teoria histórico-cultural de Vygotsky fundamenta o estudo tendo em vista a relação entre desenvolvimento humano e escolarização estarem alicerçadas dentro de seus conceitos sobre o meio e a influência da escola, assim como, os pontos de transições inerentes a ele. Tal pesquisa, deu-se pela abordagem qualitativa por meio de coleta de dados através de entrevistas narrativas com acadêmicos/as de Licenciatura do curso de Educação Física e bibliográficas (buscando conceitos importantes em trajetória de escolarização, juventude, formação inicial) para embasar as análises. Os dados foram analisados de diferentes formas, entre elas: interpretação dos sentidos, utilizando-se de transcrições de entrevistas, leitura interpretativa para o aprofundamento dos processos em narrativas e argumentação dos estudantes. Nas narrativas apresentadas foi possível compreender a relação da trajetória escolar com a escolha profissional pela Educação Física, sobretudo, com contatos com os esportes. A trajetória acadêmica foi marcada por uma ruptura e impacto com o meio universitário, assim como, pela constante participação em projetos voltados para docência no ensino básico propiciando uma aproximação com a realidade escolar e resultando em expectativas profissionais direcionadas à atuação no ensino básico. Dessa maneira, podemos compreender a Educação Básica e a Formação Inicial em aproximação objetivando um desenvolvimento humano que respeite as singularidades dos sujeitos durante todo o processo de formação inicial para que esses futuros professores possam oferecer à sociedade uma educação humanizada e não reproduzir exemplos negativos durante a atuação profissional. É urgente que a Escola e Universidade possam promover um elo integrado em detrimento de uma educação fragmentada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06T17:40:23Z
2021-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Everton Cesar de Oliveira da. Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8571
identifier_str_mv CRUZ, Everton Cesar de Oliveira da. Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040511805030400