A inserção do empreendedorismo nas escolas do Proeti/AM: um estudo na política pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Caldas, Rafaela Silva Marinho
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5902293578015598, https://orcid.org/0000-0002-6310-198X
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8060
Resumo: A pesquisa analisa a inserção do empreendedorismo nas escolas do Proeti/Manaus a partir da política pública educacional e no contexto da relação trabalho e educação no século XXI. Questiona como o empreendedorismo tem se estabelecido no âmbito da política pública em educação e, de modo especial, no interior das escolas de ensino médio em Manaus. O estudo aborda a relação entre empreendedorismo, trabalho e educação como parte das mudanças ocorridas no modelo capitalista de produção, investiga o percurso teórico do empreendedorismo na educação, situa a inserção do empreendedorismo nas escolas do Proeti/Manaus no âmbito da política pública e discute a concepção de formação do jovem, baseada no empreendedorismo, nas escolas do Proeti/Manaus. O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Proeti) faz parte da Lei 13.415/2017, que reformula o ensino médio no Brasil. No Amazonas, as escolas que aderiram ao programa apresentam um currículo, com parte flexível, em que se destaca a questão do empreendedorismo. O ensino do empreendedorismo, a princípio, tinha como centralidade o Ensino Superior, mas atualmente se concentra na educação básica, com atenção especial ao ensino médio (SILVA; CÁRIA, 2015; SILVA, 2016). A pesquisa tem aporte teórico na reflexão crítica e analítica sobre a vinculação do empreendedorismo ao campo educacional (SOUZA, 2006; COAN, 2011; PANDOLFI, 2015). Nos procedimentos metodológicos houve realce para a pesquisa bibliográfica e documental, em que foram utilizadas técnicas da análise de conteúdo, com foco em uma abordagem qualitativa em diálogo com categorias emanadas a partir do enfoque materialista histórico. Os resultados da pesquisa apontam que o empreendedorismo é o mais novo conceito que expressa a relação trabalho e educação na atualidade. Uma das metas para a educação nos próximos anos é o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras, principalmente nos jovens. O deslocamento do empreendedorismo ao âmbito educacional ocorre principalmente pela criação de metodologias que visam a levar a cultura empreendedora ao ambiente educacional. No caso das escolas do Proeti em Manaus, a inserção do empreendedorismo se dá por meio de uma disciplina denominada Projeto de Vida e Empreendedorismo, cujos conteúdos estão voltados principalmente para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos empreendedores. Pretende-se que, com base nesses comportamentos, o jovem torne-se protagonista de seu projeto de vida. Desse modo, pretende-se que o jovem se perceba protagonista de si, uma espécie de herói de si mesmo diante das incertezas e adversidades que o cercam, principalmente aquelas relacionadas ao mercado de trabalho. O propósito seria o de formar o jovem empreendedor, responsável pelo seu êxito ou fracasso frente aos desafios do mundo, minimizando a responsabilidade do Estado, como parte de um cenário de profundas modificações nas relações de trabalho no século XXI.
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O estudo aborda a relação entre empreendedorismo, trabalho e educação como parte das mudanças ocorridas no modelo capitalista de produção, investiga o percurso teórico do empreendedorismo na educação, situa a inserção do empreendedorismo nas escolas do Proeti/Manaus no âmbito da política pública e discute a concepção de formação do jovem, baseada no empreendedorismo, nas escolas do Proeti/Manaus. O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Proeti) faz parte da Lei 13.415/2017, que reformula o ensino médio no Brasil. No Amazonas, as escolas que aderiram ao programa apresentam um currículo, com parte flexível, em que se destaca a questão do empreendedorismo. O ensino do empreendedorismo, a princípio, tinha como centralidade o Ensino Superior, mas atualmente se concentra na educação básica, com atenção especial ao ensino médio (SILVA; CÁRIA, 2015; SILVA, 2016). A pesquisa tem aporte teórico na reflexão crítica e analítica sobre a vinculação do empreendedorismo ao campo educacional (SOUZA, 2006; COAN, 2011; PANDOLFI, 2015). Nos procedimentos metodológicos houve realce para a pesquisa bibliográfica e documental, em que foram utilizadas técnicas da análise de conteúdo, com foco em uma abordagem qualitativa em diálogo com categorias emanadas a partir do enfoque materialista histórico. Os resultados da pesquisa apontam que o empreendedorismo é o mais novo conceito que expressa a relação trabalho e educação na atualidade. Uma das metas para a educação nos próximos anos é o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras, principalmente nos jovens. O deslocamento do empreendedorismo ao âmbito educacional ocorre principalmente pela criação de metodologias que visam a levar a cultura empreendedora ao ambiente educacional. No caso das escolas do Proeti em Manaus, a inserção do empreendedorismo se dá por meio de uma disciplina denominada Projeto de Vida e Empreendedorismo, cujos conteúdos estão voltados principalmente para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos empreendedores. Pretende-se que, com base nesses comportamentos, o jovem torne-se protagonista de seu projeto de vida. Desse modo, pretende-se que o jovem se perceba protagonista de si, uma espécie de herói de si mesmo diante das incertezas e adversidades que o cercam, principalmente aquelas relacionadas ao mercado de trabalho. O propósito seria o de formar o jovem empreendedor, responsável pelo seu êxito ou fracasso frente aos desafios do mundo, minimizando a responsabilidade do Estado, como parte de um cenário de profundas modificações nas relações de trabalho no século XXI.The research analyzes the insertion of entrepreneurship in the schools of Proeti/Manaus from educational public policy and in the context of work and education relationship in the 21st century. It questions how entrepreneurship has been established in educational public policy and, especially, within high schools in Manaus. The study addresses the relationship between entrepreneurship, work and education as part of the changes occurred in the capitalist model of production, investigates the theoretical path of entrepreneurship in education, places the insertion of entrepreneurship in the schools of Proeti/Manaus within the scope of public policy and discusses the concept of youth education based on entrepreneurship in schools of Proeti/Manaus. The Full-Time High School Promotion Program (Proeti) is established by Law 13.415/2017, which reformulates high school in Brazil. In Amazonas, the schools that joined the program present a curriculum, with a flexible part, in which entrepreneurship stands out. The teaching of entrepreneurship was initially focused on Higher Education, but currently it focuses on basic education, with special emphasis to secondary education (SILVA; CÁRIA, 2015; SILVA, 2016). The research has theoretical support in critical and analytical reflection on the linkage of entrepreneurship to educational field (SOUZA, 2006; COAN, 2011; PANDOLFI, 2015). There was emphasis on bibliographic and documentary research in the methodological procedures, in which techniques of content analysis were used, focusing on a qualitative approach in dialogue with categories emanating from the historical materialistic approach. The results of the research show that entrepreneurship is the newest concept that expresses the relationship between work and education nowadays. One of the goals for education in the coming years is the development of entrepreneurial skills and abilities, especially among young people. The shift from entrepreneurship to the educational sphere occurs mainly through the creation of methodologies that aim to bring the entrepreneurial culture to the educational environment. In the case of the schools of Proeti in Manaus, the insertion of entrepreneurship takes place through a discipline called Life Project and Entrepreneurship, which contents are mainly focused on developing entrepreneurial attitudes and behaviors. It is intended that, based on these behaviors, the young people become the protagonist of their life projects. In this way, it is intended that the young people perceive themselves as protagonists, a kind of heroes of themselves in the face of the uncertainties and adversities that surround them, especially those related to the job market. The purpose would be to train the young entrepreneurs, responsible for their own success or failure in the face of world challenges, minimizing the State's responsibility as part of a scenario of profound changes in labor relations in the 21st century.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGarcia, Fabiane Maiahttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303Nunes, Claudio Pintohttp://lattes.cnpq.br/6979931694367304Falcão, Nádia Macielhttp://lattes.cnpq.br/5182856984673000Caldas, Rafaela Silva Marinhohttp://lattes.cnpq.br/5902293578015598https://orcid.org/0000-0002-6310-198X2020-12-21T17:05:13Z2020-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCALDAS, Rafaela Silva Marinho. A inserção do empreendedorismo nas escolas do Proeti/AM: um estudo na política pública. 2020. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8060porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-03-30T05:03:50Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8060Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-03-30T05:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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