O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Rizonete Maria Ramos da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5867522035135127
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8643
Resumo: O mundo digital já está presente em todos os setores da sociedade, inclusive no setor educacional. Para esta área foram criados pelo governo federal, projetos e programas que têm por objetivo a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, porém muitas dessas medidas não podem ser colocadas em prática devido à falta de recursos que impedem que as escolas sejam equipadas com as tecnologias necessárias para que o processo de aprendizagem tenha mais êxito. Independente disso, também foram criados aplicativos e sites, especialmente, destinadas à área educacional e seus componentes curriculares, mas acessá-los dentro das escolas públicas é complicado, pois a falta de equipamentos tecnológicos, como computadores ou notebooks, impede que os principais beneficiários, no caso os alunos e os professores, tenham acesso a esses recursos pedagógicos de forma plena. O uso das tecnologias como recursos pedagógicos já é uma necessidade, pois proporciona novos caminhos para ensinar e aprender. O objetivo principal dessa pesquisa é sugerir o uso do celular como recurso pedagógico nas salas de aula, especialmente no ensino de geografia, ciência que estuda o espaço geográfico, que está em constantes mudanças. O celular é um dispositivo móvel, que possui inúmeras funções que podem ser acessadas em todos os lugares. Com o celular o aluno pode fazer pesquisas, assistir e produzir vídeos e filmes, conhecer novos lugares, acompanhar notícias em tempo real, enfim, são inúmeras as vantagens do celular para promover a aprendizagem dos alunos. Não tem como os professores de geografia fazerem um trabalho de forma eficiente somente com leitura e exercícios dos livros didáticos, e já que a grande maioria das escolas públicas de Manaus são carentes de recursos tecnológicos, o celular pode ser uma alternativa para promover aprendizagem e interação entre aluno, professor e escola. É fato que tecnologias não vão resolver os problemas de aprendizagem, mas podem facilitar tanto o trabalho dos professores, como dos alunos.
id UFAM_2ed71dddd45f91db6ae0df33b05ee01a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8643
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de ManausGeografia - Estudo e ensinoTecnologia educacionalGeografia (Ensino médio)CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANAEnsinoGeografiaTecnologiaCelularEducaçãoO mundo digital já está presente em todos os setores da sociedade, inclusive no setor educacional. Para esta área foram criados pelo governo federal, projetos e programas que têm por objetivo a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, porém muitas dessas medidas não podem ser colocadas em prática devido à falta de recursos que impedem que as escolas sejam equipadas com as tecnologias necessárias para que o processo de aprendizagem tenha mais êxito. Independente disso, também foram criados aplicativos e sites, especialmente, destinadas à área educacional e seus componentes curriculares, mas acessá-los dentro das escolas públicas é complicado, pois a falta de equipamentos tecnológicos, como computadores ou notebooks, impede que os principais beneficiários, no caso os alunos e os professores, tenham acesso a esses recursos pedagógicos de forma plena. O uso das tecnologias como recursos pedagógicos já é uma necessidade, pois proporciona novos caminhos para ensinar e aprender. O objetivo principal dessa pesquisa é sugerir o uso do celular como recurso pedagógico nas salas de aula, especialmente no ensino de geografia, ciência que estuda o espaço geográfico, que está em constantes mudanças. O celular é um dispositivo móvel, que possui inúmeras funções que podem ser acessadas em todos os lugares. Com o celular o aluno pode fazer pesquisas, assistir e produzir vídeos e filmes, conhecer novos lugares, acompanhar notícias em tempo real, enfim, são inúmeras as vantagens do celular para promover a aprendizagem dos alunos. Não tem como os professores de geografia fazerem um trabalho de forma eficiente somente com leitura e exercícios dos livros didáticos, e já que a grande maioria das escolas públicas de Manaus são carentes de recursos tecnológicos, o celular pode ser uma alternativa para promover aprendizagem e interação entre aluno, professor e escola. É fato que tecnologias não vão resolver os problemas de aprendizagem, mas podem facilitar tanto o trabalho dos professores, como dos alunos.The digital world is already present in all sectors of society, including the educational sector. For this area, projects and programs were created by the federal government, which aim to improve the quality of teaching in public schools, however many of these measures cannot be put into practice due to lack of resources that prevent schools from being equipped with the necessary technologies for the learning process to be more successful. Regardless of that, applications and websites were also created especially for the educational area and its curricular components, but accessing them in public schools is complicated, as the lack of technological equipment such as computers or notebooks prevents the main beneficiaries, in this case, students and teachers have full access to these pedagogical resources. The use of technologies as pedagogical resources is already a necessity as it provides new ways to teach and learn. The main objective of this research is to suggest the use of cell phones as a pedagogical resource in classrooms, especially in the teaching of geography, a science that studies geographic space, which is in constant change. Smartphones is mobile device that has numerous functions that can be accessed everywhere. With a smartphone, the student can research, watch, produce videos and movies, discover new places, follow news in real time, finally, there are countless advantages in cellphones that can promote student learning. There is no way for geography teachers to do a job efficiently only with reading and exercises from textbooks, and since the majority of public schools in Manaus are lacking in technological resources, smartphones can be an alternative to promote learning and interaction between student, teacher and school. It is a fact that technologies will not solve learning problems, but they can facilitate both the work of teachers and students.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaAraújo, Nelcioney José de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5403024203206579Louzada, Camila de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7379943622178336Fortes, Mircia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681Silva, Rizonete Maria Ramos dahttp://lattes.cnpq.br/58675220351351272022-01-19T20:12:39Z2021-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rizonete Maria Ramos da. O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-01-20T05:03:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8643Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-01-20T05:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus
title O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus
spellingShingle O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus
Silva, Rizonete Maria Ramos da
Geografia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Geografia (Ensino médio)
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
Ensino
Geografia
Tecnologia
Celular
Educação
title_short O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus
title_full O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus
title_fullStr O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus
title_full_unstemmed O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus
title_sort O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus
author Silva, Rizonete Maria Ramos da
author_facet Silva, Rizonete Maria Ramos da
http://lattes.cnpq.br/5867522035135127
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5867522035135127
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Nelcioney José de Souza
http://lattes.cnpq.br/5403024203206579
Louzada, Camila de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7379943622178336
Fortes, Mircia Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/4896746518476681
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rizonete Maria Ramos da
http://lattes.cnpq.br/5867522035135127
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Geografia (Ensino médio)
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
Ensino
Geografia
Tecnologia
Celular
Educação
topic Geografia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Geografia (Ensino médio)
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
Ensino
Geografia
Tecnologia
Celular
Educação
description O mundo digital já está presente em todos os setores da sociedade, inclusive no setor educacional. Para esta área foram criados pelo governo federal, projetos e programas que têm por objetivo a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, porém muitas dessas medidas não podem ser colocadas em prática devido à falta de recursos que impedem que as escolas sejam equipadas com as tecnologias necessárias para que o processo de aprendizagem tenha mais êxito. Independente disso, também foram criados aplicativos e sites, especialmente, destinadas à área educacional e seus componentes curriculares, mas acessá-los dentro das escolas públicas é complicado, pois a falta de equipamentos tecnológicos, como computadores ou notebooks, impede que os principais beneficiários, no caso os alunos e os professores, tenham acesso a esses recursos pedagógicos de forma plena. O uso das tecnologias como recursos pedagógicos já é uma necessidade, pois proporciona novos caminhos para ensinar e aprender. O objetivo principal dessa pesquisa é sugerir o uso do celular como recurso pedagógico nas salas de aula, especialmente no ensino de geografia, ciência que estuda o espaço geográfico, que está em constantes mudanças. O celular é um dispositivo móvel, que possui inúmeras funções que podem ser acessadas em todos os lugares. Com o celular o aluno pode fazer pesquisas, assistir e produzir vídeos e filmes, conhecer novos lugares, acompanhar notícias em tempo real, enfim, são inúmeras as vantagens do celular para promover a aprendizagem dos alunos. Não tem como os professores de geografia fazerem um trabalho de forma eficiente somente com leitura e exercícios dos livros didáticos, e já que a grande maioria das escolas públicas de Manaus são carentes de recursos tecnológicos, o celular pode ser uma alternativa para promover aprendizagem e interação entre aluno, professor e escola. É fato que tecnologias não vão resolver os problemas de aprendizagem, mas podem facilitar tanto o trabalho dos professores, como dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16
2022-01-19T20:12:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rizonete Maria Ramos da. O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8643
identifier_str_mv SILVA, Rizonete Maria Ramos da. O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040512434176000