Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Xavier, Márcia de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2150660153792443
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8581
Resumo: As razões pelas quais os alunos do Ensino Médio manifestam dificuldades em aprender conceitos básicos de Física são variadas. A falta de laboratórios físicos e de práticas experimentais têm colaborado para o agravamento da situação. Esse é um dos motivos que incentiva as instituições de ensino a investir em pesquisas para encontrar soluções que atendam a essa necessidade e os Laboratórios de Acesso Remoto são uma alternativa considerável. O sistema concebido, Laboratório de Acesso Remoto de Física, denominado de LARF, foi desenvolvido e avaliado com o objetivo de viabilizar o processo de Mediação no ensino-aprendizagem de Física em experimentações remotas. A ferramenta emprega o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, onde está inserida a experimentação que compõe o laboratório remoto, assim como todo o instrumental didático. Neste sistema, professor e aluno dialogam por meio de um chat, onde o aluno recebe orientações, explicações e pode sanar dúvidas sobre os assuntos de Física estudados. A abordagem baseia-se nos conceitos de Mediação e Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A metodologia de pesquisa aplicada possibilitou a realização de avaliações, por meio de um estudo qualitativo básico em ambiente educacional e os resultados alcançados demonstraram que a proposta metodológica é eficiente. Além disso, professores e alunos expressaram o interesse pelo uso da abordagem, não só em outras subáreas da Física como em outras áreas, pois acreditam que a metodologia auxilia na compreensão de conceitos elementares da Física.
id UFAM_390562e8147afa79f4b84bd9864954dd
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8581
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de FísicaA mediation proposal for remote experimentation in physics teachingEnsino de FísicaEnsino auxiliado por computadorCIENCIAS EXATAS E DA TERRALaboratório RemotoFísicaMediaçãoAmbiente Virtual de AprendizagemAs razões pelas quais os alunos do Ensino Médio manifestam dificuldades em aprender conceitos básicos de Física são variadas. A falta de laboratórios físicos e de práticas experimentais têm colaborado para o agravamento da situação. Esse é um dos motivos que incentiva as instituições de ensino a investir em pesquisas para encontrar soluções que atendam a essa necessidade e os Laboratórios de Acesso Remoto são uma alternativa considerável. O sistema concebido, Laboratório de Acesso Remoto de Física, denominado de LARF, foi desenvolvido e avaliado com o objetivo de viabilizar o processo de Mediação no ensino-aprendizagem de Física em experimentações remotas. A ferramenta emprega o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, onde está inserida a experimentação que compõe o laboratório remoto, assim como todo o instrumental didático. Neste sistema, professor e aluno dialogam por meio de um chat, onde o aluno recebe orientações, explicações e pode sanar dúvidas sobre os assuntos de Física estudados. A abordagem baseia-se nos conceitos de Mediação e Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A metodologia de pesquisa aplicada possibilitou a realização de avaliações, por meio de um estudo qualitativo básico em ambiente educacional e os resultados alcançados demonstraram que a proposta metodológica é eficiente. Além disso, professores e alunos expressaram o interesse pelo uso da abordagem, não só em outras subáreas da Física como em outras áreas, pois acreditam que a metodologia auxilia na compreensão de conceitos elementares da Física.The reasons why high school students manifest difficulties in learning basic physics concepts are varied. The lack of physical laboratories and experimental practices have contributed to the worsening of the situation. This is one of the reasons that encourages educational institutions to invest in research to find solutions that meet this need and Remote Access Laboratories are a considerable alternative. The system designed, Remote Access Physics Laboratory, called LARF, was developed and evaluated in order to enable the process of Mediation in teaching and learning physics in remote experiments. The tool uses the Moodle Learning Management System, where the experimentation that makes up the remote laboratory is inserted, as well as all the didactic instruments. In this system, teacher and student talk through a chat, where the student receives guidance, explanations and can answer questions about the subjects of Physics studied. The approach is based on Vygotsky's concepts of Mediation and Proximal Development Zone. The applied research methodology made it possible to carry out evaluations, through a basic qualitative study in an educational environment, and the results achieved demonstrated that the methodological proposal is efficient. In addition, teachers and students expressed an interest in using the approach, not only in other sub-areas of Physics but also in other areas, as they believe that the methodology helps to understand elementary concepts of Physics.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaMagalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Pio, José Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285Cabral Neto, João dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599Xavier, Márcia de Souzahttp://lattes.cnpq.br/21506601537924432021-12-09T22:43:53Z2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXAVIER, Márcia de Souza. Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8581porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-10T05:03:33Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-10T05:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
A mediation proposal for remote experimentation in physics teaching
title Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
spellingShingle Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
Xavier, Márcia de Souza
Ensino de Física
Ensino auxiliado por computador
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Laboratório Remoto
Física
Mediação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_short Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
title_full Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
title_fullStr Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
title_full_unstemmed Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
title_sort Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
author Xavier, Márcia de Souza
author_facet Xavier, Márcia de Souza
http://lattes.cnpq.br/2150660153792443
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2150660153792443
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães Netto, José Francisco de
http://lattes.cnpq.br/3958238119785924
Pio, José Luiz de Souza
http://lattes.cnpq.br/1014904168887285
Cabral Neto, João dos Santos
http://lattes.cnpq.br/9340150562756599
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Márcia de Souza
http://lattes.cnpq.br/2150660153792443
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Ensino auxiliado por computador
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Laboratório Remoto
Física
Mediação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
topic Ensino de Física
Ensino auxiliado por computador
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Laboratório Remoto
Física
Mediação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
description As razões pelas quais os alunos do Ensino Médio manifestam dificuldades em aprender conceitos básicos de Física são variadas. A falta de laboratórios físicos e de práticas experimentais têm colaborado para o agravamento da situação. Esse é um dos motivos que incentiva as instituições de ensino a investir em pesquisas para encontrar soluções que atendam a essa necessidade e os Laboratórios de Acesso Remoto são uma alternativa considerável. O sistema concebido, Laboratório de Acesso Remoto de Física, denominado de LARF, foi desenvolvido e avaliado com o objetivo de viabilizar o processo de Mediação no ensino-aprendizagem de Física em experimentações remotas. A ferramenta emprega o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, onde está inserida a experimentação que compõe o laboratório remoto, assim como todo o instrumental didático. Neste sistema, professor e aluno dialogam por meio de um chat, onde o aluno recebe orientações, explicações e pode sanar dúvidas sobre os assuntos de Física estudados. A abordagem baseia-se nos conceitos de Mediação e Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A metodologia de pesquisa aplicada possibilitou a realização de avaliações, por meio de um estudo qualitativo básico em ambiente educacional e os resultados alcançados demonstraram que a proposta metodológica é eficiente. Além disso, professores e alunos expressaram o interesse pelo uso da abordagem, não só em outras subáreas da Física como em outras áreas, pois acreditam que a metodologia auxilia na compreensão de conceitos elementares da Física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
2021-12-09T22:43:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, Márcia de Souza. Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8581
identifier_str_mv XAVIER, Márcia de Souza. Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040511852216320