A experimentação como estratégia de ensino de Química em escola privada no Município de Humaitá - AM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Lucélia Rodrigues dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9818611573728259
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7811
Resumo: O uso de estratégias metodológicas como ferramenta para dar significado aos conteúdos de Química está tem sido considerada um recurso útil e elementar. Dentre elas a experimentação pautada na investigação, tem tomado destaque, uma vez que permite que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado. Tais metodologias exercem uma função motivadora no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o uso da experimentação como estratégia metodológica no ensino de Química no Ensino Médio. Para isso fez-se uma intervenção pedagógica com a execução de dois experimentos, com diferentes Graus de liberdade, sendo um deles baseado nas SEIs propostas por Carvalho (2013). Os dados foram coletados por meio de questionários, observação participativa, com o auxílio de gravações de vídeo e áudio, e produção textual dos alunos, os quais foram analisados a partir da técnica Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi dividida em duas categorias: a entrevista com a professora; e o que pensam e como agem os alunos a respeito da experimentação. A partir dos dados desta pesquisa percebeu-se que a estimulação pela utilização do laboratório serviu como uma estratégia de ensino eficiente, ao qual deve ser mantida constantemente para que possa proporcionar ao discente uma compreensão significativa, e oferecer meios que consigam relacionar conceitos vistos em sala de aula com o seu cotidiano.
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