Análise dos impactos socioeconômicos da instalação da Ferrovia Norte Sul nos municípios de Colinas do Tocantins e Palmeirante
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Ciências Agrárias BR UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2637 |
Resumo: | O transporte ferroviário surgiu em 1825, a dois séculos atrás, inicialmente na Inglaterra e posteriormente em outras porções do globo, inclusive no Brasil. Em pleno século XXI, o transporte ferroviário e considerado como o meio de transporte mais eficiente para transportar cargas por longas distancias a preços mais baixos. O Brasil por possuir extensões continentais e por estar inserido no processo de globalização tem a maior parte da produção voltada para o mercado exterior. O escoamento da produção percorre grande distancia cuja principal forma de transporte e realizado pelo caminhão, ou seja, o modal rodoviário, o que encarece o preço final do produto, tirando sua competitividade no mercado exterior. A malha ferroviária brasileira possui atualmente cerca de vinte e nove mil (29.000) km de extensão e esta em plena fase de expansão. A malha existente concentra-se próxima ao litoral brasileiro não atendendo os centros produtores localizados no interior do território brasileiro. A construção de uma ferrovia gera impactos ambientais variados. Esses impactos afetam o ambiente de diversas maneiras tanto os aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos. A presente pesquisa procurou aprofundar os conhecimentos sobre a construção do modal ferroviário e seus impactos socioeconômicos dentro da área de influencia do projeto. O objeto de estudo adotado em questão corresponde a Ferrovia Norte Sul, projeto proposto pelo Governo Federal e construído sobe regime de Parceria Publico Privada (PPP), para ser explorada sobe regime de concessão. A área focal do estudo corresponde a área de influencia do projeto sendo eles o território dos municípios de Colinas do Tocantins considerado Área de Influencia Indireta (AII) e Palmeirante Área de Influencia Direta (AID). O objetivo e analisar a avaliação dos impactos ambientais socioeconômicos realizada pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIARIMA/ FNS) |
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Análise dos impactos socioeconômicos da instalação da Ferrovia Norte Sul nos municípios de Colinas do Tocantins e PalmeiranteFerroviaAmbienteDesenvolvimentoImpactos SocioeconômicosglobalizaçãoRailroadAtmosphereDevelopmentImpacts Socioeconomic, GlobalizationCIÊNCIAS AGRÁRIASO transporte ferroviário surgiu em 1825, a dois séculos atrás, inicialmente na Inglaterra e posteriormente em outras porções do globo, inclusive no Brasil. Em pleno século XXI, o transporte ferroviário e considerado como o meio de transporte mais eficiente para transportar cargas por longas distancias a preços mais baixos. O Brasil por possuir extensões continentais e por estar inserido no processo de globalização tem a maior parte da produção voltada para o mercado exterior. O escoamento da produção percorre grande distancia cuja principal forma de transporte e realizado pelo caminhão, ou seja, o modal rodoviário, o que encarece o preço final do produto, tirando sua competitividade no mercado exterior. A malha ferroviária brasileira possui atualmente cerca de vinte e nove mil (29.000) km de extensão e esta em plena fase de expansão. A malha existente concentra-se próxima ao litoral brasileiro não atendendo os centros produtores localizados no interior do território brasileiro. A construção de uma ferrovia gera impactos ambientais variados. Esses impactos afetam o ambiente de diversas maneiras tanto os aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos. A presente pesquisa procurou aprofundar os conhecimentos sobre a construção do modal ferroviário e seus impactos socioeconômicos dentro da área de influencia do projeto. O objeto de estudo adotado em questão corresponde a Ferrovia Norte Sul, projeto proposto pelo Governo Federal e construído sobe regime de Parceria Publico Privada (PPP), para ser explorada sobe regime de concessão. A área focal do estudo corresponde a área de influencia do projeto sendo eles o território dos municípios de Colinas do Tocantins considerado Área de Influencia Indireta (AII) e Palmeirante Área de Influencia Direta (AID). O objetivo e analisar a avaliação dos impactos ambientais socioeconômicos realizada pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIARIMA/ FNS)The rail transport appeared in 1825, two centuries ago, initially in England and later on in another portions of the globe, besides in Brazil. In the middle of century XXI, the rail transport is considered as the most efficient means of transportation to transport loads for long you distance to lower prices. Brazil for possessing continental extensions and for being inserted in the globalization process has most of the production gone back to the external market. The disposal of the production travels big it distances whose main transport form and accomplished by the truck, that is to say, the modal road, which cost the final price of the product, removing its competitiveness in the external market. The mesh rail Brazilian possesses now about twenty-nine thousand (29.000) km of extension and this in full expansion phase. The existent mesh concentrates close to the Brazilian coast not assisting the producing centers located inside the Brazilian territory. The construction of a railroad generates varied environmental impacts. Those impacts affect the atmosphere in several ways so much the physical, biological aspects and socioeconomic. To present research it tried to deepen the knowledge inside on the rail construction of the modal and its impacts socioeconomic of the area of it influences of the project. The study object adopted in subject corresponds railroad South North, project proposed by the Federal and built Government it goes up regime of Partnership I Publish Private (PPP), to be explored it goes up concession regime. The focal area of the study corresponds the area of it influences of the project being them the territory of the municipal districts of Hills of Tocantins considered Area of it Influences Insinuation (AII) and Palmeirante Area of it Influences Direct (AID). The objective and to analyze the evaluation of the impacts environmental socioeconomic accomplished by the Study of Environmental Impact (EIA-RIMA/FNS)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Ciências AgráriasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaFreitas, Carlos Edwar de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4897726772361601Barros, Ailto Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/34899412697997902015-04-11T13:55:07Z2015-04-072009-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Ailto Ribeiro. Análise dos impactos socioeconômicos da instalação da Ferrovia Norte Sul nos municípios de Colinas do Tocantins e Palmeirante. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-12T17:17:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-12T17:17:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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O transporte ferroviário surgiu em 1825, a dois séculos atrás, inicialmente na Inglaterra e posteriormente em outras porções do globo, inclusive no Brasil. Em pleno século XXI, o transporte ferroviário e considerado como o meio de transporte mais eficiente para transportar cargas por longas distancias a preços mais baixos. O Brasil por possuir extensões continentais e por estar inserido no processo de globalização tem a maior parte da produção voltada para o mercado exterior. O escoamento da produção percorre grande distancia cuja principal forma de transporte e realizado pelo caminhão, ou seja, o modal rodoviário, o que encarece o preço final do produto, tirando sua competitividade no mercado exterior. A malha ferroviária brasileira possui atualmente cerca de vinte e nove mil (29.000) km de extensão e esta em plena fase de expansão. A malha existente concentra-se próxima ao litoral brasileiro não atendendo os centros produtores localizados no interior do território brasileiro. A construção de uma ferrovia gera impactos ambientais variados. Esses impactos afetam o ambiente de diversas maneiras tanto os aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos. A presente pesquisa procurou aprofundar os conhecimentos sobre a construção do modal ferroviário e seus impactos socioeconômicos dentro da área de influencia do projeto. O objeto de estudo adotado em questão corresponde a Ferrovia Norte Sul, projeto proposto pelo Governo Federal e construído sobe regime de Parceria Publico Privada (PPP), para ser explorada sobe regime de concessão. A área focal do estudo corresponde a área de influencia do projeto sendo eles o território dos municípios de Colinas do Tocantins considerado Área de Influencia Indireta (AII) e Palmeirante Área de Influencia Direta (AID). O objetivo e analisar a avaliação dos impactos ambientais socioeconômicos realizada pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIARIMA/ FNS) |
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