Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3214 |
Resumo: | Discute os modelos de gestão da educação escolar implantados nas escolas da Rede Estadual de ensino do Estado do Amazonas, tomando como ponto de discussão a influência que tais paradigmas causaram na subjetividade laboral dos gestores escolares e, também, na maneira de administrar os processos escolares que subjaz a escola pública. Submete à crítica a gestão escolar no contexto do neoliberalismo como uma alternativa teórica, econômica, ideológica e educacional, enfatizando os impactos da implantação dos modelos de gestão democrática e gestão pela Qualidade Total na organização dos processos e dos sujeitos escolares. Conclui que os modelos de administração escolar até agora implantados nas escolas públicas do Estado do Amazonas estão comprometidos com os fundamentos epistemológicos do projeto neoliberal (e neoconservador), considerando-se que as políticas de formação dos gestores escolares estão voltadas tão somente para os resultados escolares e a competitividade das unidades escolares como um processo totalitário de alcançar uma suposta qualidade no processo de escolarização dos homens-discentes. Critica e demonstra por intermédio da análise do processo histórico e da experiência empírica a mudança de comportamento ocorrida no chão das escolas da Rede Estadual de Ensino do Amazonas, transformando o pensar e o agir dos homens docentes, dirigentes e discentes, seja na prática pedagógica, seja nos cursos de formação, em costumazes adeptos desse processo denominado de Gestão pela Qualidade Total. |
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Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feitoGestão escolarGlobalizaçãoEstado-NaçãoNeoliberalismoOrganismos internacionaisPolíticas públicasQualidade totalGestão democráticaPertaining to school managementInternational globalizationState-NationNeoliberalismOrganismsPublic politicsTotal qualityDemocratic managementCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃODiscute os modelos de gestão da educação escolar implantados nas escolas da Rede Estadual de ensino do Estado do Amazonas, tomando como ponto de discussão a influência que tais paradigmas causaram na subjetividade laboral dos gestores escolares e, também, na maneira de administrar os processos escolares que subjaz a escola pública. Submete à crítica a gestão escolar no contexto do neoliberalismo como uma alternativa teórica, econômica, ideológica e educacional, enfatizando os impactos da implantação dos modelos de gestão democrática e gestão pela Qualidade Total na organização dos processos e dos sujeitos escolares. Conclui que os modelos de administração escolar até agora implantados nas escolas públicas do Estado do Amazonas estão comprometidos com os fundamentos epistemológicos do projeto neoliberal (e neoconservador), considerando-se que as políticas de formação dos gestores escolares estão voltadas tão somente para os resultados escolares e a competitividade das unidades escolares como um processo totalitário de alcançar uma suposta qualidade no processo de escolarização dos homens-discentes. Critica e demonstra por intermédio da análise do processo histórico e da experiência empírica a mudança de comportamento ocorrida no chão das escolas da Rede Estadual de Ensino do Amazonas, transformando o pensar e o agir dos homens docentes, dirigentes e discentes, seja na prática pedagógica, seja nos cursos de formação, em costumazes adeptos desse processo denominado de Gestão pela Qualidade Total.It argues the models of management of the pertaining to school education implanted in the schools of the state net of education of the state of Amazon [ is lacking what one intends when arguing the models of pertaining to school administration + materiality of the quarrel + effect on the pertaining to school citizens ]. It analyzes the management of the education in the context of the neoliberalism as a theoretical, economic, ideological alternative, educational ethical-politics and, emphasizing the implantation of the processes of democratic management and management for the Total Quality. It concludes that the models of administration so far implanted are compromised to the materiality of the neoliberal project. [if admits (perhaps) some traces of conclusion;] is necessary to clarify this. The research process is developed from the description-critical method, searching to understand influences it of the process of implantation of the program of the total quality in the Schools of the State Net of Education of Amazon. One is about a research where if they had used official documents of primary and secondary sources, as well as of corresponding bibliographical referencial to the subject [it is praiseworthy, however repeats elements of the previous paragraphs]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Jorge Gregório daMenezes, Samara Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/45331969035071642015-04-22T21:55:59Z2015-04-082009-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Samara Barbosa de. Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3214porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:35:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:35:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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