De usuário a cidadão: o acesso à informação ambiental em bibliotecas escolares em Manaus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Penedo, Yêda Vidéo de Sousa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7998026995668990
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Ciências Agrárias
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5768
Resumo: Este trabalho aborda a importância da Biblioteca Escolar na área educacional por tornar acessíveis informações à comunidade escolar. Tarefa relevante, principalmente na sociedade atual que é baseada no uso da informação como fator de desenvolvimento social, que possibilita aos usuários conhecer seus direitos e deveres para com a comunidade em que vivem. Esses fatores apresentam novos desafios à Escola e a Biblioteca, dentre eles a capacitação da comunidade escolar para acessar, analisar e usar as informações para geração de novos conhecimentos, embora o conceito de Biblioteca Escolar esteja a passar por reformulações, para que possa se adequar às novas necessidades educacionais, ainda prevalece a noção de ser esse tipo de Biblioteca um instrumento de ação pedagógica. A Biblioteca Escolar é um centro estimulador de cultura, de informação e lazer. Por isso, esse trabalho de pesquisa descreve as Bibliotecas das Escolas de Ensino Médio: IEA, Colégio Amazonense Dom Pedro II, Escola Estadual Márcio Nery, Escola Estadual Padre Agostinho Martin, Escola Estadual Professor Reinaldo Thompson, Escola Estadual Professor Antonio Maurity, Escola Estadual Sólon de Lucena, Escola Estadual Vicente Telles, Escola Estadual Marcantonio Vilaça e Escola Estadual Senador João Bosco, localizadas na cidade de Manaus. Trata-se de um estudo de cunho exploratório, descritivo, que tem por objetivo verificar como as Bibliotecas Escolares repassam informações ambientais para a comunidade escolar. Na execução do trabalho, foram realizadas entrevistas e utilizados formulários, sendo as primeiras realizadas com professores, bibliotecários, funcionários das Bibliotecas e diretores das Escolas e, os últimos, aplicados junto ao corpo docente. Os dados obtidos foram classificados e posteriormente analisados. Os resultados destas análises permitiram identificar que 59% dos professores usam a Biblioteca da Escola raramente, 45% reconhecem o acervo geral como razoável e 68% afirmam que na área referente à temática ambiental as necessidades da comunidade escolar não são atendidas. A pesquisa também indica que as Bibliotecas necessitam de maior divulgação de suas atividades junto a seus usuários, além de atualização dos acervos bibliográficos, aquisição de periódicos e melhor organização dos materiais. Também foram identificadas carências de espaço físico nas Bibliotecas estudadas e de pessoal qualificado para preparação técnica das informações, fatores que dificultam o acesso à informação por parte de seus usuários. A pesquisa oferece subsídios para a melhoria dos serviços oferecidos pelas Bibliotecas estudadas, de forma a propiciar atendimento de melhor qualidade à comunidade escolar.
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A Biblioteca Escolar é um centro estimulador de cultura, de informação e lazer. Por isso, esse trabalho de pesquisa descreve as Bibliotecas das Escolas de Ensino Médio: IEA, Colégio Amazonense Dom Pedro II, Escola Estadual Márcio Nery, Escola Estadual Padre Agostinho Martin, Escola Estadual Professor Reinaldo Thompson, Escola Estadual Professor Antonio Maurity, Escola Estadual Sólon de Lucena, Escola Estadual Vicente Telles, Escola Estadual Marcantonio Vilaça e Escola Estadual Senador João Bosco, localizadas na cidade de Manaus. Trata-se de um estudo de cunho exploratório, descritivo, que tem por objetivo verificar como as Bibliotecas Escolares repassam informações ambientais para a comunidade escolar. Na execução do trabalho, foram realizadas entrevistas e utilizados formulários, sendo as primeiras realizadas com professores, bibliotecários, funcionários das Bibliotecas e diretores das Escolas e, os últimos, aplicados junto ao corpo docente. Os dados obtidos foram classificados e posteriormente analisados. Os resultados destas análises permitiram identificar que 59% dos professores usam a Biblioteca da Escola raramente, 45% reconhecem o acervo geral como razoável e 68% afirmam que na área referente à temática ambiental as necessidades da comunidade escolar não são atendidas. A pesquisa também indica que as Bibliotecas necessitam de maior divulgação de suas atividades junto a seus usuários, além de atualização dos acervos bibliográficos, aquisição de periódicos e melhor organização dos materiais. Também foram identificadas carências de espaço físico nas Bibliotecas estudadas e de pessoal qualificado para preparação técnica das informações, fatores que dificultam o acesso à informação por parte de seus usuários. A pesquisa oferece subsídios para a melhoria dos serviços oferecidos pelas Bibliotecas estudadas, de forma a propiciar atendimento de melhor qualidade à comunidade escolar.This article discusses the importance of education in the School Library to make information accessible to the school community. Task relevant, especially in the present society which is based on the use of information as a factor of social development, which enables users to know their rights and duties to the community in which they live. These factors present new challenges to the School and to the Library, among them the empowerment of the school community to access, analyse and use the information for the generation of new knowledge, although the concept of School Library is going through changes, so you can fit the new educational needs, yet the prevailing notion of such a Library be an instrument of action learning. The School Library is a stimulating center of culture, information and entertainment. So, this research describes Libraries of Middle Schools of Education: SIA, College Amazonense Dom Pedro II, State School Márcio Nery, State School Father Augustine Martin, State School Professor Reinaldo Thompson, State School Professor Antonio Maurity, State School Sólon de Lucena, Vincent State School Telles, Marcantonio Vilaça State School and State Senator John Bosco School, located in the city of Manaus. This is an exploratory study of stamp, descriptive, which aims to see how the School Libraries repassam environmental information to the community school. In carrying out the work, interviews were conducted and used forms, the first being carried out with teachers, librarians, officers and directors of libraries and schools, the last, applied with the faculty. The data were then analysed and classified. The results of these analyses have identified that 59% of teachers use the Library of the School rarely, 45% recognise the achievements general as reasonable and 68% say that in regard to environmental issues the needs of the school community are not addressed. The research also indicates that the libraries need for greater disclosure of their activities with their users, and upgrade of library collections, acquisition of regular and better organization of materials. Also identified were lack of physical space in libraries studied and qualified personnel for technical preparation of information, factors that hinder access to information from its users. The research offers subsidies for the improvement of services offered by libraries studied in order to provide better quality of care for the school community.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Ciências AgráriasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaSchor, Tatianahttp://lattes.cnpq.br/4256319041323029Penedo, Yêda Vidéo de Sousahttp://lattes.cnpq.br/79980269956689902017-08-16T15:18:04Z2008-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPENEDO, Yeda Vidéo de Sousa. De usuário a cidadão: o acesso à informação ambiental em bibliotecas escolares em Manaus. 2008. 167 f. 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