A desconstrução da imagem do povo Mura pela perspectiva da crítica pós-colonial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Rocha, Betilsa Soares da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1206618993866689
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5597
Resumo: Esta pesquisa analisou as formas de representação sonora literal do povo Mura, tanto no que tange à imagem discursiva quanto à imagem pictórica da época do colonialismo até os dias atuais. O modelo que orientou o processo metodológico deste trabalho se baseou na pesquisa documental, que delimitou a estrutura do pensamento social na consolidação da imagem estereotipada do povo indígena Mura, e tem como suporte os estudos da crítica pós-colonial como pano de fundo, o que possibilitou a compreensão de que o processo de ocupação e apropriação da Amazônia nas últimas décadas esteve pautado na crença da modernização como a única força capaz de “desenvolver” a região, não importando o seu custo social, cultural ou político. O objetivo central deste trabalho foi trazer à luz as perspectivas em que se deu a consolidação dessa imagem feita sobre os Mura. A natureza do estudo foi qualitativa, com ênfase na abordagem documental. O método utilizado é o comparativo dedutivo, com o fim de verificar as essencialidades e diferenças entre diversos tipos de manifestações culturais, contribuindo, assim, para a compreensão do comportamento humano e da constatação das relações que existam entre elas. Como resultado, foram sistematizados os tipos de imagens icônicas e imagética do povo Mura, contextualizando de acordo com a época e as pessoas que deram sentidos a determinada reconfiguração do ser Mura.
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