Contextualização, práticas educativas e o livro didático no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Farias, Gabriela Batista de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9335014420235269
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Química
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6882
Resumo: O Governo Federal, através do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015-Química, utiliza vários fatores para a seleção e escolha dos livros didáticos (LDs) a serem distribuídos no país aos alunos da rede pública, sendo a regionalização do ensino um destes critérios. Tendo em vista que o LD é a principal ferramenta didática utilizada pelos professores da educação básica, apresenta papel fundamental na escolha e evidência dos conteúdos a serem abordados nas aulas de Química. A presente pesquisa investiga a relação professor-LD, visando compreender como/se os professores de química utilizam os LDs aprovados no PNLD 2015, especialmente no que tange a abordagem do contexto regional – em especial, o amazônico, bem como os critérios que influenciam na escolha desse material; também é investigada a relação aluno-LD: como/se utilizam esse instrumento dentro e fora da sala de aula; a pesquisa investigou as quatro coleções de LDs aprovadas no PNLD-2015: contextualização e possibilidade de abordagem de situações referentes aos diferentes contextos regionais. Tendo como objeto de estudo as coleções aprovadas no PNLD 2015 e como participantes da pesquisa os professores de Química e estudantes do Ensino Médio de escolas da rede pública de ensino da cidade de Manaus, foi utilizada a pesquisa qualitativa para nortear o caminho metodológico; dessa maneira, foram utilizadas duas técnicas de pesquisa: a análise de base documental com as quatro coleções do PNLD 2015-Química, a entrevista semiestruturada com os professores de química em exercício que atuam na rede pública de ensino e questionário com professores e estudantes do ensino médio. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica da Análise do Conteúdo, que se deu em três etapas principais: a pré-análise, a exploração do material e a análise e interpretação dos resultados. É importante destacar que com os dados provenientes das análises, foram utilizados meios como gráficos, tabelas e porcentagem para sua apresentação. Das análises dos materiais obtidos com entrevista e questionários, é importante destacar que de maneira geral, são reforçados aspectos que remetem à visões que assumem a contextualização como simples exemplificação, o que não condiz com o que se pretende do ensino de química atualmente. Os estudantes por sua vez, assumem que a principal função do LD está atrelada à aquisição de conteúdos conceituais. Diante das análises, a presente pesquisa contribuiu para a produção de conhecimentos na área de Ensino de Química na Região Norte do Brasil, considerando os aspectos presentes nos LDs que possibilitam a integração de saberes locais na aprendizagem de conteúdos químicos, referentes à Relação entre conhecimento Químico e Cotidiano, Relação entre Atividades Didáticas e Cotidiano, Linguagem e Cultura e Diversidade Cultural.
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spelling Contextualização, práticas educativas e o livro didático no ensino de químicaContextualization, educational practices and the didactic book in teaching chemistryLivro DidáticoEnsino de QuímicaProfessores de QuímicaEnsino MédioContexto regional amazônicoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAO Governo Federal, através do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015-Química, utiliza vários fatores para a seleção e escolha dos livros didáticos (LDs) a serem distribuídos no país aos alunos da rede pública, sendo a regionalização do ensino um destes critérios. Tendo em vista que o LD é a principal ferramenta didática utilizada pelos professores da educação básica, apresenta papel fundamental na escolha e evidência dos conteúdos a serem abordados nas aulas de Química. A presente pesquisa investiga a relação professor-LD, visando compreender como/se os professores de química utilizam os LDs aprovados no PNLD 2015, especialmente no que tange a abordagem do contexto regional – em especial, o amazônico, bem como os critérios que influenciam na escolha desse material; também é investigada a relação aluno-LD: como/se utilizam esse instrumento dentro e fora da sala de aula; a pesquisa investigou as quatro coleções de LDs aprovadas no PNLD-2015: contextualização e possibilidade de abordagem de situações referentes aos diferentes contextos regionais. Tendo como objeto de estudo as coleções aprovadas no PNLD 2015 e como participantes da pesquisa os professores de Química e estudantes do Ensino Médio de escolas da rede pública de ensino da cidade de Manaus, foi utilizada a pesquisa qualitativa para nortear o caminho metodológico; dessa maneira, foram utilizadas duas técnicas de pesquisa: a análise de base documental com as quatro coleções do PNLD 2015-Química, a entrevista semiestruturada com os professores de química em exercício que atuam na rede pública de ensino e questionário com professores e estudantes do ensino médio. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica da Análise do Conteúdo, que se deu em três etapas principais: a pré-análise, a exploração do material e a análise e interpretação dos resultados. É importante destacar que com os dados provenientes das análises, foram utilizados meios como gráficos, tabelas e porcentagem para sua apresentação. Das análises dos materiais obtidos com entrevista e questionários, é importante destacar que de maneira geral, são reforçados aspectos que remetem à visões que assumem a contextualização como simples exemplificação, o que não condiz com o que se pretende do ensino de química atualmente. Os estudantes por sua vez, assumem que a principal função do LD está atrelada à aquisição de conteúdos conceituais. Diante das análises, a presente pesquisa contribuiu para a produção de conhecimentos na área de Ensino de Química na Região Norte do Brasil, considerando os aspectos presentes nos LDs que possibilitam a integração de saberes locais na aprendizagem de conteúdos químicos, referentes à Relação entre conhecimento Químico e Cotidiano, Relação entre Atividades Didáticas e Cotidiano, Linguagem e Cultura e Diversidade Cultural.The Federal Government, through the National Plan of the Textbook (PNLD) 2015-Química, uses several factors for a selection and choice of textbooks (LDs) to be distributed in the country to public school students, and the regionalization of teaching is one of these criteria. Considering that LD is the main didactic tool used by teachers of basic education, it presents a fundamental role in the choice and evidence of the contents to be approached in Chemistry classes. The present research investigates the teacher-LD relationship, aiming to understand how / if chemistry teachers use LD LDCs approved in PNLD 2015, especially regarding the approach of the regional context - especially the Amazonian one, as well as the criteria that influence the choice of this material; the LD-student relationship is also investigated with respect to how / if they use this instrument inside and outside the classroom; the research investigated the four collections of LDs approved in the PNLD-2015 regarding the contextualization and possibility of approaching situations related to the different regional contexts. Having as object of study the collections approved in the PNLD 2015 and as participants of the research the Professors of Chemistry and students of High School of schools of the public network of the city of Manaus, was used the qualitative research to guide the methodological way; In this way, two research techniques were used: the documental basis analysis with the four collections of the PNLD 2015-Química, the semi-structured interview with the professors of chemistry in exercise that work in the public network of education and questionnaire with teachers and students of high school. In order to analyze the data, the Content Analysis technique was used, which took place in three main stages: the pre-analysis, the exploration of the material and the analysis and interpretation of the results. It is important to emphasize that with the data coming from the analyzes, means such as graphs, tables and percentage were used for their presentation. From the analysis of the materials obtained through interviews with teachers and questionnaires, it is important to emphasize that in general, aspects are reinforced that refer to the views that assume contextualization as a simple example, which does not fit with what is intended of chemistry teaching nowadays. Students, in turn, assume that the main function of LD is linked to the acquisition of conceptual content. In the face of the analyzes, this research contributed to the production of knowledge in the area of Chemistry Teaching in the Northern Region of Brazil, considering the aspects present in LDs that allow the integration of local knowledge in the learning of chemical contents, related to the Relationship between Chemical Knowledge and Daily Life, Relationship between Didactic and Daily Activities, Language and Culture and Cultural Diversity..Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaFarias, Sidilene Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984Ferreira, Luiz Henriquehttp://lattes.cnpq.br/4819009378941531Antunes, Ettore Paredeshttp://lattes.cnpq.br/5717478112353570Farias, Gabriela Batista dehttp://lattes.cnpq.br/93350144202352692019-01-21T13:44:17Z2018-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS, Gabriela Batista de. Contextualização, Práticas Educativas e o Livro Didático no Ensino de Química. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6882porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-08-21T19:50:30Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-08-21T19:50:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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