Jogos e atividade lúdicas: aplicações de critérios de usabilidade na gamificação em ambiente virtual de aprendizagem destinado a formação de professores
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | , |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9542 |
Resumo: | A pesquisa teve como finalidade analisar a usabilidade da disciplina Jogos e Atividades Lúdicas do ambiente virtual de aprendizagem graduacao@UFAM utilizando o conceito de gamificação, visando a melhoria da interação homem computador, além de identificar as características de usabilidade do Software Moodle que interferiam na sua utilização quando acessados pelos usuários (discentes) da disciplina; desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem gamificado que promovesse a melhoria para os seus usuários, tendo por base o software Moodle; e avaliar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com base nos pressupostos da ergonomia e usabilidade e da gamificação. Existe uma grande dificuldade na criação e desenvolvimento de interfaces ergonômicas. Com isso, verificou-se a importância em disponibilizar uma interface bem planejada, visando eficiência na compreensão e aprendizagem dos conteúdos e satisfação do usuário ao interagir com o sistema informatizado. Para atingir os objetivos propostos recorreremos ao levantamento bibliográfico, subsidiando a discussão no construtivismo, nos três fatores do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom; à análise do AVA por intermédio dos critérios ergonômicos; à implementação do plugin BlockGame e o recurso de emblemas conforme a utilização de um formulário visando apreender as percepções dos usuários acerca do AVA, por meio da escala de Likert. Com a realização da pesquisa foi possível elaborar uma unidade gamificada no ambiente virtual de aprendizagem que atendesse a um alto grau de satisfação dos usuários da disciplina Jogos e Atividades Lúdicas. Dessa forma, há a possibilidade de conceber novos ambientes virtuais de aprendizagem gamificados em sua totalidade a fim de proporcionar um maior engajamento dos discentes nas disciplinas que utilizem recursos digitais. |
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Existe uma grande dificuldade na criação e desenvolvimento de interfaces ergonômicas. Com isso, verificou-se a importância em disponibilizar uma interface bem planejada, visando eficiência na compreensão e aprendizagem dos conteúdos e satisfação do usuário ao interagir com o sistema informatizado. Para atingir os objetivos propostos recorreremos ao levantamento bibliográfico, subsidiando a discussão no construtivismo, nos três fatores do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom; à análise do AVA por intermédio dos critérios ergonômicos; à implementação do plugin BlockGame e o recurso de emblemas conforme a utilização de um formulário visando apreender as percepções dos usuários acerca do AVA, por meio da escala de Likert. Com a realização da pesquisa foi possível elaborar uma unidade gamificada no ambiente virtual de aprendizagem que atendesse a um alto grau de satisfação dos usuários da disciplina Jogos e Atividades Lúdicas. Dessa forma, há a possibilidade de conceber novos ambientes virtuais de aprendizagem gamificados em sua totalidade a fim de proporcionar um maior engajamento dos discentes nas disciplinas que utilizem recursos digitais.The purpose of the research was to analyze the usability of the Games and Recreational Activities discipline of the virtual learning environment graduacao@UFAM using the concept of gamification, aiming at improving human-computer interaction, in addition to identifying the usability characteristics of the Moodle Software that interfered in its use when accessed by users (students) of the course; to develop a virtual gamified learning environment that would promote improvement for its users, based on the Moodle software; and evaluate the virtual learning environment (VLE) based on the assumptions of ergonomics and usability and gamification. There is a great difficulty in creating and developing ergonomic interfaces. With this, it was verified the importance of providing a well-planned interface, aiming at efficiency in the understanding and learning of the contents and user satisfaction when interacting with the computerized system. In order to achieve the proposed objectives, we will resort to a bibliographical survey, subsidizing the discussion in constructivism, in the three factors of the cognitive domain of Bloom's Taxonomy; to the analysis of the AVA through the ergonomic criteria; to the implementation of the BlockGame plugin and the resource of badges according to the use of a form aiming to apprehend the perceptions of the users about the VLE, through the Likert scale. With the completion of the research, it was possible to elaborate a gamified unit in the virtual learning environment that would meet a high degree of satisfaction of the users of the Jogos e Atividades Lúdicas discipline. In this way, there is the possibility of conceiving new virtual learning environments entirely gamified in order to provide greater engagement of students in disciplines that use digital resources.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Molin, Beatriz Helena DalHeimbecker, Aliuandra Barroso CardosoCosta, Gerson Reis dahttp://lattes.cnpq.br/6770483108536864https://orcid.org/ 0009-0008-1777-87202023-08-07T17:27:28Z2023-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Gerson Reis da. Jogos e atividade lúdicas: aplicações de critérios de usabilidade na gamificação em ambiente virtual de aprendizagem destinado a formação de professores. 2023. 97 f. Dissertação ( Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9542porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-08T05:03:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-08-08T05:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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