Comunicação, educação e desenvolvimento: o caso de Coari - AM e os desafios para uma Amazônia conectada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Nailson Lima da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5618357004779004
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9283
Resumo: Esta pesquisa visa estabelecer um diálogo entre as áreas de comunicação, educação e desenvolvimento, tomando como exemplo e delimitação de estudo a cidade de Coari-AM. Buscamos compreender os impactos socioespaciais das políticas de inserção das tecnologias de comunicação, com ênfase na participação da rede educacional de Coari em todos os seus níveis. O tema do desenvolvimento é entendido como um movimento contraditório do capitalismo, onde o funcionamento das redes geográficas/urbanas, seleciona e organiza os lugares, e provoca o desenvolvimento desigual nas cidades com lógica econômica externa. Isso pouco contribui para o desenvolvimento local de Coari, que é uma cidade rica em recursos minerais, com a exploração do Pólo Petrolífero de Urucu, embora tenha mazelas sociais que não condizem com seu perfil orçamentário. Neste trabalho esperamos um modelo de desenvolvimento que vá além do tipo capitalista, e que seja um parâmetro da liberdade humana, e que consista na efetiva capacidade dos cidadãos de participar e escolher como agir nos processos políticos e sociais. Por meio de um modelo educacional justo, equilibrado e disponível, espera-se que as pessoas e sua formação intelectual e força de trabalho, promovam transformações sociais que tragam o bem-estar de todos. Percebemos que em Coari, o desenvolvimento local não é mais impulsionado em parte pelo seu modelo econômico, pois é baseado na exploração de petróleo que atende às demandas nacionais e internacionais do desenvolvimento neoliberal. Entretanto, isso é intensificado pelo fato de a grande infraestrutura da exploração ocorrer fora da área urbana, sob a influência de sua sede municipal. Portanto, é necessário entender o papel de Coari na rede urbana do estado do Amazonas e suas relações intraurbanas, onde a rede de ensino apresenta parte dessas peculiaridades. Nessa região, alunos da zona rural e alunos do flutuante ribeirinho realizam trânsito contínuo para a zona urbana, a fim de dar continuidade aos estudos, uma vez que as redes estaduais e municipais de ensino médio estão concentradas na zona urbana. Verificamos o agravamento dos desafios mencionados, durante a pandemia do Covid 19, diante de uma infraestrutura de comunicação instável e inacessível para parte considerável da população de Coari. Isso revela a necessidade de melhorias nesse setor, considerando as necessidades de formação continuada e melhor estruturação das escolas de educação básica, institutos de pesquisa, universidades e outras instituições que prestam importantes serviços à população local. Constatamos a necessidade de articulação eficiente entre os setores público e privado, a fim de solucionar problemas relacionados à conectividade e inclusão digital. Também é importante aproveitar as instituições de ensino e pesquisa para encontrar soluções compatíveis com as necessidades locais. Dessa forma, os grandes projetos na Amazônia devem ser questionados e pensados sob a lógica endógena ao seu espaço. Coari é um exemplo de desafio para uma Amazônia conectada, em todos os sentidos.
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O tema do desenvolvimento é entendido como um movimento contraditório do capitalismo, onde o funcionamento das redes geográficas/urbanas, seleciona e organiza os lugares, e provoca o desenvolvimento desigual nas cidades com lógica econômica externa. Isso pouco contribui para o desenvolvimento local de Coari, que é uma cidade rica em recursos minerais, com a exploração do Pólo Petrolífero de Urucu, embora tenha mazelas sociais que não condizem com seu perfil orçamentário. Neste trabalho esperamos um modelo de desenvolvimento que vá além do tipo capitalista, e que seja um parâmetro da liberdade humana, e que consista na efetiva capacidade dos cidadãos de participar e escolher como agir nos processos políticos e sociais. Por meio de um modelo educacional justo, equilibrado e disponível, espera-se que as pessoas e sua formação intelectual e força de trabalho, promovam transformações sociais que tragam o bem-estar de todos. Percebemos que em Coari, o desenvolvimento local não é mais impulsionado em parte pelo seu modelo econômico, pois é baseado na exploração de petróleo que atende às demandas nacionais e internacionais do desenvolvimento neoliberal. Entretanto, isso é intensificado pelo fato de a grande infraestrutura da exploração ocorrer fora da área urbana, sob a influência de sua sede municipal. Portanto, é necessário entender o papel de Coari na rede urbana do estado do Amazonas e suas relações intraurbanas, onde a rede de ensino apresenta parte dessas peculiaridades. Nessa região, alunos da zona rural e alunos do flutuante ribeirinho realizam trânsito contínuo para a zona urbana, a fim de dar continuidade aos estudos, uma vez que as redes estaduais e municipais de ensino médio estão concentradas na zona urbana. Verificamos o agravamento dos desafios mencionados, durante a pandemia do Covid 19, diante de uma infraestrutura de comunicação instável e inacessível para parte considerável da população de Coari. Isso revela a necessidade de melhorias nesse setor, considerando as necessidades de formação continuada e melhor estruturação das escolas de educação básica, institutos de pesquisa, universidades e outras instituições que prestam importantes serviços à população local. Constatamos a necessidade de articulação eficiente entre os setores público e privado, a fim de solucionar problemas relacionados à conectividade e inclusão digital. Também é importante aproveitar as instituições de ensino e pesquisa para encontrar soluções compatíveis com as necessidades locais. Dessa forma, os grandes projetos na Amazônia devem ser questionados e pensados sob a lógica endógena ao seu espaço. Coari é um exemplo de desafio para uma Amazônia conectada, em todos os sentidos.This research intends to establish a dialogue between the research areas of communication, education and development, taking as a case studythe city of Coari-AM. We tried to understand the socio-spatial impacts of the policies of insertion of communication technologies, with emphasis on the participation of the educational network of Coari at all its levels. The theme of development is understood as a contradictory movement of capitalism, where the functioning of geographic/urban networks, selects and organizes places, and causes uneven development in cities with external economic logic. This contributes little to the local development of Coari, which is a city rich in mineral resources, with the exploitation of the Urucu Oil and Gas Platform, even so it has social vulnerabilities that do not match its budget profile. In this work we interpret a development model that goes beyond the capitalist type, and that is a parameter of human freedom, and that consists of the effective capacity of citizens to participate and choose how to act in political and social processes. Through a fair, balanced and available educational model, it is expected that people and their intellectual training and workforce, promote social transformations that bring the well-being of all. We noticed that in Coari, local development is no longer boosted in part by its economic model, because it is based on oil exploration that meets the national and international demands of neoliberal development. Meanwhile, this is intensified by the fact that the large infrastructure of the exploration takes place outside the urban area, under the influence of its municipal headquarters. Therefore, it is necessary to verify the role of Coari in the urban network of the state of Amazonas and its intra-urban relations, where the education network exhibits part of these peculiarities. In this area, students from rural areas and riverside floating students carry out continuous transit to the urban area, in order to continue their studies, since state and municipal secondary education networks are concentrated in the urban area. We verified the aggravation of the mentioned challenges, during the Covid 19 pandemic, in the face of an unstable and inaccessible communication infrastructure for a considerable part of the population of Coari. This reveals the need for improvement in this sector, considering the needs for continuing education and better structuring of basic education schools, research institutes, universities and other institutions that provide important services to the local population. We note the need for efficient articulation between the public and private sectors, in order to solve problems related to connectivity and digital inclusion. It is also important to take advantage of educational and research institutions to find solutions that are compatible with local needs. In this way, the great projects in the Amazon must be questioned and thought under the logic endogenous to their space. Coari is an example of a challenge for a connected Amazon, in every way.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaSchor, Tatianahttp://lattes.cnpq.br/4256319041323029Souza, Jonas Dias deSantana, Paola Verri deSilva, Nailson Lima dahttp://lattes.cnpq.br/56183570047790042023-02-13T21:51:12Z2022-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Nailson Lima da. Comunicação, educação e desenvolvimento: o caso de Coari - AM e os desafios para uma Amazônia conectada. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas. Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-02-14T05:03:36Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9283Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-02-14T05:03:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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