Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Rabelo, Jacilane de Holanda
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1286204651639755
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2929
Resumo: O conhecimento adquirido pelos membros de uma organização de software é um dos seus ativos mais importantes. A gestão adequada deste conhecimento tornou-se uma necessidade real na indústria de desenvolvimento de software. A coleta de lições aprendidas é uma das práticas utilizadas por parte dessas organizações para gerenciar e transferir o conhecimento. Uma das abordagens para incentivar a transferência de conhecimento é a codificação. A codificação do conhecimento pode facilitar o registro das lições aprendidas para sua consulta posterior. O objetivo desta pesquisa de mestrado é elaborar uma estratégia para facilitar a codificação das lições aprendidas em organizações de software, de modo a incentivar esta prática. A estratégia foi nomeada PABC-Pattern. Foram realizados três estudos: o primeiro comparou a abordagem inicialmente chamada ABC-Pattern com outra abordagem visual, o Mapa Mental; o segundo comparou a abordagem ABC-Pattern com a estrutura de codificação apoiada pela ferramenta ACKNOWLEDGE. Os resultados do primeiro estudo indicaram que os participantes tinham uma preferência em utilizar a abordagem ABC-Pattern, devido à sua facilidade de uso e utilidade. Foram identificadas algumas das razões para essa preferência: a) mais detalhes de codificação; b) uma descrição mais detalhada do cenário do conhecimento, que é mais esclarecedora, c) a possibilidade de adquirir mais informações com menos esforço, e d) a possibilidade de descrever tanto o problema e a solução. A principal contribuição do segundo estudo foram as sugestões de melhoria para ABC-Pattern que possibilitaram uma evolução da estratégia. A segunda versão da estratégia foi chamada de PABC-Pattern e foi avaliada experimentalmente através de um terceiro estudo, dessa vez de observação, com profissionais da área de Tecnologia da Informação. Os resultados possibilitaram apontar que PABC-Pattern teve uma boa aceitação como abordagem para codificar e compartilhar o conhecimento e que os profissionais da indústria recomendariam sua utilização na empresa em que trabalham.
id UFAM_8bd89909cc8b053237b26d6f3abd0b99
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2929
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de softwarePabc-pattern: a strategy to codify lessons learned in software organizationsGerência do conhecimentoAtivo de conhecimentoCodificação do conhecimentoLição aprendidaEstudo qualitativoKnowledge managementKnowledge assetKnowledge codificationLesson learnedQualitative studyCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOO conhecimento adquirido pelos membros de uma organização de software é um dos seus ativos mais importantes. A gestão adequada deste conhecimento tornou-se uma necessidade real na indústria de desenvolvimento de software. A coleta de lições aprendidas é uma das práticas utilizadas por parte dessas organizações para gerenciar e transferir o conhecimento. Uma das abordagens para incentivar a transferência de conhecimento é a codificação. A codificação do conhecimento pode facilitar o registro das lições aprendidas para sua consulta posterior. O objetivo desta pesquisa de mestrado é elaborar uma estratégia para facilitar a codificação das lições aprendidas em organizações de software, de modo a incentivar esta prática. A estratégia foi nomeada PABC-Pattern. Foram realizados três estudos: o primeiro comparou a abordagem inicialmente chamada ABC-Pattern com outra abordagem visual, o Mapa Mental; o segundo comparou a abordagem ABC-Pattern com a estrutura de codificação apoiada pela ferramenta ACKNOWLEDGE. Os resultados do primeiro estudo indicaram que os participantes tinham uma preferência em utilizar a abordagem ABC-Pattern, devido à sua facilidade de uso e utilidade. Foram identificadas algumas das razões para essa preferência: a) mais detalhes de codificação; b) uma descrição mais detalhada do cenário do conhecimento, que é mais esclarecedora, c) a possibilidade de adquirir mais informações com menos esforço, e d) a possibilidade de descrever tanto o problema e a solução. A principal contribuição do segundo estudo foram as sugestões de melhoria para ABC-Pattern que possibilitaram uma evolução da estratégia. A segunda versão da estratégia foi chamada de PABC-Pattern e foi avaliada experimentalmente através de um terceiro estudo, dessa vez de observação, com profissionais da área de Tecnologia da Informação. Os resultados possibilitaram apontar que PABC-Pattern teve uma boa aceitação como abordagem para codificar e compartilhar o conhecimento e que os profissionais da indústria recomendariam sua utilização na empresa em que trabalham.The knowledge acquired by the members of a software organization is one of its most important assets. Therefore, the proper management of this knowledge has become a real need in the software development industry. The capture of lessons learned has become a practice developed by some of these organizations in order to manage and transfer knowledge. One of the most common approaches to encourage knowledge transfer is codification. Knowledge codification can facilitate the storage of lessons learned for a future usage. This MA research aims at elaborating a strategy to facilitate the codification of lessons learned in software organizations, consequently promoting this practice. The strategy was denominated PABC-Pattern, and three studies were developed: the first compared the approach initially called ABC-Pattern with another visual approach the Mind Map; the second compared the ABC-Pattern with the codification structure supported by the ACKNOWLEDGE tool. Results from the first study indicated that the participants had a preference in using the ABC-Pattern approach due to its usage and utility. For this preference, it follows some of the reasons identified: a) more codification details; b) a more detailed description of the knowledge s scenario which is more clarifying; c) the possibility of acquiring more information with less effort; and d) the possibility of describing both the problem and solution. The main contribution for the second study were the improvement suggestions for the ABC-Pattern, in which enabled an evolution of the strategy. The second version of the strategy was denominated PABC-Pattern and was experimentally evaluated by a third study, in an observational study, with the help of the Technology Information professionals. The results showed that PABC-Pattern found good acceptance as an approach to codify and share knowledge, and also that industry professionals would recommend its usage where they workCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaConte, Tayana Uchôahttp://lattes.cnpq.br/6682919653508224Rabelo, Jacilane de Holandahttp://lattes.cnpq.br/12862046516397552015-04-11T14:03:00Z2014-08-072013-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRABELO, Jacilane de Holanda. Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-11T14:29:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-11T14:29:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
Pabc-pattern: a strategy to codify lessons learned in software organizations
title Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
spellingShingle Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
Rabelo, Jacilane de Holanda
Gerência do conhecimento
Ativo de conhecimento
Codificação do conhecimento
Lição aprendida
Estudo qualitativo
Knowledge management
Knowledge asset
Knowledge codification
Lesson learned
Qualitative study
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
title_short Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
title_full Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
title_fullStr Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
title_full_unstemmed Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
title_sort Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
author Rabelo, Jacilane de Holanda
author_facet Rabelo, Jacilane de Holanda
http://lattes.cnpq.br/1286204651639755
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1286204651639755
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conte, Tayana Uchôa
http://lattes.cnpq.br/6682919653508224
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Jacilane de Holanda
http://lattes.cnpq.br/1286204651639755
dc.subject.por.fl_str_mv Gerência do conhecimento
Ativo de conhecimento
Codificação do conhecimento
Lição aprendida
Estudo qualitativo
Knowledge management
Knowledge asset
Knowledge codification
Lesson learned
Qualitative study
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
topic Gerência do conhecimento
Ativo de conhecimento
Codificação do conhecimento
Lição aprendida
Estudo qualitativo
Knowledge management
Knowledge asset
Knowledge codification
Lesson learned
Qualitative study
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description O conhecimento adquirido pelos membros de uma organização de software é um dos seus ativos mais importantes. A gestão adequada deste conhecimento tornou-se uma necessidade real na indústria de desenvolvimento de software. A coleta de lições aprendidas é uma das práticas utilizadas por parte dessas organizações para gerenciar e transferir o conhecimento. Uma das abordagens para incentivar a transferência de conhecimento é a codificação. A codificação do conhecimento pode facilitar o registro das lições aprendidas para sua consulta posterior. O objetivo desta pesquisa de mestrado é elaborar uma estratégia para facilitar a codificação das lições aprendidas em organizações de software, de modo a incentivar esta prática. A estratégia foi nomeada PABC-Pattern. Foram realizados três estudos: o primeiro comparou a abordagem inicialmente chamada ABC-Pattern com outra abordagem visual, o Mapa Mental; o segundo comparou a abordagem ABC-Pattern com a estrutura de codificação apoiada pela ferramenta ACKNOWLEDGE. Os resultados do primeiro estudo indicaram que os participantes tinham uma preferência em utilizar a abordagem ABC-Pattern, devido à sua facilidade de uso e utilidade. Foram identificadas algumas das razões para essa preferência: a) mais detalhes de codificação; b) uma descrição mais detalhada do cenário do conhecimento, que é mais esclarecedora, c) a possibilidade de adquirir mais informações com menos esforço, e d) a possibilidade de descrever tanto o problema e a solução. A principal contribuição do segundo estudo foram as sugestões de melhoria para ABC-Pattern que possibilitaram uma evolução da estratégia. A segunda versão da estratégia foi chamada de PABC-Pattern e foi avaliada experimentalmente através de um terceiro estudo, dessa vez de observação, com profissionais da área de Tecnologia da Informação. Os resultados possibilitaram apontar que PABC-Pattern teve uma boa aceitação como abordagem para codificar e compartilhar o conhecimento e que os profissionais da indústria recomendariam sua utilização na empresa em que trabalham.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
2014-08-07
2015-04-11T14:03:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RABELO, Jacilane de Holanda. Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2929
identifier_str_mv RABELO, Jacilane de Holanda. Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234184908734464