Por uma Geografia Indígena: uma análise do ensino de Geografia nas Licenciaturas Indígenas Interculturais da Universidade Federal do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Fontes, Thaline Ferreira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8805569410240701
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5244
Resumo: A educação indígena é hoje uma realidade em muitos municípios e escolas diferenciadas pelo Brasil, porém para implementá-la definitivamente a formação de professores é imprescindível. Uma formação também diferenciada para assegurar os direitos em leis estabelecidas. Com isso a partir de 2005 com a abertura do edital PROLIND para as Instituições Federais e Estaduais, criaram-se no Brasil 26 cursos de Licenciaturas Indígenas Interculturais, sendo duas dessas realizadas na Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Diante disso, a pesquisa buscou analisar os componentes geográficos desenvolvidos pelos professores nestes cursos, como instrumento para entendê-la como princípio de autonomia e conhecimento do território. Todos os cursos nasceram de uma demanda dos povos indígenas e principalmente por lideranças e professores das escolas indígenas diferenciadas ou não, visando uma educação indígena superior própria e principalmente, construída por eles e para eles. Nos procedimentos metodológicos constam levantamentos de fontes primárias com trabalho de campo, entrevistas abertas, observação participante e secundárias, com análise documental dos projetos pedagógicos e todo o processo de construção e metodologia da dissertação foi elaborada a partir do mapa conceitual, respondendo aos objetivos que norteiam a dissertação. Discute-se como foi o processo de construção dos cursos e o trabalho realizado por eles a partir das metodologias desenvolvidas por cada um e como tornam-se um diferencial para a construção de uma Educação Indígena Superior ou Educação Superior Indígena. A construção de uma discussão sobre Educação Indígena Superior que é construída pelos estudantes indígenas, onde se trabalha os conhecimentos tradicionais e ocidentais juntos e Educação Superior Indígena onde somente é trabalhado o conhecimento Ocidental não valorizando os conhecimentos tradicionais, para o entendimento da educação diferenciada no país que ainda continua sendo colonizadora. O que é a geografia então para o indígena? É um conhecimento sobre o espaço/território sem divisões, sem dicotomia, é integrado, é o Homem e a Natureza, porém muitas vezes a escola indígena influenciada pela ciência ocidental, continua a insistir na dicotomia com os não indígenas dividindo os conhecimentos. Na concepção indígena isso não acontece. O espaço onde interage homem e natureza, onde não pode ser dissociado. Desta forma, poucos conseguem desenvolver a definição ocidental de geografia, e mesmo com visões e concepções diferentes são os povos indígenas que conseguem fazê-lo e não a sociedade que continua separando.
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spelling Por uma Geografia Indígena: uma análise do ensino de Geografia nas Licenciaturas Indígenas Interculturais da Universidade Federal do AmazonasEnsino de GeografiaEstudante indígenaEducação Superior IndígenaCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA REGIONALA educação indígena é hoje uma realidade em muitos municípios e escolas diferenciadas pelo Brasil, porém para implementá-la definitivamente a formação de professores é imprescindível. Uma formação também diferenciada para assegurar os direitos em leis estabelecidas. Com isso a partir de 2005 com a abertura do edital PROLIND para as Instituições Federais e Estaduais, criaram-se no Brasil 26 cursos de Licenciaturas Indígenas Interculturais, sendo duas dessas realizadas na Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Diante disso, a pesquisa buscou analisar os componentes geográficos desenvolvidos pelos professores nestes cursos, como instrumento para entendê-la como princípio de autonomia e conhecimento do território. Todos os cursos nasceram de uma demanda dos povos indígenas e principalmente por lideranças e professores das escolas indígenas diferenciadas ou não, visando uma educação indígena superior própria e principalmente, construída por eles e para eles. Nos procedimentos metodológicos constam levantamentos de fontes primárias com trabalho de campo, entrevistas abertas, observação participante e secundárias, com análise documental dos projetos pedagógicos e todo o processo de construção e metodologia da dissertação foi elaborada a partir do mapa conceitual, respondendo aos objetivos que norteiam a dissertação. Discute-se como foi o processo de construção dos cursos e o trabalho realizado por eles a partir das metodologias desenvolvidas por cada um e como tornam-se um diferencial para a construção de uma Educação Indígena Superior ou Educação Superior Indígena. A construção de uma discussão sobre Educação Indígena Superior que é construída pelos estudantes indígenas, onde se trabalha os conhecimentos tradicionais e ocidentais juntos e Educação Superior Indígena onde somente é trabalhado o conhecimento Ocidental não valorizando os conhecimentos tradicionais, para o entendimento da educação diferenciada no país que ainda continua sendo colonizadora. O que é a geografia então para o indígena? É um conhecimento sobre o espaço/território sem divisões, sem dicotomia, é integrado, é o Homem e a Natureza, porém muitas vezes a escola indígena influenciada pela ciência ocidental, continua a insistir na dicotomia com os não indígenas dividindo os conhecimentos. Na concepção indígena isso não acontece. O espaço onde interage homem e natureza, onde não pode ser dissociado. Desta forma, poucos conseguem desenvolver a definição ocidental de geografia, e mesmo com visões e concepções diferentes são os povos indígenas que conseguem fazê-lo e não a sociedade que continua separando.La educación indígena es ya una realidad en muchos municipios y escuelas diferenciadas por Brasil, pero ponerlo en práctica sin duda la formación de los maestros es esencial. La capacitación también es diferenciada para garantizar los derechos de las leyes establecidas. Así, desde el año 2005 con la apertura de notificación PROLIND a los Gobiernos Federal y las instituciones del Estado fueron creados en Brasil 26 Pregrado Indígena Intercultural, dos de los detenidos en la Universidad Federal del Amazonas - UFAM. Por lo tanto, se buscó analizar los componentes geográficos desarrollados por los profesores en estos cursos como una herramienta para entenderlo como un principio de autonomía y el conocimiento del territorio. Todos los cursos nacieron de una demanda de los pueblos indígenas y en especial por los líderes y maestros de diferentes escuelas indígenas o no, con miras a una mayor sí y construido principalmente por ellos y para ellos la educación indígena. Los procedimientos metodológicos son cuadros de las fuentes primarias con el trabajo de campo, entrevistas abiertas, observación participante y secundaria con el análisis documental de los proyectos pedagógicos y el proceso de construcción y la metodología de la disertación fue desarrollado a partir del mapa conceptual, el cumplimiento de los objetivos que guían la disertación. Se discute cómo fue el proceso de creación de cursos y el trabajo realizado por éstos de metodologías desarrolladas por cada uno y cómo llegar a ser un diferenciador para la construcción de una Educación Indígena Superior y Educación Superior Indígena. La construcción de una discusión de Educación Indígena Superior que es construido por los estudiantes indígenas, en las que trabajan los conocimientos tradicionales y el occidental juntas y Educación Superior Indígena que sólo está trabajando el conocimiento occidental no valorar los conocimientos tradicionales a la comprensión de la educación diferenciada en el país que sigue siendo la colonización. ¿Cuál es entonces la geografía de los indígenas? Es un conocimiento del espacio / territorio sin divisiones, sin que se integra dicotomía, es el hombre y la naturaleza, pero a menudo la escuela indígena influenciado por la ciencia occidental sigue insistiendo en la dicotomía con los indios no compartir el conocimiento. En el diseño indígena no lo hace. El espacio donde interactúa hombre y la naturaleza, que no se pueden separar. Por lo tanto, algunos pueden desarrollar la definición occidental de la geografía, e incluso con puntos de vista y conceptos diferentes son las personas indígenas que pueden hacerlo y no a la sociedad que sigue separando.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaFaria, Ivani Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/9910677483036522Fontes, Thaline Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/88055694102407012016-11-23T14:23:27Z2016-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONTES, Mônica Ferreira. Por uma Geografia Indígena: uma análise do ensino de Geografia nas Licenciaturas Indígenas Interculturais da Universidade Federal do Amazonas. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-11-24T05:03:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-11-24T05:03:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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