A escola e os embates da intelectualização e das inovações tecnológicas no habitus do trabalho camponês amazônica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Costa, Elinaldo Ferreira da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0066608699582010, https://orcid.org/0000-0003-0687-4940
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8224
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa intitulada “A Escola e os embates da Intelectualização e das Inovações Tecnológicas no Habitus do Trabalho Camponês Amazônico”, desenvolvida no povoado da Costa da Conceição, município de Itacoatiara no Estado do Amazonas, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vinculado à linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, articulado ao núcleo temático de Educação, Culturas e Desafios Amazônicos. A pesquisa foi norteada pelo questionamento: diante do processo globalizante no contexto Amazônico, qual é o papel da escola frente aos embates da intelectualização e das inovações tecnológicas no habitus do trabalho na Comunidade camponesa Costa da Conceição no Município de Itacoatiara? A pesquisa teve como objetivo geral, conhecer o papel da escola frente os embates das inovações e da intelectualização nos habitus do trabalho na comunidade camponesa Costa da Conceição no Município de Itacoatiara. Orientada por três objetivos específicos: 1) mapear os habitus de trabalho presentes no entorno da Escola Estadual Anília Nogueira da Silva na comunidade camponesa Costa da Conceição, 2) diagnosticar a relação entre o modus vivendi no trabalho e a Inserção de novas técnicas no meio camponês da comunidade Costa da Conceição; e 3) dissertar a potencialidade da Escola frente às novas técnicas e os embates destas no habitus do trabalho. As principais fontes de informações empíricas foram às entrevistas semiestruturadas, que no decorrer da pesquisa de campo, foram realizadas e os dados coletados. Apoiou-se nos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental em uma abordagem dialética. Adotou-se como categorias empíricas o Trabalho, o Conhecimento Tradicional e o Modus Vivendi. A pesquisa permitiu concluir, a reestruturação produtiva empreendida na fábrica avança sobre os mundos do trabalho, influenciando as organizações sociais e o Estado, afirmamos que o trabalhador camponês está inserido nesse contexto. Na comunidade identificamos que as essas relações são construídas com base no modus de vida do sujeito, onde a Pedagogia das Águas emerge como mediadora das relações de trabalho e aprendizagem, com destaque para o trabalho das crianças como princípio educativo, frente a essas questões é preciso modificar essa relação escola e comunidade pois se a escola adentra no mundo do trabalho, a relação trabalho e educação poderá fazer com que a escola cresça e se fortaleça e os conhecimentos tradicionais podem subsidiar os conhecimentos científicos, os conteúdos que são passados na escola sem as pessoas saberem o porquê, onde a escola possa aproveitar os conhecimentos empíricos construídos para subsidiar os conhecimentos científicos trabalhados na escola.
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spelling A escola e os embates da intelectualização e das inovações tecnológicas no habitus do trabalho camponês amazônicaSchool and the fight of intellectualization and technological innovations in the habitus of Amazonian peasant workLa escuela y la lucha de intelectualización y las innovaciones tecnológicas en el hábito del trabajo campesino amazónicoEducação do CampoTrabalho e aprendizagemPedagogia das ÁguasComunidade Costa da ConceiçãoInovações tecnológicasCIÊNCIAS HUMANASTrabalhoConhecimento TradicionalModus VivendiEducaçãoEste trabalho é resultado da pesquisa intitulada “A Escola e os embates da Intelectualização e das Inovações Tecnológicas no Habitus do Trabalho Camponês Amazônico”, desenvolvida no povoado da Costa da Conceição, município de Itacoatiara no Estado do Amazonas, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vinculado à linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, articulado ao núcleo temático de Educação, Culturas e Desafios Amazônicos. A pesquisa foi norteada pelo questionamento: diante do processo globalizante no contexto Amazônico, qual é o papel da escola frente aos embates da intelectualização e das inovações tecnológicas no habitus do trabalho na Comunidade camponesa Costa da Conceição no Município de Itacoatiara? A pesquisa teve como objetivo geral, conhecer o papel da escola frente os embates das inovações e da intelectualização nos habitus do trabalho na comunidade camponesa Costa da Conceição no Município de Itacoatiara. Orientada por três objetivos específicos: 1) mapear os habitus de trabalho presentes no entorno da Escola Estadual Anília Nogueira da Silva na comunidade camponesa Costa da Conceição, 2) diagnosticar a relação entre o modus vivendi no trabalho e a Inserção de novas técnicas no meio camponês da comunidade Costa da Conceição; e 3) dissertar a potencialidade da Escola frente às novas técnicas e os embates destas no habitus do trabalho. As principais fontes de informações empíricas foram às entrevistas semiestruturadas, que no decorrer da pesquisa de campo, foram realizadas e os dados coletados. Apoiou-se nos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental em uma abordagem dialética. Adotou-se como categorias empíricas o Trabalho, o Conhecimento Tradicional e o Modus Vivendi. A pesquisa permitiu concluir, a reestruturação produtiva empreendida na fábrica avança sobre os mundos do trabalho, influenciando as organizações sociais e o Estado, afirmamos que o trabalhador camponês está inserido nesse contexto. Na comunidade identificamos que as essas relações são construídas com base no modus de vida do sujeito, onde a Pedagogia das Águas emerge como mediadora das relações de trabalho e aprendizagem, com destaque para o trabalho das crianças como princípio educativo, frente a essas questões é preciso modificar essa relação escola e comunidade pois se a escola adentra no mundo do trabalho, a relação trabalho e educação poderá fazer com que a escola cresça e se fortaleça e os conhecimentos tradicionais podem subsidiar os conhecimentos científicos, os conteúdos que são passados na escola sem as pessoas saberem o porquê, onde a escola possa aproveitar os conhecimentos empíricos construídos para subsidiar os conhecimentos científicos trabalhados na escola.This work is the result of a research entitled “The School and the clashes of Intellectualization and Technological Innovations in the Habitus of Peasant Amazon Work”, developed in the village of Costa da Conceição, municipality of Itacoatiara in the State of Amazonas, in the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Amazonas, linked to the line of Education, Public Policies and Regional Development, linked to the thematic nucleus of Education, Cultures and Amazonian Challenges. The research was guided by the question: before the globalizing process in the Amazon context, what is the role of the school in the face of the clashes of intellectualization and technological innovations in the habitus of work in the peasant community Costa da Conceição in the municipality of Itacoatiara? The research had as general objective, to know the role of the school in the face of the clashes of innovations and intellectualization in the habitus of work in the peasant community Costa da Conceição in the Municipality of Itacoatiara. Guided by three specific objectives: 1) to map the working habituses present in the surroundings of the Anília Nogueira da Silva State School in the peasant community Costa da Conceição, 2) to diagnose the relationship between modus vivendi at work and the insertion of new techniques in the peasant environment the Costa da Conceição community; and 3) to talk about the School's potential in the face of new techniques and their clashes in the habitus of work. The main sources of empirical information were the semi-structured interviews, which were carried out during the field research and the data were collected. It was supported by the methodological procedures of bibliographic and documentary research in a dialectical approach. Empirical categories were adopted as Work, Traditional Knowledge and Modus Vivendi. The research allowed to conclude, the productive restructuring undertaken in the factory is advancing on the worlds of work, influencing social organizations and the State, we affirm that the peasant worker is inserted in this context. In the community, we identified that these relationships are built based on the subject's modus of life, where Pedagogy of Waters emerges as a mediator of work and learning relationships, with emphasis on children's work as an educational principle. modify this relationship between school and community because if the school enters the world of work, the relationship between work and education can make the school grow and strengthen and traditional knowledge can subsidize scientific knowledge, the contents that are passed on at school without the people know why, where the school can take advantage of the empirical knowledge built to subsidize the scientific knowledge worked in the school.Este trabajo es el resultado de una investigación titulada “La escuela y los enfrentamientos de la intelectualización y las innovaciones tecnológicas en el hábitat del trabajo campesino amazónico”, desarrollada en la vereda Costa da Conceição, municipio de Itacoatiara en el Estado de Amazonas, en el Postgrado Programa en Educación de la Universidad Federal de Amazonas, vinculado a la línea de Educación, Políticas Públicas y Desarrollo Regional, vinculado al núcleo temático de Educación, Culturas y Desafíos Amazónicos. La investigación se guió por la pregunta: ante el proceso de globalización en el contexto amazónico, ¿cuál es el papel de la escuela frente a los choques de intelectualización e innovaciones tecnológicas en el habitus de trabajo en la comunidad campesina Costa da Conceição en el municipio? de Itacoatiara? La investigación tuvo como objetivo general, conocer el papel de la escuela frente a los choques de innovaciones e intelectualización en el habitus de trabajo en la comunidad campesina Costa da Conceição en el Municipio de Itacoatiara. Guiado por tres objetivos específicos: 1) mapear los hábitos de trabajo presentes en los alrededores de la Escuela Estatal Anília Nogueira da Silva en la comunidad campesina Costa da Conceição, 2) diagnosticar la relación entre el modus vivendi en el trabajo y la inserción de nuevas técnicas en el ámbito campesino la comunidad de Costa da Conceição; y 3) hablar sobre el potencial de la Escuela frente a las nuevas técnicas y sus choques en el habitus de trabajo. Las principales fuentes de información empírica fueron las entrevistas semiestructuradas, que se realizaron durante la investigación de campo y se recolectaron los datos. Se apoyó en los procedimientos metodológicos de la investigación bibliográfica y documental en un enfoque dialéctico. Se adoptaron categorías empíricas como Trabajo, Conocimientos tradicionales y Modus Vivendi. La investigación permitió concluir, la reestructuración productiva emprendida en la fábrica avanza en los mundos del trabajo, incidiendo en las organizaciones sociales y el Estado, afirmamos que el trabajador campesino se inserta en este contexto. En la comunidad, identificamos que estas relaciones se construyen a partir del modo de vida del sujeto, donde la Pedagogía de las Aguas surge como mediadora de las relaciones de trabajo y aprendizaje, con énfasis en el trabajo de los niños como principio educativo. Modificar esta relación entre escuela y comunidad. porque si la escuela ingresa al mundo laboral, la relación entre trabajo y educación puede hacer crecer y fortalecer la escuela y los conocimientos tradicionales pueden subsidiar el conocimiento científico, los contenidos que se transmiten en la escuela sin que la gente sepa por qué, a dónde puede llevar la escuela aprovechamiento del conocimiento empírico construido para subsidiar el conocimiento científico trabajado en la escuela.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasCNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoParabéns pelo trabalho.a TEDE é intuitiva e fácil de manuseioUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Zientarski, Claricehttp://lattes.cnpq.br/4673553941111789Borges, Heloisa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333Oliveira, Selma Suely Baçal dehttp://lattes.cnpq.br/5050471052673175Costa, Elinaldo Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/0066608699582010https://orcid.org/0000-0003-0687-49402021-04-17T01:20:33Z2020-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Elinaldo Ferreira da. A escola e os embates da intelectualização e das inovações tecnológicas no habitus do trabalho camponês amazônica. 2020. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8224porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-07-05T20:15:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-07-05T20:15:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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