O livro didático e a literatura da Amazônia brasileira: discussões sobre uma ausência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Souza, Norma Sandra Teixeira de Melo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0163837155156881, https://orcid.org/0000-0001-5793-8268
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8506
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado realizou uma investigação sobre o lugar reservado à literatura da Amazônia brasileira nos livros didáticos de língua portuguesa, tendo como universo de amostragem as coleções aprovadas pelo PNLD para o ensino médio nos anos de 2015 e 2018 (não vinculadas à BNCC nem ao novo Ensino Médio), adotadas em duas escolas públicas estaduais do Amazonas. A pesquisa verificou como se deu a escolha dos livros que compõem as coleções aprovadas para o Ensino Médio nas escolas selecionadas, além de dimensionar o uso efetivo desses livros na dinâmica de ensino/aprendizagem. Como parte da pesquisa de campo, analisou-se os discursos dos professores a respeito do livro didático, da literatura produzida na Amazônia brasileira e das práticas pedagógicas daí resultantes. Constatada a total ausência da literatura amazônica nesses livros, emerge a pergunta: por que os autores de obras didáticas não obedecem à legislação pertinente ao livro didático no que diz respeito à valorização das regionalidades? Entre as razões poderiam ser apontadas para o problema, emergem a centralidade dos autores no Sul e Sudeste do país, impedindo uma maior diversidade de olhares; o apagamento das “regionalidades” nas provas do ENEM sob a alegação de se buscar assuntos de interesse nacional e o excessivo apego dos autores de obras didáticas às periodizações, nas quais só há lugar para autores considerados canônicos, em especial os que se situam nos grandes centros, negando visibilidade aos que se situam nas demais regiões. A pesquisa visa contribuir para a investigação dos estudos literários, somando-se aos trabalhos existentes, e ampliando o olhar de estudantes, professores e pesquisadores sobre a questão do livro didático em sua relação com a literatura.
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Como parte da pesquisa de campo, analisou-se os discursos dos professores a respeito do livro didático, da literatura produzida na Amazônia brasileira e das práticas pedagógicas daí resultantes. Constatada a total ausência da literatura amazônica nesses livros, emerge a pergunta: por que os autores de obras didáticas não obedecem à legislação pertinente ao livro didático no que diz respeito à valorização das regionalidades? Entre as razões poderiam ser apontadas para o problema, emergem a centralidade dos autores no Sul e Sudeste do país, impedindo uma maior diversidade de olhares; o apagamento das “regionalidades” nas provas do ENEM sob a alegação de se buscar assuntos de interesse nacional e o excessivo apego dos autores de obras didáticas às periodizações, nas quais só há lugar para autores considerados canônicos, em especial os que se situam nos grandes centros, negando visibilidade aos que se situam nas demais regiões. A pesquisa visa contribuir para a investigação dos estudos literários, somando-se aos trabalhos existentes, e ampliando o olhar de estudantes, professores e pesquisadores sobre a questão do livro didático em sua relação com a literatura.La presente disertación de maestría realizada una investigación sobre el lugar reservado a la literatura amazónica brasileña en los libros didácticos de la lengua portuguesa, teniendo como un universo de muestra las colecciones aprobadas por el PNLD para enseñanza media en los años de 2015 y 2018, ((no vinculado a BNCC o la nueva enseñanza media), adoptadas en dos escuelas públicas del estado de Amazonas. La investigación comprueba como la elección de los libros que componen las colecciones aprobadas para la enseñanza media en escuelas seleccionadas, además de medir el uso efectivo de estos libros en la dinámica de enseñanza/aprendizaje. Como parte de la investigación de campo, se analizan los discursos de los profesores obtenidos en investigaciones de campo sobre los libros didácticos, de la literatura producida em la Amazonia Brasileña, y sus prácticas pedagógicas. Confirmada la ausencia total de la Literatura amazónica en estos libros, surge la pregunta: ¿por qué sus autores de obras didácticas no cumplen con la legislación relativa al libro didáctico en lo que respecta a la valoración de racionalidades? Entre las diversas razones que podrían señalarse para el problema, emergen la centralidad de los autores en el sur y sureste del país, impidiendo una mayor diversidad de miradas; la supresión de "racionalidades" en las pruebas ENEM, son la afirmación de que buscan temas de interés nacional; y el excesivo apego que los autores de las obras didácticos, las periodizaciones, en las que sólo hay lugar para los autores considerados canónicos, y en especial los se ubican en las grandes ciudades, negando visibilidad a las demás regiones. La busca intenta contribuir para la investigación de los estudios literarios, incluyendo a los trabajos ya existentes, y ampliando la mirada de los estudiantes, profesores e investigadores sobre la cuestión del libro didáctico en su relación con la literatura.*Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasAlbuquerque, Gabriel Arcanjo Santos dehttp://lattes.cnpq.br/0632488092860482Oliveira, Fernando Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/7112621592674917Monteiro, Marta de Faria e Cunhahttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193Souza, Norma Sandra Teixeira de Melohttp://lattes.cnpq.br/0163837155156881https://orcid.org/0000-0001-5793-82682021-10-26T17:15:20Z2021-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Norma Sandra Teixeira de Melo. O livro didático e a literatura da Amazônia brasileira: discussões sobre uma ausência. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8506porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-27T05:03:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-27T05:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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