A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Teixeira, André Lopes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1077043542880111
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto ciclos, respectivamente, além de também trazer uma proposta de ensino para os Números Complexos, sendo ensinados através da sua história e das equações do 3o grau, no terceiro ano do ensino médio. Para tal, apresentamos um apanhado da história das equações algébricas do 1o até o 4o grau para que possamos usar como base para o nosso roteiro de aula, e também como fonte de consulta. Assim, sugerimos um roteiro para o ensino das equações do 1o e 2o graus e também para o ensino dos Números complexos, utilizando como ferramenta, no primeiro caso, a História da matemática e os exercícios problemas e, no segundo, a História da Matemática e as equações do 3o grau. Os principais objetivos desses roteiros e o porquê de se ensinar os referidos assuntos dessa forma são detalhados neste trabalho.
id UFAM_a9af18d3a3a87e24e7bda33c56c2879e
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6577
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º grausHistória da MatemáticaEquaçõesComplexosRaízesHistory of MathematicsEquationsCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto ciclos, respectivamente, além de também trazer uma proposta de ensino para os Números Complexos, sendo ensinados através da sua história e das equações do 3o grau, no terceiro ano do ensino médio. Para tal, apresentamos um apanhado da história das equações algébricas do 1o até o 4o grau para que possamos usar como base para o nosso roteiro de aula, e também como fonte de consulta. Assim, sugerimos um roteiro para o ensino das equações do 1o e 2o graus e também para o ensino dos Números complexos, utilizando como ferramenta, no primeiro caso, a História da matemática e os exercícios problemas e, no segundo, a História da Matemática e as equações do 3o grau. Os principais objetivos desses roteiros e o porquê de se ensinar os referidos assuntos dessa forma são detalhados neste trabalho.The purpose of this paper is to present the importance of the History of Mathematics and of the exercises in the teaching of algebraic equations in particular, being used as a teaching tool for the 1st and 2nd degree equations that are taught in the third and fourth cycles respectively, In addition to bringing a proposal of teaching to the Complex Numbers, being taught through its history and the equations of the third degree, in the third year of high school. To do this, we present a history of the algebraic equations from 1st to 4th grade so that we can use as a basis for our lesson script, and also as a source of inquiry. Thus, we suggest a script for the teaching of the 1st and 2nd grade equations and also for the teaching of complex numbers, using as a tool, in the first case, the History of Mathematics and the Problem Exercises, and in the second, the History of Mathematics and The equations of the third degree. The main objectives of these scripts and why they teach those subjects in this way are detailed in this work.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaCabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Prata, Roberto Antônio CordeiroAlmeida, Kelly Alves MarãesTeixeira, André Lopeshttp://lattes.cnpq.br/10770435428801112018-09-11T12:57:13Z2017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, André Lopes. A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-13T14:06:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-13T14:06:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
title A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
spellingShingle A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
Teixeira, André Lopes
História da Matemática
Equações
Complexos
Raízes
History of Mathematics
Equations
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
title_full A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
title_fullStr A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
title_full_unstemmed A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
title_sort A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
author Teixeira, André Lopes
author_facet Teixeira, André Lopes
http://lattes.cnpq.br/1077043542880111
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1077043542880111
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Valtemir Martins
http://lattes.cnpq.br/9865165503190305
Prata, Roberto Antônio Cordeiro
Almeida, Kelly Alves Marães
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, André Lopes
http://lattes.cnpq.br/1077043542880111
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Equações
Complexos
Raízes
History of Mathematics
Equations
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic História da Matemática
Equações
Complexos
Raízes
History of Mathematics
Equations
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto ciclos, respectivamente, além de também trazer uma proposta de ensino para os Números Complexos, sendo ensinados através da sua história e das equações do 3o grau, no terceiro ano do ensino médio. Para tal, apresentamos um apanhado da história das equações algébricas do 1o até o 4o grau para que possamos usar como base para o nosso roteiro de aula, e também como fonte de consulta. Assim, sugerimos um roteiro para o ensino das equações do 1o e 2o graus e também para o ensino dos Números complexos, utilizando como ferramenta, no primeiro caso, a História da matemática e os exercícios problemas e, no segundo, a História da Matemática e as equações do 3o grau. Os principais objetivos desses roteiros e o porquê de se ensinar os referidos assuntos dessa forma são detalhados neste trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
2018-09-11T12:57:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, André Lopes. A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577
identifier_str_mv TEIXEIRA, André Lopes. A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040497025351680