Vivências de prazer-sofrimento de professores que atuam em Educação Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Lima, Perla Alves Martins
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3951151870351801
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
BR
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3357
Resumo: A presente dissertação enfoca as vivências de prazer-sofrimento de professores que atuam com educação inclusiva na cidade de Manaus. Tendo como objetivo geral compreender as vivências de prazer-sofrimento de professores que atuam com educação inclusiva em Manaus a partir da análise dos processos psicodinâmicos do trabalhar. E os objetivos específicos da pesquisa foram: caracterizar a organização do trabalho dos professores que atuam com educação inclusiva; reconhecer o sofrimento no trabalhar; sinalizar os agravantes de sofrimento, as estratégias de defesa e as possíveis patologias de trabalho; identificar a mobilização subjetiva e os fatores que contribuem para a transformação do sofrimento; contribuir para uma reflexão acerca do trabalhar no contexto da educação inclusiva. Utilizou-se metodologia de natureza qualitativa, segundo os aportes teóricos da psicodinâmica do trabalho, em que a escuta e a elaboração leva a uma mobilização de mudanças e transformações. Os participantes que compuseram a pesquisa foram vinte e cinco professores que atuam com educação inclusiva no sistema de ensino municipal de Manaus. Do total, cinco são homens e vinte são mulheres. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de uma escola municipal localizada na zona centro-oeste de Manaus. Foram realizadas oficinas de escuta clínica do sofrimento, fundamentadas na teoria psicodinâmica do trabalho, em que foi proposta a discussão das vivências subjetivas no trabalho. A fala foi compartilhada no coletivo de trabalhadores e a escuta foi pautada nas vivências de trabalho. Utilizou-se gravador como instrumento e os dados das sessões foram transcritos e adotou-se a sistemática da Análise de Teoria Fundamentada ATF (GroundedTheory), adaptada por Moraes (2010), utilizando-a especificamente como técnica de análise. As falas foram organizadas nos seguintes eixos de análise: Organização do trabalho e o processo do trabalhar; Agravantes do sofrimento, sinais e sintomas de adoecimento; Processos de subversão do sofrimento: mobilização subjetiva, cooperação e reconhecimento. As categorias foram comparadas entre si, conduzindo aos eixos de análise, articulando os dados com o referencial teórico. A partir deste estudo, concluiu-se que a falta de um espaço de discussão configurou a queixa inicial dos professores e a partir dos encontros foi favorecida a formação de um coletivo em que o sentimento de pertencer ao grupo foi construído. O estudo evidenciou as contradições entre trabalho prescrito e o real, principalmente ao se tratar da legislação do processo de educação inclusiva e da prática deste professor ao receber uma criança com deficiência. Uma vez que não encontram condições favoráveis para realizar o trabalho e a falta de prescrição é um dos principais norteadores deste trabalho. Pode-se depreender que houve um processo de transformação no discurso e na ação destes professores. A partir dos encontros e com a possibilidade de discussões entre os professores, houve uma transformação deste posicionamento em prol de uma responsabilidade conjunta, uma identificação no sentido de assumir a inclusão como uma ação no seu fazer a partir da mobilização e de cooperação. Assim, foi possível compreender as relações entre o trabalhador e a organização do trabalho, em como as mediações e ações dos mesmos em prol de transformações do trabalho. Neste sentido, este estudo contribuiu a um saber de como se dá esta transformação do sujeito pelo trabalho e como ocorre a mobilização a este fazer.
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E os objetivos específicos da pesquisa foram: caracterizar a organização do trabalho dos professores que atuam com educação inclusiva; reconhecer o sofrimento no trabalhar; sinalizar os agravantes de sofrimento, as estratégias de defesa e as possíveis patologias de trabalho; identificar a mobilização subjetiva e os fatores que contribuem para a transformação do sofrimento; contribuir para uma reflexão acerca do trabalhar no contexto da educação inclusiva. Utilizou-se metodologia de natureza qualitativa, segundo os aportes teóricos da psicodinâmica do trabalho, em que a escuta e a elaboração leva a uma mobilização de mudanças e transformações. Os participantes que compuseram a pesquisa foram vinte e cinco professores que atuam com educação inclusiva no sistema de ensino municipal de Manaus. Do total, cinco são homens e vinte são mulheres. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de uma escola municipal localizada na zona centro-oeste de Manaus. Foram realizadas oficinas de escuta clínica do sofrimento, fundamentadas na teoria psicodinâmica do trabalho, em que foi proposta a discussão das vivências subjetivas no trabalho. A fala foi compartilhada no coletivo de trabalhadores e a escuta foi pautada nas vivências de trabalho. Utilizou-se gravador como instrumento e os dados das sessões foram transcritos e adotou-se a sistemática da Análise de Teoria Fundamentada ATF (GroundedTheory), adaptada por Moraes (2010), utilizando-a especificamente como técnica de análise. As falas foram organizadas nos seguintes eixos de análise: Organização do trabalho e o processo do trabalhar; Agravantes do sofrimento, sinais e sintomas de adoecimento; Processos de subversão do sofrimento: mobilização subjetiva, cooperação e reconhecimento. As categorias foram comparadas entre si, conduzindo aos eixos de análise, articulando os dados com o referencial teórico. A partir deste estudo, concluiu-se que a falta de um espaço de discussão configurou a queixa inicial dos professores e a partir dos encontros foi favorecida a formação de um coletivo em que o sentimento de pertencer ao grupo foi construído. O estudo evidenciou as contradições entre trabalho prescrito e o real, principalmente ao se tratar da legislação do processo de educação inclusiva e da prática deste professor ao receber uma criança com deficiência. Uma vez que não encontram condições favoráveis para realizar o trabalho e a falta de prescrição é um dos principais norteadores deste trabalho. Pode-se depreender que houve um processo de transformação no discurso e na ação destes professores. A partir dos encontros e com a possibilidade de discussões entre os professores, houve uma transformação deste posicionamento em prol de uma responsabilidade conjunta, uma identificação no sentido de assumir a inclusão como uma ação no seu fazer a partir da mobilização e de cooperação. Assim, foi possível compreender as relações entre o trabalhador e a organização do trabalho, em como as mediações e ações dos mesmos em prol de transformações do trabalho. Neste sentido, este estudo contribuiu a um saber de como se dá esta transformação do sujeito pelo trabalho e como ocorre a mobilização a este fazer.This dissertation focuses on the pleasure-pain of teachers who work with inclusive education in the city of Manaus. Aiming to understand the general pleasure-suffering teachers who work with inclusive education in Manaus from the analysis of the psychodynamic processes work. And the specific objectives of the research were: to characterize the organization of the work of teachers who work in inclusive education; recognize the suffering in the work; aggravating the distress signal, defense strategies and possible pathologies of work; identify the subjective mobilization and factors that contribute to the transformation of suffering; contribute to a reflection on the work in the context of inclusive education. We used a qualitative methodology, according to the theoretical contributions of psychodynamic work in that listening and preparation leads to a mobilization of change and transformation. Participants who composed the study were twenty-five teachers who work with inclusive education in the education system of municipal Manaus. Of the total, five are men and twenty women are. The research was conducted in a classroom of a public school located in the central-west of Manaus. Workshops were held listening clinic suffering, grounded in psychodynamic theory work, which was proposed in the discussion of subjective experiences at work. The speech was shared in the collective of workers and listening was based on the experiences of work. It was used as an instrument recorder and data sessions were transcribed and adopted the systematic analysis of Grounded Theory - ATF (GroundedTheory), adapted by Moraes (2010), using it specifically as technical analysis. The speeches were organized in the following lines of analysis: Work organization and work process; aggravating the suffering, signs and symptoms of illness; Processes subversion of suffering: subjective mobilization, cooperation and recognition. The categories were compared, leading to the axes of analysis, combining the data with the theoretical. From this study, it was concluded that the lack of a space for discussion configured the initial complaint from teachers and from the meetings was favored the formation of a collective in the sense of belonging was built. The study highlighted the contradictions between prescribed work and real, especially when dealing with the law of the process of inclusive education and the practice of this teacher to receive a disabled child. Since there are favorable conditions to carry out the work and the lack of limitation is one of the main guiding this work. It can be inferred that there was a transformation process in speech and action of these teachers. From the meetings and the possibility of discussions among teachers, there was a transformation of this positioning towards a joint responsibility, an identification in order to assume the inclusion as an action in your doing from the mobilization and cooperation. Thus, it was possible to understand the relationships between employee and the organization of work, as well as mediations and actions of those in favor of change in work. Thus, this study contributed to knowledge of how this transformation occurs subject and how the work is mobilizing to do this.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-Graduação em SociologiaMoraes, Rosângela Dutra dehttp://lattes.cnpq.br/2531084466034389Lima, Perla Alves Martinshttp://lattes.cnpq.br/39511518703518012015-04-22T22:03:58Z2015-04-092013-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Perla Alves Martins. Vivências de prazer-sofrimento de professores que atuam em Educação Inclusiva. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T14:25:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T14:25:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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