Possibilidades traçadas frente às fusões e aquisições: a colegialidade como um novo espaço estratégico de gestão do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Monteiro, Luciano Ralo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1609258931073675
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7125
Resumo: A tese apresentada foi intitulada como “POSSIBILIDADES TRAÇADAS: o Colegiado de Curso como Espaço Estratégico de Gestão Pedagógica do Ensino Superior Privado”. Seu resultado final foi fruto dos motes nodais e dos recentes desafios concernentes à gestão e à oferta do ensino superior privado no Brasil. A pesquisa fez uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção, caracterizado pela ausência de regras prontas ou por objetivos previamente estabelecidos. Depois de anos de crescimento, o ensino superior privado experimentou estagnação e incerteza. Os processos de fusão, incorporação e de aquisições de instituições de ensino superior privadas brasileiras por grupos estrangeiros ganharam força, exigindo que as demais passem a adotar novos modelos de gestão que se revelem suficientes e necessários para dar supedâneo às mudanças legais e mercadológicas. O propósito central do trabalho foi o de apresentar um plano móvel de gestão estratégica às instituições de ensino superior privadas que fosse simples, prático e útil para que os colegiados de curso pudessem enfrentar os desafios da concorrência crescente em um mundo cada vez mais dinâmico. Delineou-se uma proposição ”aberta” com a perspectiva de despertar os mantenedores destas organizações para a necessidade de uma gestão mais técnica, profissional, essencialmente participativa e democrática como receita de sucesso. Em tempos de reinvenção da gestão do ensino superior, somente sobreviverão àquelas organizações que adotarem um plano móvel de gestão estratégico que seja bem discutido e planejado, implementado e fomentado. A gestão do conhecimento e a esperada visão estratégica do mercado educacional, decerto poderão prospectar novos nichos e oportunidades de sobrevivência. Dessumiu-se que cada instituição de ensino superior privada possui particularidades que precisam ser bem compreendidas e solucionadas por aqueles que estejam envoltos em seus processos de gestão e planejamento. Esta atribuição não mais deve ficar a cargo dos corpos diretivos dessas corporações, mas dos colegiados de curso, que deverão estar dotados da necessária autonomia financeira que lhes garanta implementar um planejamento estratégico de qualidade, que se revele eficiente e competitivo.
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A pesquisa fez uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção, caracterizado pela ausência de regras prontas ou por objetivos previamente estabelecidos. Depois de anos de crescimento, o ensino superior privado experimentou estagnação e incerteza. Os processos de fusão, incorporação e de aquisições de instituições de ensino superior privadas brasileiras por grupos estrangeiros ganharam força, exigindo que as demais passem a adotar novos modelos de gestão que se revelem suficientes e necessários para dar supedâneo às mudanças legais e mercadológicas. O propósito central do trabalho foi o de apresentar um plano móvel de gestão estratégica às instituições de ensino superior privadas que fosse simples, prático e útil para que os colegiados de curso pudessem enfrentar os desafios da concorrência crescente em um mundo cada vez mais dinâmico. Delineou-se uma proposição ”aberta” com a perspectiva de despertar os mantenedores destas organizações para a necessidade de uma gestão mais técnica, profissional, essencialmente participativa e democrática como receita de sucesso. Em tempos de reinvenção da gestão do ensino superior, somente sobreviverão àquelas organizações que adotarem um plano móvel de gestão estratégico que seja bem discutido e planejado, implementado e fomentado. A gestão do conhecimento e a esperada visão estratégica do mercado educacional, decerto poderão prospectar novos nichos e oportunidades de sobrevivência. Dessumiu-se que cada instituição de ensino superior privada possui particularidades que precisam ser bem compreendidas e solucionadas por aqueles que estejam envoltos em seus processos de gestão e planejamento. Esta atribuição não mais deve ficar a cargo dos corpos diretivos dessas corporações, mas dos colegiados de curso, que deverão estar dotados da necessária autonomia financeira que lhes garanta implementar um planejamento estratégico de qualidade, que se revele eficiente e competitivo.The presented thesis was entitled “PLANNED POSSIBILITIES: the Course Collegiate as a Strategic Area of Pedagogical Management of Private Higher Education”. Its final result was the result of nodal themes and recent challenges regarding the management and offer of private higher education in Brazil. The research made use of the cartographic method of research-intervention, characterized by the absence of ready rules or previously established objectives. After years of growth, private higher education experienced stagnation and uncertainty. The processes of merges, incorporation and acquisition of private Brazilian higher education institutions by foreign groups have gained strength, requiring that the others adopt new management models that are sufficient and necessary to comply with legal and market changes. The main purpose of the work was to present a strategic management mobile plane private higher education institutions that was simple, practical and useful so that collegiate students could face the challenges of increasing competition in an increasingly dynamic world. An "open" proposal was drawn up with the perspective of awakening the maintainers of these organizations to the need for a more technical, professional, essentially participatory and democratic management as a recipe for success. In times of reinvention of higher education management, the only organizations that will survive will be those who adopt a mobile plane of the strategic management that is well discussed and planned, implemented and fostered. Knowledge management and the expected strategic vision of the educational market will certainly be able to prospect new niches and opportunities for survival. It has been pointed out that each private higher education institution has particularities that need to be well understood and solved by those who are involved in its management and planning processes. This assignment should no longer be the responsibility of the governing bodies of these corporations, but instead in the collegiate of course, who must be endowed with the necessary financial autonomy that guarantees them implementation strategic quality planning that is efficient and competitive.La tesis presentada fue titulada como "POSIBILIDADES TRAÇADAS: el Colegio de Curso como Espacio Estratégico de Gestión Pedagógica de la Enseñanza Superior Privada". Su resultado final fue fruto de los motos nodales y de los recientes desafíos concernientes a la gestión y la oferta de la enseñanza superior privada en Brasil. La investigación hizo uso del método cartográfico de investigaciónintervención, caracterizado por la ausencia de reglas listas o por objetivos previamente establecidos. Después de años de crecimiento, la enseñanza superior privada experimentó estancamiento e incertidumbre. Los procesos de fusión, incorporación y de adquisiciones de instituciones de enseñanza superior privadas brasileñas por grupos extranjeros ganaron fuerza, exigiendo que las demás pasen a adoptar nuevos modelos de gestión que resulten suficientes y necesarios para dar supedumbre a los cambios legales y mercadológicos. El propósito central del trabajo fue el de presentar un plan móvil de gestión estratégica a las instituciones de enseñanza superior privadas que fuera simple, práctico y útil para que los colegiados de curso pudieran enfrentar los desafíos de la competencia creciente en un mundo cada vez más dinámico. Se esbozó una propuesta "abierta" con la perspectiva de despertar a los mantenedores de estas organizaciones para la necesidad de una gestión más técnica, profesional, esencialmente participativa y democrática como ingreso de éxito. En tiempos de reinvención de la gestión de la enseñanza superior, sólo sobrevivir a aquellas organizaciones que adopten un plan móvil de gestión estratégica que sea bien discutido y planificado, implementado y fomentado. La gestión del conocimiento y la esperada visión estratégica del mercado educativo, seguramente podrán prospectar nuevos nichos y oportunidades de supervivencia. Se desprende que cada institución de enseñanza superior privada posee particularidades que necesitan ser bien comprendidas y solucionadas por aquellos que estén envueltos en sus procesos de gestión y planificación. Esta asignación no debe quedar a cargo de los cuerpos directivos de esas corporaciones, sino de los colegiados de curso, que deberán estar dotados de la necesaria autonomía financiera que les garantice implementar una planificación estratégica de calidad, que resulte eficiente y competitiva.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N137348Brito, Rosa Mendonça dehttp://lattes.cnpq.br/7467942519181644Fraga, Maria da Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/3775329772040020Souza, Maud Rejane de Castro ehttp://lattes.cnpq.br/8966791891574956Monteiro, Luciano Ralohttp://lattes.cnpq.br/16092589310736752019-05-03T17:51:49Z2018-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisimage/jpegapplication/pdfMONTEIRO, Luciano Ralo. Possibilidades traçadas frente às fusões e aquisições: a colegialidade como um novo espaço estratégico de gestão do ensino superior. 2018. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-05-04T05:04:01Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-05-04T05:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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