Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Souza, Nelly Mary Oliveira de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1732219122573685
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7877
Resumo: A presente dissertação trata de um estudo voltado a investigação sobre a prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Sebastião frente à diversidade cultural indígena existente em sala de aula, tendo em vista uma educação que deve ser voltada para a superação das desigualdades e construção de práticas pedagógicas democráticas e não preconceituosas capazes de articular educação, diferença e cidadania. Sabe-se que a diversidade cultural é a marca da composição dos grupos sociais na realidade da nossa contemporaneidade e, compreender esta diversidade é refletir sobre a representação da sociedade brasileira, sua formação, o constante fluxo migratório nos quais influenciam distintas formas de falar, expressar, sentir e os valores construídos a partir das relações sociais. De maneira específica, a pesquisa realizada identifica a necessidade de práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento das diversidades culturais existentes no contexto escolar. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa etnográfica, bibliográfica e análise de documentos. Quanto às técnicas de pesquisa, foram utilizadas observação participante em sala de aula, entrevistas com gestor, apoio pedagógico, pais de alunos e as professoras do 2º ano do ensino fundamental a fim de obtermos dados para conhecermos o universo da pesquisa. Contudo, a pesquisa favorece o entendimento de que é preciso que o professor busque estratégias reflexivas em relação a sua prática pedagógica, que contribua para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, favorecendo assim na busca de novas possibilidades de ensinar para a formação de cidadãos críticos diante da diversidade cultural existente.
id UFAM_ba77317a155914126884d9bf56ed9beb
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7877
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AMProfessores - FormaçãoPráticas pedagógicasProfessores de ensino fundamental - FormaçãoDemocratização da educaçãoEducação - Estudo e ensinoCIÊNCIAS HUMANASDiversidade culturalFormação docentePráticas pedagógicasA presente dissertação trata de um estudo voltado a investigação sobre a prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Sebastião frente à diversidade cultural indígena existente em sala de aula, tendo em vista uma educação que deve ser voltada para a superação das desigualdades e construção de práticas pedagógicas democráticas e não preconceituosas capazes de articular educação, diferença e cidadania. Sabe-se que a diversidade cultural é a marca da composição dos grupos sociais na realidade da nossa contemporaneidade e, compreender esta diversidade é refletir sobre a representação da sociedade brasileira, sua formação, o constante fluxo migratório nos quais influenciam distintas formas de falar, expressar, sentir e os valores construídos a partir das relações sociais. De maneira específica, a pesquisa realizada identifica a necessidade de práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento das diversidades culturais existentes no contexto escolar. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa etnográfica, bibliográfica e análise de documentos. Quanto às técnicas de pesquisa, foram utilizadas observação participante em sala de aula, entrevistas com gestor, apoio pedagógico, pais de alunos e as professoras do 2º ano do ensino fundamental a fim de obtermos dados para conhecermos o universo da pesquisa. Contudo, a pesquisa favorece o entendimento de que é preciso que o professor busque estratégias reflexivas em relação a sua prática pedagógica, que contribua para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, favorecendo assim na busca de novas possibilidades de ensinar para a formação de cidadãos críticos diante da diversidade cultural existente.La presente disertación trata sobre un estudio dirigido a la investigación sobre la práctica pedagógica de los maestros de segundo grado en la Escuela Municipal de São Sebastião en vista de la diversidad cultural indígena existente en el aula, en vista de una educación que debe enfocarse en superar desigualdades y la construcción de prácticas pedagógicas democráticas y sin prejuicios capaces de articular educación, diferencia y ciudadanía. Se sabe que la diversidad cultural es el sello distintivo de la composición de los grupos sociales en la realidad de nuestra contemporaneidad, y comprender esta diversidad es reflexionar sobre la representación de la sociedad brasileña, su formación, el flujo migratorio constante en el que influyen en diferentes formas de hablar, expresar, sentimientos y valores construidos a partir de las relaciones sociales. Específicamente, la investigación realizada identifica la necesidad de prácticas pedagógicas destinadas a reconocer la diversidad cultural existente en el contexto escolar. La investigación es de carácter cualitativo, llevada a cabo a través de una investigación etnográfica, bibliográfica y análisis de documentos. En cuanto a las técnicas de investigación, se utilizaron la observación participante en el aula, las entrevistas con el gerente, el apoyo pedagógico, los padres de los estudiantes y los maestros del segundo año de la escuela primaria para obtener datos para conocer el universo de la investigación. Sin embargo, la investigación favorece la comprensión de que es necesario que el maestro busque estrategias reflexivas en relación con su práctica pedagógica, lo que contribuye a la mejora de los procesos de enseñanza y aprendizaje desarrollados en las aulas, favoreciendo así la búsqueda de nuevas posibilidades de enseñanza para la formación de ciudadanos críticos frente a la diversidad cultural existente.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaJustamand, Michelhttp://lattes.cnpq.br/7981122122060818Rodrigues, Gilse Elisahttp://lattes.cnpq.br/3345553436449642Ferreira, Jarliane da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8923905089631030Torres, Iraildes Caldashttp://lattes.cnpq.br/2677966121712850Souza, Nelly Mary Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/17322191225736852020-08-10T23:44:16Z2020-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Nelly Mary Oliveira de. Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-08-11T05:04:00Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7877Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-08-11T05:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
title Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
spellingShingle Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
Souza, Nelly Mary Oliveira de
Professores - Formação
Práticas pedagógicas
Professores de ensino fundamental - Formação
Democratização da educação
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS HUMANAS
Diversidade cultural
Formação docente
Práticas pedagógicas
title_short Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
title_full Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
title_fullStr Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
title_full_unstemmed Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
title_sort Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM
author Souza, Nelly Mary Oliveira de
author_facet Souza, Nelly Mary Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/1732219122573685
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1732219122573685
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Justamand, Michel
http://lattes.cnpq.br/7981122122060818
Rodrigues, Gilse Elisa
http://lattes.cnpq.br/3345553436449642
Ferreira, Jarliane da Silva
http://lattes.cnpq.br/8923905089631030
Torres, Iraildes Caldas
http://lattes.cnpq.br/2677966121712850
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nelly Mary Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/1732219122573685
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Práticas pedagógicas
Professores de ensino fundamental - Formação
Democratização da educação
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS HUMANAS
Diversidade cultural
Formação docente
Práticas pedagógicas
topic Professores - Formação
Práticas pedagógicas
Professores de ensino fundamental - Formação
Democratização da educação
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS HUMANAS
Diversidade cultural
Formação docente
Práticas pedagógicas
description A presente dissertação trata de um estudo voltado a investigação sobre a prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Sebastião frente à diversidade cultural indígena existente em sala de aula, tendo em vista uma educação que deve ser voltada para a superação das desigualdades e construção de práticas pedagógicas democráticas e não preconceituosas capazes de articular educação, diferença e cidadania. Sabe-se que a diversidade cultural é a marca da composição dos grupos sociais na realidade da nossa contemporaneidade e, compreender esta diversidade é refletir sobre a representação da sociedade brasileira, sua formação, o constante fluxo migratório nos quais influenciam distintas formas de falar, expressar, sentir e os valores construídos a partir das relações sociais. De maneira específica, a pesquisa realizada identifica a necessidade de práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento das diversidades culturais existentes no contexto escolar. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa etnográfica, bibliográfica e análise de documentos. Quanto às técnicas de pesquisa, foram utilizadas observação participante em sala de aula, entrevistas com gestor, apoio pedagógico, pais de alunos e as professoras do 2º ano do ensino fundamental a fim de obtermos dados para conhecermos o universo da pesquisa. Contudo, a pesquisa favorece o entendimento de que é preciso que o professor busque estratégias reflexivas em relação a sua prática pedagógica, que contribua para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, favorecendo assim na busca de novas possibilidades de ensinar para a formação de cidadãos críticos diante da diversidade cultural existente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10T23:44:16Z
2020-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Nelly Mary Oliveira de. Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7877
identifier_str_mv SOUZA, Nelly Mary Oliveira de. Educação e diversidade cultural: prática pedagógica dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião em Tabatinga, AM. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234216034664448