Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4011847091198810, https://orcid.org/0000-0002-6110-4773
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540
Resumo: Esta dissertação versa trazer uma reflexão crítica e investigativa acerca dos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e a sua relação com as aulas de Educação Física em escolas rurais ribeirinhas. Diante de todos os desafios que cerca a Educação do Campo e a Educação Ribeirinha no contexto da Amazônia, visando uma educação de qualidade e que ofereça condições dignas de estudos para o povo tradicional ribeirinho, abordamos a nossa problemática de investigação: Como se dá o processo de construção dos saberes socioculturais ribeirinhos nas aulas de Educação Física em escolas da região do Rio Negro - Manaus/AM? Com base na problemática central, este estudo tem como objetivo geral analisar os processos de construção de saberes socioculturais ribeirinhos em escolas localizadas na região do Rio Negro - Manaus/AM. O estudo fundamentou-se em autores que discutem a questão da Educação Ribeirinha na Amazônia, práticas socioculturais e Educação Física Escolar, além da base documental como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Escolar Municipal da Cidade de Manaus. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, onde a pesquisa de campo foi dividida em dois momentos para a busca da coleta de dados: observação participante nas aulas de Educação Física em uma escola Ribeirinha da Comunidade Agrovila – Rio Negro/Manaus, e na entrevista semiestruturada com nove sujeitos que são professores de Educação Física da zona ribeirinha do Rio Negro, Manaus/AM. Sendo assim, foi possível constatar que os saberes socioculturais estão presentes na realidade das aulas de Educação Física das escolas ribeirinhas pesquisadas de maneira direta e também indiretamente. Fazem-se necessárias políticas públicas educacionais de adequação curricular que de fato tenham enfoque nos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e que seja voltado de modo participativo e de valorização para esses saberes, onde a Educação Física Escolar atue de modo atrelado a esses saberes e os saberes produzidos neste componente curricular. Os resultados obtidos apontam a necessidade também de estrutura física e materiais pedagógicos adequados, além de formação continuada que envolva de fato a Educação Física escolar no meio ribeirinho e os saberes socioculturais locais. Assim poderemos avançar na luta por uma educação de qualidade na Amazônia atrelando ao conhecimento científico da Educação Física Escolar nesta região.
id UFAM_bf4a78ce4956b783f744bd6232705b06
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8540
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinhaAmong the banzeiros from Rio Negro: Socio-cultural knowledge in context of riverside school physical educationSaberes tradicionaisPovos amazônicosEducação Física - Ensino e estudoProfessores de educação físicaHinterlândia amazônicaCIÊNCIAS HUMANASEducação Física Escolar RibeirinhaPráticas SocioculturaisEducação Ribeirinha na AmazôniaSaberes Socioculturais RibeirinhosEsta dissertação versa trazer uma reflexão crítica e investigativa acerca dos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e a sua relação com as aulas de Educação Física em escolas rurais ribeirinhas. Diante de todos os desafios que cerca a Educação do Campo e a Educação Ribeirinha no contexto da Amazônia, visando uma educação de qualidade e que ofereça condições dignas de estudos para o povo tradicional ribeirinho, abordamos a nossa problemática de investigação: Como se dá o processo de construção dos saberes socioculturais ribeirinhos nas aulas de Educação Física em escolas da região do Rio Negro - Manaus/AM? Com base na problemática central, este estudo tem como objetivo geral analisar os processos de construção de saberes socioculturais ribeirinhos em escolas localizadas na região do Rio Negro - Manaus/AM. O estudo fundamentou-se em autores que discutem a questão da Educação Ribeirinha na Amazônia, práticas socioculturais e Educação Física Escolar, além da base documental como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Escolar Municipal da Cidade de Manaus. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, onde a pesquisa de campo foi dividida em dois momentos para a busca da coleta de dados: observação participante nas aulas de Educação Física em uma escola Ribeirinha da Comunidade Agrovila – Rio Negro/Manaus, e na entrevista semiestruturada com nove sujeitos que são professores de Educação Física da zona ribeirinha do Rio Negro, Manaus/AM. Sendo assim, foi possível constatar que os saberes socioculturais estão presentes na realidade das aulas de Educação Física das escolas ribeirinhas pesquisadas de maneira direta e também indiretamente. Fazem-se necessárias políticas públicas educacionais de adequação curricular que de fato tenham enfoque nos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e que seja voltado de modo participativo e de valorização para esses saberes, onde a Educação Física Escolar atue de modo atrelado a esses saberes e os saberes produzidos neste componente curricular. Os resultados obtidos apontam a necessidade também de estrutura física e materiais pedagógicos adequados, além de formação continuada que envolva de fato a Educação Física escolar no meio ribeirinho e os saberes socioculturais locais. Assim poderemos avançar na luta por uma educação de qualidade na Amazônia atrelando ao conhecimento científico da Educação Física Escolar nesta região.This dissertation aims to bring a critical and investigative reflection on the traditional sociocultural knowledge of the riverside and its relationship with Physical Education classes in rural riverside schools. Faced with all the challenges that surround Rural Education and Riverside Education within the Amazon, aiming at a quality education that offers decent study conditions for the traditional riverside people, we address our research problem: How the process of construction of riparian sociocultural knowledge in Physical Education classes in schools in the Rio Negro region - Manaus/AM? Based on the central issue, this study aims to analyze the processes of construction of sociocultural knowledge in riverside schools located in the Rio Negro region - Manaus/AM. The study was based on authors discussing the issue of Riverside Education in the Amazon, sociocultural practices and School Physical Education, in addition to the documental basis such as the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB, Common National Curriculum Base - BNCC and Municipal School Curriculum of the City of Manaus. The methodology adopted in this study was of a qualitative nature, where the field research was divided into two stages to search for data collection: participant observation in Physical Education classes in a riverside school in the Agrovila Community – Rio Negro/Manaus, and in the semi-structured interview with nine subjects who are Physical Education teachers from the riverside area of Rio Negro, Manaus/AM. Thus, it was possible to verify that sociocultural knowledge is present in the reality of Physical Education classes in riverside schools surveyed directly and indirectly. Public educational policies of curriculum adequacy are necessary that in fact focus on the traditional sociocultural knowledge of the riverside and that is focused in a participatory and valuing way for this knowledge, where Physical Education in School acts in a way linked to this knowledge and the knowledge produced in this curricular component. The results obtained also point to the need for adequate physical structure and teaching materials, in addition to continuing education that actually involves school Physical Education in the riverside environment and local sociocultural knowledge. Thus, we will be able to advance in the fight for quality education in the Amazon, linking to the scientific knowledge of Physical Education in this region.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaRamos, Evandro de Moraishttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936Barros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Oliveira, Victor José Machado dehttp://lattes.cnpq.br/7335514115153220Santa Brígida, Alexsander Luiz Bragahttp://lattes.cnpq.br/4011847091198810https://orcid.org/0000-0002-6110-47732021-11-17T16:03:26Z2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTA BRIGIDA, Alexsander Luiz Braga. Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-22T00:34:16Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-11-22T00:34:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
Among the banzeiros from Rio Negro: Socio-cultural knowledge in context of riverside school physical education
title Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
spellingShingle Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga
Saberes tradicionais
Povos amazônicos
Educação Física - Ensino e estudo
Professores de educação física
Hinterlândia amazônica
CIÊNCIAS HUMANAS
Educação Física Escolar Ribeirinha
Práticas Socioculturais
Educação Ribeirinha na Amazônia
Saberes Socioculturais Ribeirinhos
title_short Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
title_full Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
title_fullStr Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
title_full_unstemmed Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
title_sort Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
author Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga
author_facet Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga
http://lattes.cnpq.br/4011847091198810
https://orcid.org/0000-0002-6110-4773
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4011847091198810
https://orcid.org/0000-0002-6110-4773
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Evandro de Morais
http://lattes.cnpq.br/0764449120814936
Barros, João Luiz da Costa
http://lattes.cnpq.br/6129130317451083
Oliveira, Victor José Machado de
http://lattes.cnpq.br/7335514115153220
dc.contributor.author.fl_str_mv Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga
http://lattes.cnpq.br/4011847091198810
https://orcid.org/0000-0002-6110-4773
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes tradicionais
Povos amazônicos
Educação Física - Ensino e estudo
Professores de educação física
Hinterlândia amazônica
CIÊNCIAS HUMANAS
Educação Física Escolar Ribeirinha
Práticas Socioculturais
Educação Ribeirinha na Amazônia
Saberes Socioculturais Ribeirinhos
topic Saberes tradicionais
Povos amazônicos
Educação Física - Ensino e estudo
Professores de educação física
Hinterlândia amazônica
CIÊNCIAS HUMANAS
Educação Física Escolar Ribeirinha
Práticas Socioculturais
Educação Ribeirinha na Amazônia
Saberes Socioculturais Ribeirinhos
description Esta dissertação versa trazer uma reflexão crítica e investigativa acerca dos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e a sua relação com as aulas de Educação Física em escolas rurais ribeirinhas. Diante de todos os desafios que cerca a Educação do Campo e a Educação Ribeirinha no contexto da Amazônia, visando uma educação de qualidade e que ofereça condições dignas de estudos para o povo tradicional ribeirinho, abordamos a nossa problemática de investigação: Como se dá o processo de construção dos saberes socioculturais ribeirinhos nas aulas de Educação Física em escolas da região do Rio Negro - Manaus/AM? Com base na problemática central, este estudo tem como objetivo geral analisar os processos de construção de saberes socioculturais ribeirinhos em escolas localizadas na região do Rio Negro - Manaus/AM. O estudo fundamentou-se em autores que discutem a questão da Educação Ribeirinha na Amazônia, práticas socioculturais e Educação Física Escolar, além da base documental como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Escolar Municipal da Cidade de Manaus. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, onde a pesquisa de campo foi dividida em dois momentos para a busca da coleta de dados: observação participante nas aulas de Educação Física em uma escola Ribeirinha da Comunidade Agrovila – Rio Negro/Manaus, e na entrevista semiestruturada com nove sujeitos que são professores de Educação Física da zona ribeirinha do Rio Negro, Manaus/AM. Sendo assim, foi possível constatar que os saberes socioculturais estão presentes na realidade das aulas de Educação Física das escolas ribeirinhas pesquisadas de maneira direta e também indiretamente. Fazem-se necessárias políticas públicas educacionais de adequação curricular que de fato tenham enfoque nos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e que seja voltado de modo participativo e de valorização para esses saberes, onde a Educação Física Escolar atue de modo atrelado a esses saberes e os saberes produzidos neste componente curricular. Os resultados obtidos apontam a necessidade também de estrutura física e materiais pedagógicos adequados, além de formação continuada que envolva de fato a Educação Física escolar no meio ribeirinho e os saberes socioculturais locais. Assim poderemos avançar na luta por uma educação de qualidade na Amazônia atrelando ao conhecimento científico da Educação Física Escolar nesta região.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17T16:03:26Z
2021-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTA BRIGIDA, Alexsander Luiz Braga. Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540
identifier_str_mv SANTA BRIGIDA, Alexsander Luiz Braga. Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040511285985280