Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | , |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540 |
Resumo: | Esta dissertação versa trazer uma reflexão crítica e investigativa acerca dos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e a sua relação com as aulas de Educação Física em escolas rurais ribeirinhas. Diante de todos os desafios que cerca a Educação do Campo e a Educação Ribeirinha no contexto da Amazônia, visando uma educação de qualidade e que ofereça condições dignas de estudos para o povo tradicional ribeirinho, abordamos a nossa problemática de investigação: Como se dá o processo de construção dos saberes socioculturais ribeirinhos nas aulas de Educação Física em escolas da região do Rio Negro - Manaus/AM? Com base na problemática central, este estudo tem como objetivo geral analisar os processos de construção de saberes socioculturais ribeirinhos em escolas localizadas na região do Rio Negro - Manaus/AM. O estudo fundamentou-se em autores que discutem a questão da Educação Ribeirinha na Amazônia, práticas socioculturais e Educação Física Escolar, além da base documental como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Escolar Municipal da Cidade de Manaus. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, onde a pesquisa de campo foi dividida em dois momentos para a busca da coleta de dados: observação participante nas aulas de Educação Física em uma escola Ribeirinha da Comunidade Agrovila – Rio Negro/Manaus, e na entrevista semiestruturada com nove sujeitos que são professores de Educação Física da zona ribeirinha do Rio Negro, Manaus/AM. Sendo assim, foi possível constatar que os saberes socioculturais estão presentes na realidade das aulas de Educação Física das escolas ribeirinhas pesquisadas de maneira direta e também indiretamente. Fazem-se necessárias políticas públicas educacionais de adequação curricular que de fato tenham enfoque nos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e que seja voltado de modo participativo e de valorização para esses saberes, onde a Educação Física Escolar atue de modo atrelado a esses saberes e os saberes produzidos neste componente curricular. Os resultados obtidos apontam a necessidade também de estrutura física e materiais pedagógicos adequados, além de formação continuada que envolva de fato a Educação Física escolar no meio ribeirinho e os saberes socioculturais locais. Assim poderemos avançar na luta por uma educação de qualidade na Amazônia atrelando ao conhecimento científico da Educação Física Escolar nesta região. |
id |
UFAM_bf4a78ce4956b783f744bd6232705b06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8540 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinhaAmong the banzeiros from Rio Negro: Socio-cultural knowledge in context of riverside school physical educationSaberes tradicionaisPovos amazônicosEducação Física - Ensino e estudoProfessores de educação físicaHinterlândia amazônicaCIÊNCIAS HUMANASEducação Física Escolar RibeirinhaPráticas SocioculturaisEducação Ribeirinha na AmazôniaSaberes Socioculturais RibeirinhosEsta dissertação versa trazer uma reflexão crítica e investigativa acerca dos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e a sua relação com as aulas de Educação Física em escolas rurais ribeirinhas. Diante de todos os desafios que cerca a Educação do Campo e a Educação Ribeirinha no contexto da Amazônia, visando uma educação de qualidade e que ofereça condições dignas de estudos para o povo tradicional ribeirinho, abordamos a nossa problemática de investigação: Como se dá o processo de construção dos saberes socioculturais ribeirinhos nas aulas de Educação Física em escolas da região do Rio Negro - Manaus/AM? Com base na problemática central, este estudo tem como objetivo geral analisar os processos de construção de saberes socioculturais ribeirinhos em escolas localizadas na região do Rio Negro - Manaus/AM. O estudo fundamentou-se em autores que discutem a questão da Educação Ribeirinha na Amazônia, práticas socioculturais e Educação Física Escolar, além da base documental como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Escolar Municipal da Cidade de Manaus. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, onde a pesquisa de campo foi dividida em dois momentos para a busca da coleta de dados: observação participante nas aulas de Educação Física em uma escola Ribeirinha da Comunidade Agrovila – Rio Negro/Manaus, e na entrevista semiestruturada com nove sujeitos que são professores de Educação Física da zona ribeirinha do Rio Negro, Manaus/AM. Sendo assim, foi possível constatar que os saberes socioculturais estão presentes na realidade das aulas de Educação Física das escolas ribeirinhas pesquisadas de maneira direta e também indiretamente. Fazem-se necessárias políticas públicas educacionais de adequação curricular que de fato tenham enfoque nos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e que seja voltado de modo participativo e de valorização para esses saberes, onde a Educação Física Escolar atue de modo atrelado a esses saberes e os saberes produzidos neste componente curricular. Os resultados obtidos apontam a necessidade também de estrutura física e materiais pedagógicos adequados, além de formação continuada que envolva de fato a Educação Física escolar no meio ribeirinho e os saberes socioculturais locais. Assim poderemos avançar na luta por uma educação de qualidade na Amazônia atrelando ao conhecimento científico da Educação Física Escolar nesta região.This dissertation aims to bring a critical and investigative reflection on the traditional sociocultural knowledge of the riverside and its relationship with Physical Education classes in rural riverside schools. Faced with all the challenges that surround Rural Education and Riverside Education within the Amazon, aiming at a quality education that offers decent study conditions for the traditional riverside people, we address our research problem: How the process of construction of riparian sociocultural knowledge in Physical Education classes in schools in the Rio Negro region - Manaus/AM? Based on the central issue, this study aims to analyze the processes of construction of sociocultural knowledge in riverside schools located in the Rio Negro region - Manaus/AM. The study was based on authors discussing the issue of Riverside Education in the Amazon, sociocultural practices and School Physical Education, in addition to the documental basis such as the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB, Common National Curriculum Base - BNCC and Municipal School Curriculum of the City of Manaus. The methodology adopted in this study was of a qualitative nature, where the field research was divided into two stages to search for data collection: participant observation in Physical Education classes in a riverside school in the Agrovila Community – Rio Negro/Manaus, and in the semi-structured interview with nine subjects who are Physical Education teachers from the riverside area of Rio Negro, Manaus/AM. Thus, it was possible to verify that sociocultural knowledge is present in the reality of Physical Education classes in riverside schools surveyed directly and indirectly. Public educational policies of curriculum adequacy are necessary that in fact focus on the traditional sociocultural knowledge of the riverside and that is focused in a participatory and valuing way for this knowledge, where Physical Education in School acts in a way linked to this knowledge and the knowledge produced in this curricular component. The results obtained also point to the need for adequate physical structure and teaching materials, in addition to continuing education that actually involves school Physical Education in the riverside environment and local sociocultural knowledge. Thus, we will be able to advance in the fight for quality education in the Amazon, linking to the scientific knowledge of Physical Education in this region.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaRamos, Evandro de Moraishttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936Barros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Oliveira, Victor José Machado dehttp://lattes.cnpq.br/7335514115153220Santa Brígida, Alexsander Luiz Bragahttp://lattes.cnpq.br/4011847091198810https://orcid.org/0000-0002-6110-47732021-11-17T16:03:26Z2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTA BRIGIDA, Alexsander Luiz Braga. Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-22T00:34:16Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-11-22T00:34:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha Among the banzeiros from Rio Negro: Socio-cultural knowledge in context of riverside school physical education |
title |
Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha |
spellingShingle |
Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga Saberes tradicionais Povos amazônicos Educação Física - Ensino e estudo Professores de educação física Hinterlândia amazônica CIÊNCIAS HUMANAS Educação Física Escolar Ribeirinha Práticas Socioculturais Educação Ribeirinha na Amazônia Saberes Socioculturais Ribeirinhos |
title_short |
Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha |
title_full |
Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha |
title_fullStr |
Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha |
title_full_unstemmed |
Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha |
title_sort |
Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha |
author |
Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga |
author_facet |
Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga http://lattes.cnpq.br/4011847091198810 https://orcid.org/0000-0002-6110-4773 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4011847091198810 https://orcid.org/0000-0002-6110-4773 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Evandro de Morais http://lattes.cnpq.br/0764449120814936 Barros, João Luiz da Costa http://lattes.cnpq.br/6129130317451083 Oliveira, Victor José Machado de http://lattes.cnpq.br/7335514115153220 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga http://lattes.cnpq.br/4011847091198810 https://orcid.org/0000-0002-6110-4773 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes tradicionais Povos amazônicos Educação Física - Ensino e estudo Professores de educação física Hinterlândia amazônica CIÊNCIAS HUMANAS Educação Física Escolar Ribeirinha Práticas Socioculturais Educação Ribeirinha na Amazônia Saberes Socioculturais Ribeirinhos |
topic |
Saberes tradicionais Povos amazônicos Educação Física - Ensino e estudo Professores de educação física Hinterlândia amazônica CIÊNCIAS HUMANAS Educação Física Escolar Ribeirinha Práticas Socioculturais Educação Ribeirinha na Amazônia Saberes Socioculturais Ribeirinhos |
description |
Esta dissertação versa trazer uma reflexão crítica e investigativa acerca dos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e a sua relação com as aulas de Educação Física em escolas rurais ribeirinhas. Diante de todos os desafios que cerca a Educação do Campo e a Educação Ribeirinha no contexto da Amazônia, visando uma educação de qualidade e que ofereça condições dignas de estudos para o povo tradicional ribeirinho, abordamos a nossa problemática de investigação: Como se dá o processo de construção dos saberes socioculturais ribeirinhos nas aulas de Educação Física em escolas da região do Rio Negro - Manaus/AM? Com base na problemática central, este estudo tem como objetivo geral analisar os processos de construção de saberes socioculturais ribeirinhos em escolas localizadas na região do Rio Negro - Manaus/AM. O estudo fundamentou-se em autores que discutem a questão da Educação Ribeirinha na Amazônia, práticas socioculturais e Educação Física Escolar, além da base documental como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Escolar Municipal da Cidade de Manaus. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, onde a pesquisa de campo foi dividida em dois momentos para a busca da coleta de dados: observação participante nas aulas de Educação Física em uma escola Ribeirinha da Comunidade Agrovila – Rio Negro/Manaus, e na entrevista semiestruturada com nove sujeitos que são professores de Educação Física da zona ribeirinha do Rio Negro, Manaus/AM. Sendo assim, foi possível constatar que os saberes socioculturais estão presentes na realidade das aulas de Educação Física das escolas ribeirinhas pesquisadas de maneira direta e também indiretamente. Fazem-se necessárias políticas públicas educacionais de adequação curricular que de fato tenham enfoque nos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e que seja voltado de modo participativo e de valorização para esses saberes, onde a Educação Física Escolar atue de modo atrelado a esses saberes e os saberes produzidos neste componente curricular. Os resultados obtidos apontam a necessidade também de estrutura física e materiais pedagógicos adequados, além de formação continuada que envolva de fato a Educação Física escolar no meio ribeirinho e os saberes socioculturais locais. Assim poderemos avançar na luta por uma educação de qualidade na Amazônia atrelando ao conhecimento científico da Educação Física Escolar nesta região. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-17T16:03:26Z 2021-10-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTA BRIGIDA, Alexsander Luiz Braga. Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540 |
identifier_str_mv |
SANTA BRIGIDA, Alexsander Luiz Braga. Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1797040511285985280 |