Educação de jovens e adultos: uma análise das expectativas dos alunos finalistas da Escola Monteiro Lobato em Roraima no ano de 2012, quanto à continuidade dos estudos na educação superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Franco, Valdiná
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4644601182387178
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2298
Resumo: Este trabalho analisou as expectativas dos alunos que concluíram o Ensino Médio pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os motivos que os levaram a não continuidade dos estudos na educação superior. A pesquisa envolveu alunos concluintes em 2012, os professores da Escola Estadual Monteiro Lobato em Boa Vista Roraima, os alunos que terminaram a educação básica pela EJA e já estão na educação superior, e finaliza com a assessora da divisão de Educação de Jovens e Adultos - DIEJA em Roraima. A natureza desta pesquisa foi qualitativa com os procedimentos metodológicos de entrevistas semiestruturadas usando a observação participante. Como instrumental usou-se o questionário. Como resultado dessa investigação surgiram a marginalização, o despreparo dos professores da EJA e a vida laboral desses alunos como fatores que dificultam a continuidade na educação superior. Identificou-se como ocorreu a formação educacional no ensino médio destes alunos nos dezoitos meses, a metodologia dos professores, suas dificuldades em conciliar trabalho e estudo constituem os objetivos secundários. As categorias trabalhadas foram: Trabalho, Educação e Cultura. Essas três categorias analisadas estão imbricadas com os sujeitos que foram investigados e os pontos que emergiram deste trabalho foram a marginalização que sofrem os alunos da EJA na educação básica e que os acompanha na universidade, o despreparo do professor dessa modalidade, a dificuldade dos professores das ciências da natureza em relacionar os conhecimentos que os alunos da EJA levam para a sala com o saber teórico que a escola ministra, a dificuldade de estudos pelos alunos da EJA em função da atividade profissional. Estudar além dos conteúdos repassados em salas de aulas é condição indispensável para o ingresso no ensino superior, tanto para os ex-alunos da EJA, como para os que são finalistas do Ensino Médio. O ingresso dos alunos da EJA no ensino superior é fato novo nessa modalidade, que sempre esteve associada à alfabetização, agora toma outra configuração com a ida desses alunos para as universidades.
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Como instrumental usou-se o questionário. Como resultado dessa investigação surgiram a marginalização, o despreparo dos professores da EJA e a vida laboral desses alunos como fatores que dificultam a continuidade na educação superior. Identificou-se como ocorreu a formação educacional no ensino médio destes alunos nos dezoitos meses, a metodologia dos professores, suas dificuldades em conciliar trabalho e estudo constituem os objetivos secundários. As categorias trabalhadas foram: Trabalho, Educação e Cultura. Essas três categorias analisadas estão imbricadas com os sujeitos que foram investigados e os pontos que emergiram deste trabalho foram a marginalização que sofrem os alunos da EJA na educação básica e que os acompanha na universidade, o despreparo do professor dessa modalidade, a dificuldade dos professores das ciências da natureza em relacionar os conhecimentos que os alunos da EJA levam para a sala com o saber teórico que a escola ministra, a dificuldade de estudos pelos alunos da EJA em função da atividade profissional. Estudar além dos conteúdos repassados em salas de aulas é condição indispensável para o ingresso no ensino superior, tanto para os ex-alunos da EJA, como para os que são finalistas do Ensino Médio. O ingresso dos alunos da EJA no ensino superior é fato novo nessa modalidade, que sempre esteve associada à alfabetização, agora toma outra configuração com a ida desses alunos para as universidades.This study examined the expectations of students who completed high school by the modality of Education Youth and Adults (EJA) and the reasons that led them to not continue their studies in higher education. The research involved students graduating in 2012, the State School Teachers Monteiro Lobato Boa Vista in Roraima, students who completed the basic education and adult education are already in higher education, and ends with the advisor Division of Youth and Adult- DIEJA in Roraima. The nature of this research was qualitative methodological procedures using semi-structured interviews and participant observation, used as instrumental to the questionnaire. As a result of this investigation arose marginalization, lack of preparation of teachers of adult education and working life of these students as factors that hinder continuity in higher education. be. It was identified as occurred in the educational high school students in these eighteen months, the methodology of teachers, their difficulties in reconciling work and study are the secondary objectives. The categories were used: Work, Education and Culture. These three categories analyzed are intertwined with the subjects that were investigated. Points that emerged from this work-suffering marginalization of students in basic education and adult education that accompanies the university, the unpreparedness of the teacher of this type, the difficulty of teachers of natural sciences to relate the knowledge that students take the EJA to the room with the theoretical knowledge that the school teaches the difficulty of studies by students of adult education in the light of professional activity. Studying beyond the contents transferred into classrooms is a prerequisite for entry into higher education for both alumni of EJA, and for those who are finalists for the high school. The admission of students in higher education EJA is actually new in this sport, which has always been associated with literacy, now takes another configuration with the way these students to universities.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaSilva, Heloísa Helena Corrêa dahttp://lattes.cnpq.br/4664295271962137Franco, Valdináhttp://lattes.cnpq.br/46446011823871782015-04-11T13:41:07Z2015-04-092013-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANCO, Valdiná. Educação de jovens e adultos: uma análise das expectativas dos alunos finalistas da Escola Monteiro Lobato em Roraima no ano de 2012, quanto à continuidade dos estudos na educação superior. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-10-19T19:00:08Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-10-19T19:00:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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