Análise dos livros didáticos de língua portuguesa sob a perspectiva da sociolinguística educacional
Ano de defesa: | 2019 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7030 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, cujo objetivo geral foi realizar uma análise dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional, com vista a contribuir para a reflexão sobre as concepções de língua, linguagem e gramática e sua influência no ensino de Língua Portuguesa no contexto do Ensino Médio. Esta pesquisa foi de natureza teórica, na qual o corpus constituiu-se por sete (7) livros referentes ao 1º ano do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o triênio 2018-2020, a qual foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa que considerou a Análise Textual, Análise Temática e Análise Interpretativa, com base em Severino (2002), e a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Para a análise dos dados foram consideradas as seguintes questões: a) Os livros didáticos apresentam os mais monitorados ou mais coloquiais da língua e a adequação linguística? b) Os livros apresentam os valores sociossimbólicos como a noção de “certo” e “errado”; norma-padrão, norma-culta, preconceito linguístico, variação linguística e mudança linguística? c) Os livros apresentam aspectos da oralidade e da escrita? e; d) Os conhecimentos linguísticos apresentados nos livros didáticos conduzem a uma reflexão sobre língua, linguagem e gramática? E para fundamentar este estudo e responder tais questões considerou-se: Bortoni-Ricardo (2005) autora da teoria da Sociolinguística Educacional; os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (PCNEM); as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM); a nova Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC) e demais autores que discutem os aspectos sociolinguísticos no contexto escolar, bem como Bagno (2015, 2014, 2012, 2007, 2006, 2003, 1999); Coelho (2007); Cyranka (2011); Dias (2011); Faraco (2016, 2015); Geraldi (2015, 1984); Marscuschi (2010, 2008); Mendonça (2006); Possenti (1996), Rojo (2006), Tarallo (1988) e Travaglia (2009, 1996). Assim sendo, os dados mostraram que os Livros Didáticos apesar de não adotarem a teoria da Sociolinguística Educacional de forma explícita, carregam os seus pressupostos implicitamente, uma vez que adotam as concepções de um ensino de Língua Portuguesa que considera o conhecimento linguístico que o aluno detém e o seu contexto social e cultural. E apresenta também o professor como o mediador de conhecimento, aquele que reflete sobre a língua, linguagem e gramática e leva os alunos a um conhecimento e/ou ampliação do seu repertório linguístico que os permita transitar entre os vários estilos e diversas situações comunicativas encontradas na sociedade, contribuindo, assim, para a “pedagogia culturalmente sensível” de Bortoni-Ricardo (2005). |
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Análise dos livros didáticos de língua portuguesa sob a perspectiva da sociolinguística educacionalSociolinguística educacionalLivros didáticosEnsino médioLíngua portuguesaGramáticaEducational SociolinguisticsDidactic booksHigh schoolPortugueseGrammarCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEste trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, cujo objetivo geral foi realizar uma análise dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional, com vista a contribuir para a reflexão sobre as concepções de língua, linguagem e gramática e sua influência no ensino de Língua Portuguesa no contexto do Ensino Médio. Esta pesquisa foi de natureza teórica, na qual o corpus constituiu-se por sete (7) livros referentes ao 1º ano do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o triênio 2018-2020, a qual foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa que considerou a Análise Textual, Análise Temática e Análise Interpretativa, com base em Severino (2002), e a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Para a análise dos dados foram consideradas as seguintes questões: a) Os livros didáticos apresentam os mais monitorados ou mais coloquiais da língua e a adequação linguística? b) Os livros apresentam os valores sociossimbólicos como a noção de “certo” e “errado”; norma-padrão, norma-culta, preconceito linguístico, variação linguística e mudança linguística? c) Os livros apresentam aspectos da oralidade e da escrita? e; d) Os conhecimentos linguísticos apresentados nos livros didáticos conduzem a uma reflexão sobre língua, linguagem e gramática? E para fundamentar este estudo e responder tais questões considerou-se: Bortoni-Ricardo (2005) autora da teoria da Sociolinguística Educacional; os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (PCNEM); as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM); a nova Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC) e demais autores que discutem os aspectos sociolinguísticos no contexto escolar, bem como Bagno (2015, 2014, 2012, 2007, 2006, 2003, 1999); Coelho (2007); Cyranka (2011); Dias (2011); Faraco (2016, 2015); Geraldi (2015, 1984); Marscuschi (2010, 2008); Mendonça (2006); Possenti (1996), Rojo (2006), Tarallo (1988) e Travaglia (2009, 1996). Assim sendo, os dados mostraram que os Livros Didáticos apesar de não adotarem a teoria da Sociolinguística Educacional de forma explícita, carregam os seus pressupostos implicitamente, uma vez que adotam as concepções de um ensino de Língua Portuguesa que considera o conhecimento linguístico que o aluno detém e o seu contexto social e cultural. E apresenta também o professor como o mediador de conhecimento, aquele que reflete sobre a língua, linguagem e gramática e leva os alunos a um conhecimento e/ou ampliação do seu repertório linguístico que os permita transitar entre os vários estilos e diversas situações comunicativas encontradas na sociedade, contribuindo, assim, para a “pedagogia culturalmente sensível” de Bortoni-Ricardo (2005).This work was developed within the scope of the Postgraduate Program in Teaching Sciences and Humanities - PPGECH, whose general objective was to carry out an analysis of the Portuguese Language Didactic Books from the perspective of Educational Sociolinguistics, in order to contribute to the reflection on the conceptions of language, language and grammar and their influence on Portuguese Language teaching in the context of High School. This research was of a theoretical nature, in which the corpus was constituted by seven (7) books referring to the 1st year of High School, approved by the National Program of the Didactic Book for the triennium (2018-2020), and developed from the qualitative approach which considered Textual Analysis, Thematic Analysis and Interpretive Analysis, based on Severino (2002), and Bardin's Content Analysis (1977). For the analysis of the data the following questions were considered: a) Did the textbooks present the most monitored or more colloquial of the language and the linguistic adequacy? b) The books present the socio-symbolic values as the notion of "right" and "wrong"; standard-norm, culture-norm, linguistic prejudice, linguistic variation and linguistic change? c) Do books present aspects of oral and written? and; d) Do the linguistic knowledge presented in the textbooks lead to a reflection on language, language and grammar? In order to base this study and answer such questions it was considered: Bortoni-Ricardo (2005) author of the theory of Educational Sociolinguistics; the National Curricular Parameters (PCNs); the Curricular Parameters for High School (PCNEM); the National Curricular Guidelines for Secondary Education (OCEM); the new National Common Curricular Base for High School (BNCC) and other authors that discuss the sociolinguistic aspects in the school context, as well as Bagno (2015, 2014, 2012, 2007, 2006, 2003, 1999); Coelho (2007); Cyranka (2011); Dias (2011); Faraco (2016, 2015); Geraldi (2015, 1984); Marscuschi (2010, 2008); Mendonça (2006); Possenti (1996), Rojo (2006), Tarallo (1988) and Travaglia (2009, 1996). Thus, the data showed that textbooks, although they do not explicitly adopt the theory of educational sociolinguistics, implicitly carry their assumptions, since they adopt the conceptions of a Portuguese language teaching that considers the linguistic knowledge that the student holds and its social and cultural context. It also presents the teacher as the mediator of knowledge, who reflects on the language, language and grammar and leads the students to a knowledge and / or amplification of their linguistic repertoire that allows them to cross between the various styles and different communicative situations found in the society, thus contributing to the "culturally sensitive pedagogy" of Bortoni-Ricardo (2005).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesAndrade, Aldair Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/4261012017955416Batista, Eliane Regina Martinshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482Alves, Maria Isabel Alonsohttp://lattes.cnpq.br/1157608326062043Santos, Andreza Marcião doshttp://lattes.cnpq.br/93541180437614972019-03-18T20:49:56Z2019-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfSANTOS, Andreza Marcião dos. Análise dos livros didáticos de língua portuguesa sob a perspectiva da sociolinguística educacional. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá/AM, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-08-19T18:43:37Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-08-19T18:43:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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