Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Costa, Philippe Nascimento da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2776846856448135
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à construção e implementação de uma Base Nacional Curricular Comum. Buscamos estabelecer paralelos com os pensamentos epistêmicos de ciência e analisar o tipo de ciência que a Base pretende ensinar, pois não há clareza sobre este ponto nos documentos normativos que reformularam a estrutura do ensino médio, e que impactam o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. A pesquisa foi qualitativa, um estudo documental exploratório-investigativo de dados históricos e documentos da educação. Percebeu-se que a Base é carregada de aspectos positivas de ciência, mas há pontos que são mais abertos a visões diferentes, não favorecendo um ensino de ciências mais crítico.
id UFAM_cdeb247272b7d78ae1fb799cb6823bda
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7929
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médioReforma do ensinoEnsino médioFísica (Ensino médio)Avaliação educacionalEducação - Estudo e ensinoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAReformaEnsino médioCiênciasBNCCEsta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à construção e implementação de uma Base Nacional Curricular Comum. Buscamos estabelecer paralelos com os pensamentos epistêmicos de ciência e analisar o tipo de ciência que a Base pretende ensinar, pois não há clareza sobre este ponto nos documentos normativos que reformularam a estrutura do ensino médio, e que impactam o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. A pesquisa foi qualitativa, um estudo documental exploratório-investigativo de dados históricos e documentos da educação. Percebeu-se que a Base é carregada de aspectos positivas de ciência, mas há pontos que são mais abertos a visões diferentes, não favorecendo um ensino de ciências mais crítico.This research presents a historical-political review of Brazilian education, some historical moments, the impacts on educational policies and the philosophies of science involved are studied, with the objective of understanding the process that led to the construction and implementation of a Common National Curriculum Base. We seek to establish parallels with the epistemic thoughts of science and analyze the type of science that the Base intends to teach, as there is no clarity on this point in the normative documents that reformulated the structure of high school, and that impact the teaching and learning process in the sciences from nature. The research was qualitative, an exploratory-investigative documentary study of historical data and education documents. It was noticed that the Base is loaded with positive aspects of science, but there are points that are more open to different views, not favoring a more critical science teaching.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Vasconcelos, Elizandra Rego dehttp://lattes.cnpq.br/1550272521787389Silva, Marcelo Brito dahttp://lattes.cnpq.br/1081454717240143Costa, Philippe Nascimento dahttp://lattes.cnpq.br/27768468564481352020-09-15T14:17:23Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Philippe Nascimento da. Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-09-22T05:04:05Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-09-22T05:04:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio
title Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio
spellingShingle Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio
Costa, Philippe Nascimento da
Reforma do ensino
Ensino médio
Física (Ensino médio)
Avaliação educacional
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Reforma
Ensino médio
Ciências
BNCC
title_short Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio
title_full Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio
title_fullStr Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio
title_full_unstemmed Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio
title_sort Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio
author Costa, Philippe Nascimento da
author_facet Costa, Philippe Nascimento da
http://lattes.cnpq.br/2776846856448135
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2776846856448135
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Irlane Maia de
http://lattes.cnpq.br/3156688483798707
Vasconcelos, Elizandra Rego de
http://lattes.cnpq.br/1550272521787389
Silva, Marcelo Brito da
http://lattes.cnpq.br/1081454717240143
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Philippe Nascimento da
http://lattes.cnpq.br/2776846856448135
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma do ensino
Ensino médio
Física (Ensino médio)
Avaliação educacional
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Reforma
Ensino médio
Ciências
BNCC
topic Reforma do ensino
Ensino médio
Física (Ensino médio)
Avaliação educacional
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Reforma
Ensino médio
Ciências
BNCC
description Esta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à construção e implementação de uma Base Nacional Curricular Comum. Buscamos estabelecer paralelos com os pensamentos epistêmicos de ciência e analisar o tipo de ciência que a Base pretende ensinar, pois não há clareza sobre este ponto nos documentos normativos que reformularam a estrutura do ensino médio, e que impactam o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. A pesquisa foi qualitativa, um estudo documental exploratório-investigativo de dados históricos e documentos da educação. Percebeu-se que a Base é carregada de aspectos positivas de ciência, mas há pontos que são mais abertos a visões diferentes, não favorecendo um ensino de ciências mais crítico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08
2020-09-15T14:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Philippe Nascimento da. Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929
identifier_str_mv COSTA, Philippe Nascimento da. Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040505763135488