"Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Gomes, Thiago Eugênio
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3623422798313128
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318
Resumo: O diretor escolar desempenha um papel importante na condução das políticas públicas para a educação. Dele é esperado uma expertise administrativa e uma liderança pedagógica. Para os estudantes, pode ser uma figura de autoridade. Para os professores, um representante dos interesses da Secretaria de Educação na escola. O objetivo deste trabalho é investigar as condições de produção de discursos aos quais os diretores da Rede Municipal de Educação do município de Manaus estão inseridos. Por meio dos conceitos de subjetividade, poder e verdade postulados pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), convidei cinco diretores e ex-diretores para entrevistas individuais onde eles tiveram a oportunidade de se expressar sobre o provimento da função, a rotina escolar, a relação destes profissionais com outros servidores na secretaria e as possíveis interferências na política partidária na atuação dos gestores nas unidades de ensino de Manaus. Por meio dessas entrevistas, analisei o discurso em diversos documentos legais, trabalhos acadêmicos e os inter-relacionei com as falas dos entrevistados. Com isso, foi possível trazer à tona traços da subjetividade dos diretores e apresentar o ponto de vista de quem precisa transitar entre diferentes espaços de poder, saber e verdade para além de expectativas acerca de competências e habilidades preconizadas para a função.
id UFAM_e0230fc311c4ada41bd1308ff08e5da9
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8318
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus"There comes the principal!" - a foucauldian study about Manaus school principals subjectivityPolíticas públicas de educaçãoLiderança pedagógicaGestão escolarGestão educacionalGestores de educaçãoLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESDiretor escolarAnálise do discursoSubjetividadePolíticas públicasO diretor escolar desempenha um papel importante na condução das políticas públicas para a educação. Dele é esperado uma expertise administrativa e uma liderança pedagógica. Para os estudantes, pode ser uma figura de autoridade. Para os professores, um representante dos interesses da Secretaria de Educação na escola. O objetivo deste trabalho é investigar as condições de produção de discursos aos quais os diretores da Rede Municipal de Educação do município de Manaus estão inseridos. Por meio dos conceitos de subjetividade, poder e verdade postulados pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), convidei cinco diretores e ex-diretores para entrevistas individuais onde eles tiveram a oportunidade de se expressar sobre o provimento da função, a rotina escolar, a relação destes profissionais com outros servidores na secretaria e as possíveis interferências na política partidária na atuação dos gestores nas unidades de ensino de Manaus. Por meio dessas entrevistas, analisei o discurso em diversos documentos legais, trabalhos acadêmicos e os inter-relacionei com as falas dos entrevistados. Com isso, foi possível trazer à tona traços da subjetividade dos diretores e apresentar o ponto de vista de quem precisa transitar entre diferentes espaços de poder, saber e verdade para além de expectativas acerca de competências e habilidades preconizadas para a função.The teacher principal has an important role in conduction the public education policy. From him, it is expected administration expertise and pedagogic leadership. For the students, he could be an authority symbol. For the teachers, he could represent the Education Department interests inside the school. This paper aims to investigate the discourse production conditions where the school principals in Manaus are inserted. Using the concepts of power, knowledge and truth by French philosopher Michel Foucault (1926 – 1984), I invited five principals and ex-principals for individual interviews in which they had the opportunity to express themselves about this function selection processes, the school routine, the relationship with the teachers and the political parties interference in the school principals actions in Manaus. With these interviews I analyzed the discourses in many official documents, papers and interconnected them with the interviewees’ words. Thus, it was possible to bring forth the principals’ subjectivity traits and present the point of view of whom who deals with a variety of power spaces beyond expectations regarding competences and abilities for this function.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasCosta, Leonard Christy Souzahttp://lattes.cnpq.br/6253814174927313Souza, Sérgio Augusto Freire dehttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398Silveira, Éderson Luís dahttp://lattes.cnpq.br/9636609353277293Gomes, Thiago Eugêniohttp://lattes.cnpq.br/36234227983131282021-06-21T15:32:46Z2020-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Thiago Eugênio. "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-06-22T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-06-22T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
"There comes the principal!" - a foucauldian study about Manaus school principals subjectivity
title "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
spellingShingle "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
Gomes, Thiago Eugênio
Políticas públicas de educação
Liderança pedagógica
Gestão escolar
Gestão educacional
Gestores de educação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Diretor escolar
Análise do discurso
Subjetividade
Políticas públicas
title_short "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
title_full "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
title_fullStr "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
title_full_unstemmed "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
title_sort "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus
author Gomes, Thiago Eugênio
author_facet Gomes, Thiago Eugênio
http://lattes.cnpq.br/3623422798313128
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3623422798313128
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Leonard Christy Souza
http://lattes.cnpq.br/6253814174927313
Souza, Sérgio Augusto Freire de
http://lattes.cnpq.br/1010905812755398
Silveira, Éderson Luís da
http://lattes.cnpq.br/9636609353277293
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Thiago Eugênio
http://lattes.cnpq.br/3623422798313128
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas de educação
Liderança pedagógica
Gestão escolar
Gestão educacional
Gestores de educação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Diretor escolar
Análise do discurso
Subjetividade
Políticas públicas
topic Políticas públicas de educação
Liderança pedagógica
Gestão escolar
Gestão educacional
Gestores de educação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Diretor escolar
Análise do discurso
Subjetividade
Políticas públicas
description O diretor escolar desempenha um papel importante na condução das políticas públicas para a educação. Dele é esperado uma expertise administrativa e uma liderança pedagógica. Para os estudantes, pode ser uma figura de autoridade. Para os professores, um representante dos interesses da Secretaria de Educação na escola. O objetivo deste trabalho é investigar as condições de produção de discursos aos quais os diretores da Rede Municipal de Educação do município de Manaus estão inseridos. Por meio dos conceitos de subjetividade, poder e verdade postulados pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), convidei cinco diretores e ex-diretores para entrevistas individuais onde eles tiveram a oportunidade de se expressar sobre o provimento da função, a rotina escolar, a relação destes profissionais com outros servidores na secretaria e as possíveis interferências na política partidária na atuação dos gestores nas unidades de ensino de Manaus. Por meio dessas entrevistas, analisei o discurso em diversos documentos legais, trabalhos acadêmicos e os inter-relacionei com as falas dos entrevistados. Com isso, foi possível trazer à tona traços da subjetividade dos diretores e apresentar o ponto de vista de quem precisa transitar entre diferentes espaços de poder, saber e verdade para além de expectativas acerca de competências e habilidades preconizadas para a função.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
2021-06-21T15:32:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Thiago Eugênio. "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318
identifier_str_mv GOMES, Thiago Eugênio. "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040509363945472