Atitudes de professores de Educação Física em relação à inclusão de alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Cabo Verde, Evandro Jorge Souza Ribeiro
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4203329483478643, https://orcid.org/0000-0002-8850-8102
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7935
Resumo: As escolas brasileiras vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em prol da ampliação do acesso e democratização do ensino favorecendo a inclusão. Os professores de Educação Física recebem anualmente alunos com e sem deficiência na mesma turma. A atuação positiva do professor no processo inclusivo depende de fatores que envolvem sua cresça, formação e atitude. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer as atitudes dos professores de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Manaus em relação à inclusão de alunos com deficiência. A metodologia utilizada caracterizou-se como pesquisa descritiva com uma abordagem quali-quantitativa. Para o seu desenvolvimento, a investigação se deu no âmbito municipal, tendo como principais atores 102 professores de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que possuíam ou não alunos com deficiência em suas aulas. Na coleta desse material foi utilizado um questionário, denominado PEATID III, adaptado do original, a fim de levantar informações em relação as atitudes dos professores. O instrumento é constituído por duas seções, a primeira por um total de doze declarações em que os participantes têm de exprimir os seus níveis de acordo ou desacordo em relação a quatro condições de deficiência: física, visual, auditiva e intelectual. A segunda seção do questionário consiste em quinze tipos de seleção ou perguntas abertas. Esses itens têm a finalidade de obter informações demográficas sobre os sujeitos. A análise dos resultados foi realizada por meio da estatística descritiva, utilizando-se da mediana como medida de tendência central, tabelas de frequência e respectivos valores percentuais. Os dados indicam que de forma geral os professores apresentam atitudes favoráveis à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Esse quadro muda um pouco quando verificamos as atitudes por tipo de deficiência, sendo a deficiência intelectual e visual vistas com as menores medianas, o que representa professores neutros em relação à inclusão de alunos com essas deficiências. Os resultados nos indicam também que a maioria dos professores afirmaram ser necessário mais preparação acadêmica para ensinar alunos com deficiência. No entanto, essa realidade é um tanto contraditória, tendo em vista que uma das problemáticas da nossa pesquisa foi justamente a não participação dos professores nos cursos de formação continuada. Esperamos que esta pesquisa contribua para o conhecimento científico acerca do tema no contexto amazônico, possibilitando e auxiliando em futuras pesquisas ou até mesmo em futuras propostas de intervenção, favorecendo o processo inclusivo.
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Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer as atitudes dos professores de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Manaus em relação à inclusão de alunos com deficiência. A metodologia utilizada caracterizou-se como pesquisa descritiva com uma abordagem quali-quantitativa. Para o seu desenvolvimento, a investigação se deu no âmbito municipal, tendo como principais atores 102 professores de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que possuíam ou não alunos com deficiência em suas aulas. Na coleta desse material foi utilizado um questionário, denominado PEATID III, adaptado do original, a fim de levantar informações em relação as atitudes dos professores. O instrumento é constituído por duas seções, a primeira por um total de doze declarações em que os participantes têm de exprimir os seus níveis de acordo ou desacordo em relação a quatro condições de deficiência: física, visual, auditiva e intelectual. A segunda seção do questionário consiste em quinze tipos de seleção ou perguntas abertas. Esses itens têm a finalidade de obter informações demográficas sobre os sujeitos. A análise dos resultados foi realizada por meio da estatística descritiva, utilizando-se da mediana como medida de tendência central, tabelas de frequência e respectivos valores percentuais. Os dados indicam que de forma geral os professores apresentam atitudes favoráveis à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Esse quadro muda um pouco quando verificamos as atitudes por tipo de deficiência, sendo a deficiência intelectual e visual vistas com as menores medianas, o que representa professores neutros em relação à inclusão de alunos com essas deficiências. Os resultados nos indicam também que a maioria dos professores afirmaram ser necessário mais preparação acadêmica para ensinar alunos com deficiência. No entanto, essa realidade é um tanto contraditória, tendo em vista que uma das problemáticas da nossa pesquisa foi justamente a não participação dos professores nos cursos de formação continuada. Esperamos que esta pesquisa contribua para o conhecimento científico acerca do tema no contexto amazônico, possibilitando e auxiliando em futuras pesquisas ou até mesmo em futuras propostas de intervenção, favorecendo o processo inclusivo.The brazilian schools were being challenged to reorganizate themselves in favor of the ampliation of the access and the democratization of the teaching favoring the inclusion. With this the Physical Education teachers annually receive students with ou without disabilities in the same class. The positive performance of the teacher in the inclusive process depends on factors that involve his belief, formation and attitude. In this way the present research has as objective, to know the attitudes of the Physical Education teachers of the final of the elementary school of the Manaus municipal network of education in relation to the inclusion of students with disabilities. The methodology utilized is characterized as a descriptive research with a qualitative-quantitative approach. For its development, the investigation was in the municipal scope, having as their main actors 102 teachers of Physical Education of the final years of elementary school of the municipal secretary of education (SEMED) that has or not students with disabilities in their classes. In the gathering of this material, was utilized a quiz, denominated PEATID III, adapted from the original, in order to collect information in relation to the attitudes of the teachers. The instrument is constituted by two sections, the first is constituted for a total of twelve declarations in which the participants has expressed their levels of according or disaccording in relation of four conditions of disabilities: physical, visual, hearing, and intellectual. The second section of the PEATID-III consists of twelve types of selection or open questions. The aim of the sections was to obtain demographic data about the subjects. A descriptive statistic was used for the analysis of the results, using the median as a measure of central tendency, frequency tables and percentage values. The data indicate that in a general form the teachers are favorable about the inclusion of people with disability. This chart changes a little when we verify the attitudes according the type of disabilities. The intellectual and visual were the ones that showed a minor median. Also indicate that the majority of the teachers affirmed to be necessary more academic preparation to teach students with disability. However, this reality is somewhat contradictory, considering that one of the problems of our research was precisely the non-participation of teachers in continuing education courses. It's expected that this research contributes to the scientific knowledge around the theme, enabling and assisting in future researches of even in future intervention proposals, favoring the inclusive process.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSantos, João Otacilio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Amorim, Minerva Leopoldina de Castrohttp://lattes.cnpq.br/5598486262343287Fernandes, Wania Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8182491076826479Nunes, Claudio Pintohttp://lattes.cnpq.br/6979931694367304Cabo Verde, Evandro Jorge Souza Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4203329483478643https://orcid.org/0000-0002-8850-81022020-09-17T19:27:59Z2019-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCABO VERDE, Evandro Jorge Souza Ribeiro. Atitudes de professores de Educação Física em relação à inclusão de alunos com deficiência. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-09-18T05:03:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-09-18T05:03:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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