O Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional em Educação Física na UFAM/Manaus: concepções entre o pensado no PPC e o vivido pelos licenciandos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Dias, Bruno da Silva Lima Antunes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3585439606768682, https://orcid.org/0000-0003-0538-4667
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
PPC
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7979
Resumo: A presente dissertação apresenta uma reflexão acerca do Desenvolvimento Profissional no contexto Amazônico, de licenciandos em Educação Física a partir do estágio curricular supervisionado realizado em escolas da rede estadual de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo teve como objetivo geral compreender de que maneira o modelo de estágio curricular, preconizado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Educação Física, licenciatura, da Universidade Federal do Amazonas, campus Manaus, tem contribuído para o desenvolvimento profissional, visando atender as demandas atuais da sociedade. Para concretização desta pesquisa, buscamos, ainda, refletir sobre os processos históricos e educacionais do curso de Educação Física e do estágio curricular no Brasil; identificar, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o perfil formativo, as competências, as habilidades, as concepções de estágio supervisionado e seus objetivos; identificar as concepções dos estudantes-professores acerca da importância do estágio supervisionado para o desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa (MINAYO, 1994; LÜDKE; ANDRÉ, 1986), cujos resultados serão expressos com o aprofundamento dos fenômenos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação (BOGDAN e BIKLEN, 1994), do tipo estudo de caso (ANDRÉ, 2013), em que privilegiamos, na fundamentação teórica, referências contextualizadas ao curso de Educação Física e o papel do estágio no processo de formação e desenvolvimento profissional, tais como Caparroz (2007), Castellani Filho (1988, 1991); Darido (2003), Taffarel (1993); (Silva (2007); Lima (2012); Pimenta (2009, 2012); Ghedin (2008, 2015); Freitas (1996); García (1999, 2009), e os decretos-lei do curso de Educação Física e estágio supervisionado, além das DCNs dos cursos de formação de professores e das DCN específica do curso de formação em Educação Física. Como procedimentos para coleta de dados, utilizaram-se a aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas. Durante o desenvolvimento do trabalho, almejou-se evidenciar o estágio como uma atividade teórica e prática que aproxima o licenciando da realidade educacional, e colabora no desenvolvimento profissional referente à compreensão e à análise de seu espaço de inserção profissional ao procederem de maneira crítica, transformadora e criativa. Os resultados evidenciam que o curso pesquisado situa sua perspectiva formativa centrada na hegemonia da perspectiva instrumentalizadora da técnica, o que limita o desenvolvimento profissional. Apontam ainda, que estágio supervisionado assume caráter periférico sendo a parte prática no final do percurso formativo, indo na contramão do que as DCNs estabelecem: que os currículos tenham as atividades formativas e teórico-práticas diluídas na trajetória da formação inicial, minimizando, assim, o choque com a realidade. Os licenciandos entrevistados, na sua maioria, demonstraram desconhecer o PPC do curso, essencial na clarificação do perfil profissional desejado. Constatou-se, portanto, pela ótica dos entrevistados, que o estágio supervisionado realizado no último período do curso não possibilita uma articulação teórico-prático entre os saberes científicos dispostos na instância formadora com o campo de atuação. É pertinente a reorganização do desenho curricular, estabelecendo o componente curricular do estágio supervisionado como eixo articulador da formação inicial, permitindo-se, aos futuros professores de Educação Física, maior aproximação com seu exercício profissional, a fim de produzir e mobilizar os saberes inerentes ao pleno Desenvolvimento Profissional.
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spelling O Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional em Educação Física na UFAM/Manaus: concepções entre o pensado no PPC e o vivido pelos licenciandosProgramas de estágioEstudante de Educação físicaProjeto Pedagógico do CursoDesenvolvimento ProfissionalEducação física - Prática profissionalCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEstágio Curricular SupervisionadoDesenvolvimento ProfissionalEducação FísicaPPCUFAMA presente dissertação apresenta uma reflexão acerca do Desenvolvimento Profissional no contexto Amazônico, de licenciandos em Educação Física a partir do estágio curricular supervisionado realizado em escolas da rede estadual de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo teve como objetivo geral compreender de que maneira o modelo de estágio curricular, preconizado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Educação Física, licenciatura, da Universidade Federal do Amazonas, campus Manaus, tem contribuído para o desenvolvimento profissional, visando atender as demandas atuais da sociedade. Para concretização desta pesquisa, buscamos, ainda, refletir sobre os processos históricos e educacionais do curso de Educação Física e do estágio curricular no Brasil; identificar, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o perfil formativo, as competências, as habilidades, as concepções de estágio supervisionado e seus objetivos; identificar as concepções dos estudantes-professores acerca da importância do estágio supervisionado para o desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa (MINAYO, 1994; LÜDKE; ANDRÉ, 1986), cujos resultados serão expressos com o aprofundamento dos fenômenos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação (BOGDAN e BIKLEN, 1994), do tipo estudo de caso (ANDRÉ, 2013), em que privilegiamos, na fundamentação teórica, referências contextualizadas ao curso de Educação Física e o papel do estágio no processo de formação e desenvolvimento profissional, tais como Caparroz (2007), Castellani Filho (1988, 1991); Darido (2003), Taffarel (1993); (Silva (2007); Lima (2012); Pimenta (2009, 2012); Ghedin (2008, 2015); Freitas (1996); García (1999, 2009), e os decretos-lei do curso de Educação Física e estágio supervisionado, além das DCNs dos cursos de formação de professores e das DCN específica do curso de formação em Educação Física. Como procedimentos para coleta de dados, utilizaram-se a aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas. Durante o desenvolvimento do trabalho, almejou-se evidenciar o estágio como uma atividade teórica e prática que aproxima o licenciando da realidade educacional, e colabora no desenvolvimento profissional referente à compreensão e à análise de seu espaço de inserção profissional ao procederem de maneira crítica, transformadora e criativa. Os resultados evidenciam que o curso pesquisado situa sua perspectiva formativa centrada na hegemonia da perspectiva instrumentalizadora da técnica, o que limita o desenvolvimento profissional. Apontam ainda, que estágio supervisionado assume caráter periférico sendo a parte prática no final do percurso formativo, indo na contramão do que as DCNs estabelecem: que os currículos tenham as atividades formativas e teórico-práticas diluídas na trajetória da formação inicial, minimizando, assim, o choque com a realidade. Os licenciandos entrevistados, na sua maioria, demonstraram desconhecer o PPC do curso, essencial na clarificação do perfil profissional desejado. Constatou-se, portanto, pela ótica dos entrevistados, que o estágio supervisionado realizado no último período do curso não possibilita uma articulação teórico-prático entre os saberes científicos dispostos na instância formadora com o campo de atuação. É pertinente a reorganização do desenho curricular, estabelecendo o componente curricular do estágio supervisionado como eixo articulador da formação inicial, permitindo-se, aos futuros professores de Educação Física, maior aproximação com seu exercício profissional, a fim de produzir e mobilizar os saberes inerentes ao pleno Desenvolvimento Profissional.The present dissertation presents a reflection about Professional Development in the Amazon context, of Physical Education graduates from the supervised curricular internship carried out in state schools, in the city of Manaus. The general objective of this study was to understand how the curricular internship model, recommended in the Pedagogical Course Project (PPC) of Physical Education, undergraduate, from the Federal University of Amazonas, campus Manaus, has contributed to professional development, aiming to meet the needs of current demands of society. To carry out this research, we also seek to reflect on the historical and educational processes of the Physical Education course and the curricular internship in Brazil; to identify, in the Pedagogical Course Project (PPC) of a degree in Physical Education at the Federal University of Amazonas (UFAM), the training profile, the competences, the skills, the supervised internship conceptions and their objectives; to identify the students- teachers' conceptions about the importance of the supervised internship for professional development. It is a research whose approach is qualitative (MINAYO, 1994; LÜDKE; ANDRÉ, 1986), whose results will be expressed with the deepening of the phenomena from the perspective of the research subjects (BOGDAN and BIKLEN, 1994), of the study type case study (ANDRÉ, 2013), in which, in the theoretical basis, we privilege contextualized references to the Physical Education course and the role of the internship in the process of professional training and development, such as Caparroz (2007), Castellani Filho (1988, 1991) ; Darido (2003), Taffarel (1993); (Silva (2007); Lima (2012); Pimenta (2009, 2012); Ghedin (2008, 2015); Freitas (1996); García (1999, 2009), and the decree-laws of the Physical Education course and supervised internship , in addition to the DCNs for teacher training courses and the specific DCNs for the Physical Education training course. As procedures for data collection, questionnaires and semi-structured interviews were used. During the development of the work, the aim was to highlight the internship as a theoretical and practical activity that brings the licensee closer to the educational reality, and collaborates in the professional development regarding the understanding and analysis of their professional insertion space when proceeding in a critical, transforming way and creative. The results show that the researched course places its formative perspective centered on the hegemony of the instrumentalizing perspective of the technique, which limits professional development. They also point out that supervised internship takes on a peripheral character, being the practical part at the end of the training course, going against what the DCNs establish: that the curricula have the training and theoretical-practical activities diluted in the trajectory of the initial training, thus minimizing the shock with reality. Most of the interviewed undergraduates demonstrated that they did not know the PPC of the course, which is essential to clarify the desired professional profile. It was found, therefore, from the perspective of the interviewees, that the supervised internship carried out in the last period of the course does not allow a theoretical-practical articulation between the scientific knowledge arranged in the training institution with the field of activity. It is pertinent to reorganize the curricular design, establishing the curricular component of the supervised internship as an articulating axis of the initial training, allowing future Physical Education teachers to get closer to their professional practice, in order to produce and mobilize the knowledge inherent to the Full Professional Development.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBarros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Moreira, Wagner Weyhttp://lattes.cnpq.br/5798244047692726Ghedin, Evandro Luizhttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679Dias, Bruno da Silva Lima Antuneshttp://lattes.cnpq.br/3585439606768682https://orcid.org/0000-0003-0538-46672020-10-19T20:29:42Z2020-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Bruno da Silva Lima Antunes. 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Dias, Bruno da Silva Lima Antunes
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