Da lousa à luta: organização, mobilização e luta dos professores amazonenses na década de 1980

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Batista, James da Costa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1246202245162049
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6929
Resumo: A presente dissertação aborda o processo de organização, mobilização e luta dos professores da cidade de Manaus vinculados à Secretaria Estadual de Educação ao longo da década de 1980. O recorte cronológico estabelecido constitui-se em momento singular, em especial porque identificado com o final da ditadura civil-militar que se instaurou no Brasil em 1964 e, consequentemente, com o início do processo de abertura política e de redemocratização do país, sendo uma de suas maiores características o ascenso dos movimentos sociais, fruto da organização e da luta dos trabalhadores de diversas categorias. Um dos objetivos da pesquisa foi demonstrar como os professores da rede estadual de ensino de Manaus empreenderam seu processo de organização, mobilização e luta, e o quanto tais lutas estavam intimamente articuladas com o cenário político da época. Recorrendo a variada gama de registros (documentação sindical, matérias jornalísticas, entrevistas), a dissertação busca acompanhar e analisar esse processo de organização que, forjado na luta por direitos e por melhores condições de vida e trabalho, foi empreendido pelos professores amazonenses, tornando-os um dos mais importantes agentes políticos do contexto amazonense daquela década. Estruturada em três capítulos, a dissertação acompanha os momentos específicos da organização e da luta da categoria, dando ênfase nas jornadas reivindicatórias dos anos 1983 e 1985, no enfrentamento com as forças repressivas que levaram, em 1985, ao episódio da “batalha do Igarapé de Manaus”, e na atuação de suas lideranças na busca por debater e participar das mobilizações e pressões estabelecidas pelos trabalhadores em escala nacional visando influir no processo de redemocratização do país. Por fim, a dissertação aponta ainda para os dilemas e tensões que alcançaram a categoria no final da década de 1980 e que tiveram como pano de fundo o início da implementação de preceitos neoliberais, como o arrocho salarial, a desregulamentação da economia e a precarização do trabalho, fazendo refluir os movimentos de luta e resistência dos trabalhadores.
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Um dos objetivos da pesquisa foi demonstrar como os professores da rede estadual de ensino de Manaus empreenderam seu processo de organização, mobilização e luta, e o quanto tais lutas estavam intimamente articuladas com o cenário político da época. Recorrendo a variada gama de registros (documentação sindical, matérias jornalísticas, entrevistas), a dissertação busca acompanhar e analisar esse processo de organização que, forjado na luta por direitos e por melhores condições de vida e trabalho, foi empreendido pelos professores amazonenses, tornando-os um dos mais importantes agentes políticos do contexto amazonense daquela década. Estruturada em três capítulos, a dissertação acompanha os momentos específicos da organização e da luta da categoria, dando ênfase nas jornadas reivindicatórias dos anos 1983 e 1985, no enfrentamento com as forças repressivas que levaram, em 1985, ao episódio da “batalha do Igarapé de Manaus”, e na atuação de suas lideranças na busca por debater e participar das mobilizações e pressões estabelecidas pelos trabalhadores em escala nacional visando influir no processo de redemocratização do país. Por fim, a dissertação aponta ainda para os dilemas e tensões que alcançaram a categoria no final da década de 1980 e que tiveram como pano de fundo o início da implementação de preceitos neoliberais, como o arrocho salarial, a desregulamentação da economia e a precarização do trabalho, fazendo refluir os movimentos de luta e resistência dos trabalhadores.The present dissertation approaches the organization process, mobilization and teacher's struggle in Manaus linked to State Secretary of Education throughout the 1980s. The chronological cutout established it is constituted in singular moment particularly because identified with the end of civil-military dictatorship that settled in Brazil in 1964 and, consequently, with the political opening process' beginning and the Brazil' re-democratization one of its greatest characteristics being the rise of social movements, fruit of different categories worker's organization and struggle. One point of the research was to demonstrate how the teachers of the state school of Manaus undertook their organization process, mobilization and struggle, and how much such struggles were intimately articulated with the political scene of the time. Using the varied range of records (union documents, journalistic matters, interviews) the dissertation seeks to accommodate and analyze this organization process that, forged in the fight for rights and for better conditions of life and work was undertaken by the amazonian teachers, making them one of the most important political agents of the Amazon context of the decade. Structured in three chapters, the dissertation accompanies the specific moments of the category's organization and fight emphasizing the claim days of 1983 and 1985, in the confrontation with repressive forces that led, in 1985, to the episode of "Batalha do Igarapé de Manaus" ("Battle of the Manaus Stream"), and in the performance of its leadership in the quest to debate and participate in the mobilization and pressures established by the workers on a national scale due to influence the process of Brazil' re-democratization. Finally, the dissertation points to the dilemma and tensions that reach the category in the late 1980s and which had as a background the beginning of the implementation of the neoliberal precepts, such as wage tightening, economy deregulation and the precaution of the job, flowing the movements of struggle and resistance of the workers.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em HistóriaPinheiro, Luís Balkar Sá Peixotohttp://lattes.cnpq.br/1270804137117518Vieira, Jaci Guilhermehttp://lattes.cnpq.br/2907279125849810Silva, Patricia Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/6069149508875323Batista, James da Costahttp://lattes.cnpq.br/12462022451620492019-02-07T15:55:22Z2018-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, James da Costa. Da lousa à luta: organização, mobilização e luta dos professores amazonenses na década de 1980. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-02-08T05:03:58Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-02-08T05:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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