Cultura maker digital e o desenvolvimento da habilidades socioemocionais no aprendizado de Matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Cascaes, Nilcecleide da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1404251789973477, https://orcid.org/0000-0003-4495-8889
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8277
Resumo: O presente estudo tem como propósito responder ao seguinte problema de pesquisa “como a cultura maker pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes na aprendizagem matemática”, e visa contribuir para reverter o baixo índice de proficiência em matemática das escolas públicas brasileira nas avaliações externas, decorrente em geral pela falta de interesse dos alunos nas aulas de matemática, tradicionais expositivas. O percurso da pesquisa tomou por base a teórica o Construcionismo de Seymour Papert, que apresenta cinco dimensões que favorece a criança e adolescente a construir seu conhecimento através de processos mentais influenciada pelo uso do computador ou das tecnologias digitais. Para compreender os conceitos associados a competências socioemocionais esta pesquisa busca investigar o surgimento da Cultura Maker e como ela chegou até o espaço educacional. Para o ser humano se desenvolver intelectualmente, é relevante notar primeiramente que fatores como humor, positivismo, decepções, e outros aspectos associados ao emocional influenciam na aprendizagem. Por isso, a importância de que a escola pense no indivíduo de forma integral e contribua na sua formação científica por meio da construção coletiva do conhecimento e em muitos aspectos importantes para sua vida. Nesta pesquisa identificamos quais habilidades influenciaram na aprendizagem de geometria por meio da tecnologia integrada ao ambiente de floresta. A escolha deste ambiente, além de conduzir os estudantes para um espaço não formal de aprendizagem leva em conta o contexto de uma escola da rede pública da cidade de Manaus, circundada pela floresta amazônica, apesar de muitos habitantes não se darem conta desta realidade. Os dados coletados nesta pesquisa foram categorizados por meio da análise de conteúdo de Bardin. No aspecto metodológico, a pesquisa se apresenta como pesquisa participante com abordagem qualitativa. Na primeira fase da pesquisa, o questionário diagnóstico indicou claramente uma ausência de conhecimentos estruturados no conteúdo de geometria para os alunos recém-chegados do Ensino Médio. Na segunda fase os alunos foram submetidos a uma sequência de atividades diferenciadas que teve como uma das etapas iniciais uma visita orientada ao Museu da Amazônia (MUSA), localizado na Reserva Adolpho Ducke. Nesta visita os estudantes tinham como tarefa observar a natureza e sua correlação com Matemática sob o ponto de vista geométrico. As demais etapas de aplicação, foram norteadas por estas observações. Os dados coletados proporcionaram identificar quais habilidades que potencializaram a aprendizagem matemática e quais habilidades devem ser desenvolvidas para auxiliar os participantes no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Os resultados obtidos atestaram a relevância em se desenvolver habilidades socioemocionais e confirmaram que a inserção da Cultura Maker no contexto e na realidade dos estudantes, possibilita aprendizagem matemática de modo significativo. Para além do aprendizado o engajamento e a resiliência dos estudantes foram de tal ordem que mesmo diante das inúmeras dificuldades, desde o acesso à computadores até a indisponibilidade de espaços adequados, tivemos 100% de presença, em contraturno e de modo absolutamente voluntário.
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O percurso da pesquisa tomou por base a teórica o Construcionismo de Seymour Papert, que apresenta cinco dimensões que favorece a criança e adolescente a construir seu conhecimento através de processos mentais influenciada pelo uso do computador ou das tecnologias digitais. Para compreender os conceitos associados a competências socioemocionais esta pesquisa busca investigar o surgimento da Cultura Maker e como ela chegou até o espaço educacional. Para o ser humano se desenvolver intelectualmente, é relevante notar primeiramente que fatores como humor, positivismo, decepções, e outros aspectos associados ao emocional influenciam na aprendizagem. Por isso, a importância de que a escola pense no indivíduo de forma integral e contribua na sua formação científica por meio da construção coletiva do conhecimento e em muitos aspectos importantes para sua vida. Nesta pesquisa identificamos quais habilidades influenciaram na aprendizagem de geometria por meio da tecnologia integrada ao ambiente de floresta. A escolha deste ambiente, além de conduzir os estudantes para um espaço não formal de aprendizagem leva em conta o contexto de uma escola da rede pública da cidade de Manaus, circundada pela floresta amazônica, apesar de muitos habitantes não se darem conta desta realidade. Os dados coletados nesta pesquisa foram categorizados por meio da análise de conteúdo de Bardin. No aspecto metodológico, a pesquisa se apresenta como pesquisa participante com abordagem qualitativa. Na primeira fase da pesquisa, o questionário diagnóstico indicou claramente uma ausência de conhecimentos estruturados no conteúdo de geometria para os alunos recém-chegados do Ensino Médio. Na segunda fase os alunos foram submetidos a uma sequência de atividades diferenciadas que teve como uma das etapas iniciais uma visita orientada ao Museu da Amazônia (MUSA), localizado na Reserva Adolpho Ducke. Nesta visita os estudantes tinham como tarefa observar a natureza e sua correlação com Matemática sob o ponto de vista geométrico. As demais etapas de aplicação, foram norteadas por estas observações. Os dados coletados proporcionaram identificar quais habilidades que potencializaram a aprendizagem matemática e quais habilidades devem ser desenvolvidas para auxiliar os participantes no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Os resultados obtidos atestaram a relevância em se desenvolver habilidades socioemocionais e confirmaram que a inserção da Cultura Maker no contexto e na realidade dos estudantes, possibilita aprendizagem matemática de modo significativo. Para além do aprendizado o engajamento e a resiliência dos estudantes foram de tal ordem que mesmo diante das inúmeras dificuldades, desde o acesso à computadores até a indisponibilidade de espaços adequados, tivemos 100% de presença, em contraturno e de modo absolutamente voluntário.The present study aims to answer the following research problem “how the maker culture can contribute to the development of important socio-emotional skills in mathematical learning”, and aims to contribute to reverting the low level of proficiency in mathematics in Brazilian public schools in external evaluations , due in general to the lack of interest of students in mathematics classes, traditional expositions. The course of the research was based on Seymour Papert's Constructionism theory, which presents five dimensions that favor children and adolescents to build their knowledge through mental processes influenced by the use of computers or digital technologies. In order to understand the concepts associated with socio-emotional competences, this research seeks to investigate the emergence of the Maker Culture and how it reached the educational space. For the human being to develop intellectually, it is relevant to note first that factors such as mood, positivism, disappointments, and other aspects associated with the emotional influence on learning. Therefore, the importance of the school thinking about the individual in a comprehensive way and contributing to its scientific formation through the collective construction of knowledge and in many important aspects for its life. In this research, we identified which skills influenced the learning of geometry through technology integrated to the forest environment. The choice of this environment, in addition to taking students to a non-formal learning space, takes into account the context of a public school in the city of Manaus, surrounded by the Amazon rainforest, although many inhabitants are unaware of this reality. The data collected in this research were categorized through Bardin's content analysis. In the methodological aspect, the research presents itself as a participatory research with a qualitative approach. In the first phase of the research, the diagnostic questionnaire clearly indicated an absence of structured knowledge in the geometry content for newly arrived high school students. In the second phase, the students were submitted to a sequence of different activities that had as one of the initial stages a guided visit to the Museum of the Amazon (MUSA), located in the Adolpho Ducke Reserve. In this visit, the students had the task of observing nature and its correlation with Mathematics from a geometric point of view. The other stages of application were guided by these observations. The collected data provided the ability to identify which skills enhanced mathematical learning and which skills should be developed to assist participants in the development of cognitive skills. The results obtained attested to the relevance of developing socio-emotional skills and confirmed that the insertion of Cultura Maker in the context and reality of students, enables mathematical learning in a meaningful way. In addition to learning, the students' engagement and resilience were such that even in the face of numerous difficulties, from access to computers to the unavailability of adequate spaces, we had 100% presence, in the evening and on an absolutely voluntary basis.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCavalcante, Marisa Almeidahttp://lattes.cnpq.br/7224775081434545Oliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Frota, Vitor Bremgartner dahttp://lattes.cnpq.br/6100146230873494Cascaes, Nilcecleide da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1404251789973477https://orcid.org/0000-0003-4495-88892021-05-21T19:59:16Z2021-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASCAES, Nilcecleide da Silva. Cultura Maker digital e o Desenvolvimento da Habilidades Socioemocinais no Aprendizado de Matemática. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8277porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-05-22T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8277Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-05-22T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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