Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Anselmo Santos da lattes
Orientador(a): Santos, José Antônio Lobo dos lattes
Banca de defesa: Caldas, Alcides dos Santos lattes, Espinoza, José Carlos Huapaya lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) 
Departamento: Instituto de Geociências
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34649
Resumo: A pesquisa que culminou na elaboração desta dissertação teve como objeto de estudo a implantação da linha 2, integrante do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, buscando identificar e compreender as principais consequências espaciais desencadeadas pela construção do referido traçado metroviário. Os empreendimentos associados ao setor de transporte são causadores de diversos efeitos na configuração e organização espacial, já que as atividades socioeconômicas dependem do aparelhamento das condições de mobilidade. Ao longo do processo de urbanização, diversas cidades brasileiras passaram a incluir o modo de locomoção metroviário em seus sistemas de transporte, porém a adoção do modo de deslocamento por metrô se expandiu lentamente no país. Em Salvador a primeira iniciativa política para implantação de um moderno sistema metroviário surgiu em meados da década de 1980, mas o projeto foi arquivado. Na segunda metade dos anos 1990 ocorreu a assinatura de um novo projeto, que começou a ser executado no início dos anos 2000, mas diversos entraves burocráticos e políticos proporcionaram sucessivos atrasos na conclusão do mesmo. Contudo, após a transferência da gestão do projeto da esfera política e administrativa municipal para a estadual, em um novo contexto caracterizado pela preparação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, ocorreram avanços na conclusão da linha 1, além de mudanças no projeto para possibilitar a incorporação de um novo traçado, ou seja, a linha 2, com o objetivo principal de articular o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães ao centro da cidade, nascendo, assim, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSLF). A implantação da linha 2 desencadeou uma acentuada modificação na estrutura material formadora do recorte espacial onde foi inserida e, também, contribuiu para mudanças no sistema de transporte urbano. Essa realidade pôde ser exemplificada, neste estudo, pela alteração que ocorreu sobre a paisagem, devida à edificação dos suportes estruturais formadores do traçado metroviário; além da desativação de muitas linhas de ônibus. Vale ressaltar que os fatos apurados deixaram em evidência a relação dialética entre objetos e conteúdo social.
id UFBA-2_0ff4dc4c398f2e4124af770ebf61b9f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/34649
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Silva, Anselmo Santos daSilva, Anselmo Santos daSantos, José Antônio Lobo dosSantos, José Antônio Lobo doshttp://lattes.cnpq.br/1244012663602391Caldas, Alcides dos SantosEspinoza, José Carlos HuapayaCaldas, Alcides dos Santos0000-0003-4554-4741http://lattes.cnpq.br/3073406772943953Espinoza, José Carlos Huapaya0000-0001-6776-8821http://lattes.cnpq.br/9553833796503192http://lattes.cnpq.br/27437589593924562022-01-05T19:37:49Z2022-01-052022-01-05T19:37:49Z2021-06-302021-06-20SILVA, Anselmo Santos da. Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2021.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34649A pesquisa que culminou na elaboração desta dissertação teve como objeto de estudo a implantação da linha 2, integrante do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, buscando identificar e compreender as principais consequências espaciais desencadeadas pela construção do referido traçado metroviário. Os empreendimentos associados ao setor de transporte são causadores de diversos efeitos na configuração e organização espacial, já que as atividades socioeconômicas dependem do aparelhamento das condições de mobilidade. Ao longo do processo de urbanização, diversas cidades brasileiras passaram a incluir o modo de locomoção metroviário em seus sistemas de transporte, porém a adoção do modo de deslocamento por metrô se expandiu lentamente no país. Em Salvador a primeira iniciativa política para implantação de um moderno sistema metroviário surgiu em meados da década de 1980, mas o projeto foi arquivado. Na segunda metade dos anos 1990 ocorreu a assinatura de um novo projeto, que começou a ser executado no início dos anos 2000, mas diversos entraves burocráticos e políticos proporcionaram sucessivos atrasos na conclusão do mesmo. Contudo, após a transferência da gestão do projeto da esfera política e administrativa municipal para a estadual, em um novo contexto caracterizado pela preparação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, ocorreram avanços na conclusão da linha 1, além de mudanças no projeto para possibilitar a incorporação de um novo traçado, ou seja, a linha 2, com o objetivo principal de articular o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães ao centro da cidade, nascendo, assim, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSLF). A implantação da linha 2 desencadeou uma acentuada modificação na estrutura material formadora do recorte espacial onde foi inserida e, também, contribuiu para mudanças no sistema de transporte urbano. Essa realidade pôde ser exemplificada, neste estudo, pela alteração que ocorreu sobre a paisagem, devida à edificação dos suportes estruturais formadores do traçado metroviário; além da desativação de muitas linhas de ônibus. Vale ressaltar que os fatos apurados deixaram em evidência a relação dialética entre objetos e conteúdo social.The research that culminated in the elaboration of this dissertation had as its object of study the implementation of line 2 that is part of the Salvador and Lauro de Freitas Metro System, seeking to identify and understand the main spatial consequences triggered by the construction of the aforementioned subway layout. Enterprises associated with the transport sector have several effects on spatial configuration and organization, as socioeconomic activities depend on the equipment for mobility conditions. During the urbanization process, several Brazilian cities started to include the subway mode of transportation in their transport systems, but the adoption of the subway mode of transportation slowly expanded in the country. In Salvador, the first political initiative to implement a modern subway system emerged in the mid-1980s, but the project was shelved. In the second half of the 1990s, a new project was signed, which began to be executed in the early 2000s, but various bureaucratic and political obstacles led to successive delays in its completion. However, after the transfer of project management from the municipal to the state political and administrative sphere, in a new context characterized by the preparation for the 2014 Soccer World Cup, progress was made in completing line 1, in addition to changes in the project to enable the incorporation of a new route, that is, line 2, with the main objective of linking the Luís Eduardo Magalhães International Airport to the city center, thus creating the Salvador and Lauro de Freitas Metro System (SMSLF). The implementation of line 2 triggered a marked change in the material structure that formed the spatial cutout where it was inserted and also contributed to changes in the urban transport system. This reality could be exemplified, in this study, by the alteration that occurred in the landscape, due to the construction of the structural supports that form the subway layout; in addition to the deactivation of many bus lines. It is noteworthy that the facts found highlighted the dialectical relationship between objects and social content.Submitted by Pós-graduação em geografia (pggeogr@ufba.br) on 2021-12-20T19:25:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.Anselmo.pdf: 5867249 bytes, checksum: ab312469be8f0d85b2da02ec26b61fab (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2022-01-05T19:37:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.Anselmo.pdf: 5867249 bytes, checksum: ab312469be8f0d85b2da02ec26b61fab (MD5)Made available in DSpace on 2022-01-05T19:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.Anselmo.pdf: 5867249 bytes, checksum: ab312469be8f0d85b2da02ec26b61fab (MD5) Previous issue date: 2021-06-30CNPqporpt_BRUniversidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) UFBABrasilInstituto de GeociênciasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANAEspaço urbanoPaisagem urbanaMobilidade urbanaAcessibilidade urbanaMetrôPlanejamento urbanoUrban spaceUrban landscapeUrban mobilityUrban accessibilitySubwayUrban planningReprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de FreitasSpatial reproduction: an analysis of the implementation of line 2 of the Salvador and Lauro de Freitas Metro Systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Final.Anselmo.pdfDissertação Final.Anselmo.pdfapplication/pdf5867249https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.Anselmo.pdfab312469be8f0d85b2da02ec26b61fabMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTDissertação Final.Anselmo.pdf.txtDissertação Final.Anselmo.pdf.txtExtracted texttext/plain352980https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.Anselmo.pdf.txtfb5a36ac55cff46da884f338a4c5dc90MD53ri/346492022-01-08 07:01:14.462oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-01-08T10:01:14Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Spatial reproduction: an analysis of the implementation of line 2 of the Salvador and Lauro de Freitas Metro System
title Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
spellingShingle Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
Silva, Anselmo Santos da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Espaço urbano
Paisagem urbana
Mobilidade urbana
Acessibilidade urbana
Metrô
Planejamento urbano
Urban space
Urban landscape
Urban mobility
Urban accessibility
Subway
Urban planning
title_short Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
title_full Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
title_fullStr Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
title_full_unstemmed Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
title_sort Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
author Silva, Anselmo Santos da
author_facet Silva, Anselmo Santos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anselmo Santos da
Silva, Anselmo Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, José Antônio Lobo dos
Santos, José Antônio Lobo dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1244012663602391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Caldas, Alcides dos Santos
Espinoza, José Carlos Huapaya
Caldas, Alcides dos Santos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 0000-0003-4554-4741
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3073406772943953
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Espinoza, José Carlos Huapaya
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0000-0001-6776-8821
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9553833796503192
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2743758959392456
contributor_str_mv Santos, José Antônio Lobo dos
Santos, José Antônio Lobo dos
Caldas, Alcides dos Santos
Espinoza, José Carlos Huapaya
Caldas, Alcides dos Santos
Espinoza, José Carlos Huapaya
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Espaço urbano
Paisagem urbana
Mobilidade urbana
Acessibilidade urbana
Metrô
Planejamento urbano
Urban space
Urban landscape
Urban mobility
Urban accessibility
Subway
Urban planning
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço urbano
Paisagem urbana
Mobilidade urbana
Acessibilidade urbana
Metrô
Planejamento urbano
Urban space
Urban landscape
Urban mobility
Urban accessibility
Subway
Urban planning
description A pesquisa que culminou na elaboração desta dissertação teve como objeto de estudo a implantação da linha 2, integrante do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, buscando identificar e compreender as principais consequências espaciais desencadeadas pela construção do referido traçado metroviário. Os empreendimentos associados ao setor de transporte são causadores de diversos efeitos na configuração e organização espacial, já que as atividades socioeconômicas dependem do aparelhamento das condições de mobilidade. Ao longo do processo de urbanização, diversas cidades brasileiras passaram a incluir o modo de locomoção metroviário em seus sistemas de transporte, porém a adoção do modo de deslocamento por metrô se expandiu lentamente no país. Em Salvador a primeira iniciativa política para implantação de um moderno sistema metroviário surgiu em meados da década de 1980, mas o projeto foi arquivado. Na segunda metade dos anos 1990 ocorreu a assinatura de um novo projeto, que começou a ser executado no início dos anos 2000, mas diversos entraves burocráticos e políticos proporcionaram sucessivos atrasos na conclusão do mesmo. Contudo, após a transferência da gestão do projeto da esfera política e administrativa municipal para a estadual, em um novo contexto caracterizado pela preparação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, ocorreram avanços na conclusão da linha 1, além de mudanças no projeto para possibilitar a incorporação de um novo traçado, ou seja, a linha 2, com o objetivo principal de articular o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães ao centro da cidade, nascendo, assim, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSLF). A implantação da linha 2 desencadeou uma acentuada modificação na estrutura material formadora do recorte espacial onde foi inserida e, também, contribuiu para mudanças no sistema de transporte urbano. Essa realidade pôde ser exemplificada, neste estudo, pela alteração que ocorreu sobre a paisagem, devida à edificação dos suportes estruturais formadores do traçado metroviário; além da desativação de muitas linhas de ônibus. Vale ressaltar que os fatos apurados deixaram em evidência a relação dialética entre objetos e conteúdo social.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-06-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-05T19:37:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-05
2022-01-05T19:37:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Anselmo Santos da. Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34649
identifier_str_mv SILVA, Anselmo Santos da. Reprodução espacial: uma análise da implantação da linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2021.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34649
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Geociências
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Geociências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Geociências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.Anselmo.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34649/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.Anselmo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ab312469be8f0d85b2da02ec26b61fab
907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6
fb5a36ac55cff46da884f338a4c5dc90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970658027241472