Viver e compartilhar: fotografias de crianças no Instagram

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Fraga, Giulia Andione Rebouças
Orientador(a): Couto, Edvaldo Souza
Banca de defesa: Alves, Lynn Rosalina Gama, Becker, Bianca, Silva, Obdália Santana Ferraz, Muniz, Dinéa Maria Sobral, Couto, Edvaldo Souza
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29767
Resumo: As redes sociais digitais alcançaram uma potência inusitada, incidindo, nos últimos anos, sobre as vivências das crianças. A mobilidade, conectividade, efemeridade e a forte presença de imagens engendram efeitos sobre meninos e meninas ao propiciarem diversas ações e a produção de narrativas. Nesse contexto, a tese discute experiências que se configuram na relação das crianças com o compartilhamento de narrativas fotográficas no aplicativo de rede social Instagram. O objetivo foi analisar as narrativas de si, de felicidade e de consumo nas imagens fotográficas compartilhadas no aplicativo por um grupo de crianças, entre nove e onze anos de idade. A pesquisa adotou aportes que permitiram reconhecer as crianças como sujeitos sociais e culturais envolvidos na complexidade de sua época, um tempo de tecnologias digitais, de conectividade e de redes on-lines. A investigação teve como principais campos teóricos os Estudos da Infância e os da Cultura Digital, em especial, aqueles que se referem a um aplicativo de redes sociais digitais. Portanto, trata-se de uma pesquisa com crianças que experimentam práticas comunicativas mais interativas, que participam da produção de conteúdos nas mais diferentes linguagens, bem como compartilham e constroem a cultura digital. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. Por meio de análises das fotografias, foi possível constatar que as narrativas possibilitam imergir no universo das experiências infantis e emergir com informações acerca das culturas infantis produzidas na rede social. Dentre outros aspectos, verificou-se que as redes sociais têm sido um espaço em que esses sujeitos não apenas expõem e promovem pedagogias – saberes, comportamentos, práticas e interações – sobre os modos de ser criança e de apresentar a si mesmas, a felicidade e o consumo, mas, ao mesmo tempo, constroem apropriações criativas desses modos. Além disso, o estudo evidenciou alguns fenômenos relacionados às infâncias do tempo presente, como a autonomia e a visibilidade nas práticas e na cultura digital, ressaltando tanto a competência das crianças quanto o fato de serem sujeitos ativos em uma cultura, visto que a vivem e a ressignificam de acordo com elementos das culturas infantis conectadas.
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A pesquisa adotou aportes que permitiram reconhecer as crianças como sujeitos sociais e culturais envolvidos na complexidade de sua época, um tempo de tecnologias digitais, de conectividade e de redes on-lines. A investigação teve como principais campos teóricos os Estudos da Infância e os da Cultura Digital, em especial, aqueles que se referem a um aplicativo de redes sociais digitais. Portanto, trata-se de uma pesquisa com crianças que experimentam práticas comunicativas mais interativas, que participam da produção de conteúdos nas mais diferentes linguagens, bem como compartilham e constroem a cultura digital. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. Por meio de análises das fotografias, foi possível constatar que as narrativas possibilitam imergir no universo das experiências infantis e emergir com informações acerca das culturas infantis produzidas na rede social. Dentre outros aspectos, verificou-se que as redes sociais têm sido um espaço em que esses sujeitos não apenas expõem e promovem pedagogias – saberes, comportamentos, práticas e interações – sobre os modos de ser criança e de apresentar a si mesmas, a felicidade e o consumo, mas, ao mesmo tempo, constroem apropriações criativas desses modos. Além disso, o estudo evidenciou alguns fenômenos relacionados às infâncias do tempo presente, como a autonomia e a visibilidade nas práticas e na cultura digital, ressaltando tanto a competência das crianças quanto o fato de serem sujeitos ativos em uma cultura, visto que a vivem e a ressignificam de acordo com elementos das culturas infantis conectadas.ABSTRACTS: The digital social networking has gained unexpected strength over the last years, to the extent that it Influences the lives of children and their use of these networks. The mobility, the connectivity and the ephemeral nature of such media, as well as the strong presence of pictures and videos in them, deeply affect boys and girls by providing them with many different activities and with the creation of narratives. Within such context, this thesis discusses the experiences that are shaped through children‟s relationship with the sharing of photographic narratives via the Instagram social network application. Our aim was to analyze the narratives of themselves, of happiness and consumption in the pictures shared by a group of children aged nine to eleven via this application. The research adopted inputs that allowed us to recognize children as social and cultural individuals involved in the complexity of their times – times of digital technologies, of connectivity and online networking. The research had as its main theoretical fields the Childhood Studies and the Digital Culture Studies, particularly those related to a digital social networking application. This is therefore a study on boys and girls who experience more interactive communication practices and who are engaged in the production of contents in many different languages, while sharing and building the digital culture. The method used was the qualitative method, of a descriptive and analytical nature. Through an analysis of the photographs, we could see that the narratives make it possible to immerse ourselves in the universe of children‟s experiences and then emerge from it with information on the children‟s cultures produced on the social network. Among other aspects, we have verified that social networks have been a realm in which those individuals expose and promote pedagogies – knowledges, behaviors, practices and interactions – on the ways of being children and of introducing themselves, happiness and consumption, while building creative appropriations of these methods. Furthermore, this study has shed light on some phenomena related to today‟s childhoods, such as the autonomy and visibility in the digital practices and culture, while highlighting both the children‟s ability and the fact that they are active individuals within a connected culture, considering that they live it and give it a new meaning based on elements from the children‟s connected cultures.Submitted by GIULIA FRAGA (giuliafraga@gmail.com) on 2019-05-20T13:24:31Z No. of bitstreams: 1 Tese. Giulia Fraga. Versão Final. 13Maio.pdf: 3905946 bytes, checksum: 7df5f8a0766ba7c140717fba304bd07d (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-06-03T18:23:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese. Giulia Fraga. Versão Final. 13Maio.pdf: 3905946 bytes, checksum: 7df5f8a0766ba7c140717fba304bd07d (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-03T18:23:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese. Giulia Fraga. Versão Final. 13Maio.pdf: 3905946 bytes, checksum: 7df5f8a0766ba7c140717fba304bd07d (MD5)Educação infantilEstudos da InfânciaCultura DigitalInstagramFotografiaNarrativas de si, de felicidade e de consumoChildhood StudiesDigital CulturePhotographyPersonal narratives of happiness and consumptionViver e compartilhar: fotografias de crianças no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFBA/FacedBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese. Giulia Fraga. Versão Final. 13Maio.pdfTese. Giulia Fraga. 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