A psicologia diante de demandas escolares nos Centros de Referência de Assistência Social em Salvador - BA: apontamentos ético-políticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Checa, Meire Pereira
Orientador(a): Viégas, Lygia de Sousa
Banca de defesa: Kalmus, Jaqueline, Castelar, Marilda, Costa, Eliane Silvia, Ribeiro, Maria Izabel Souza, Viégas, Lygia de Sousa
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34339
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a atuação de profissionais de psicologia nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Salvador-BA diante da demanda escolar direta ou indireta. Inicialmente, a pesquisa tece considerações sobre a história da política de assistência social no Brasil desde os tempos coloniais, a fim de analisar o discurso oficial que sustenta a mais recente criação e funcionamento dos CRAS no país. Em seguida, aborda o discurso oficial da política socioassistencial com destaque para o exercício de profissionais de psicologia, bem como os documentos produzidos pelo sistema conselhos acerca dessa atuação. O referencial teórico fundamentou-se nas contribuições da Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica, como em autores críticos no campo da Psicologia Social. Posto isso, apresenta a pesquisa de campo, de cunho qualitativo, da qual participaram oito profissionais de psicologia que atuavam em CRAS de diferentes territórios do município de Salvador-BA. Como procedimento, realizamos entrevistas semiestruturadas, por meio das quais foi possível conhecer como tem se dado o acolhimento, o encaminhamento e o acompanhamento das demandas escolares por parte destas profissionais; as concepções acerca das famílias pobres e das escolas públicas, além de alcançar alguns sofrimentos disparados a partir da experiência de trabalho. A análise do material, à luz do referencial teórico adotado, aponta que o público que mais busca as profissionais da psicologia levando demandas escolares são mulheres pobres, em sua maioria negras, que acompanham seus filhos em busca de atendimento clínico individualizante a partir do encaminhamento inicial feito pelas escolas. Desse modo, buscamos tecer uma análise interseccional, visando a abarcar os atravessamentos, sobretudo de classe, gênero e raça que perpassam suas experiências de vida. A tese finaliza com apontamentos ético-políticos, com destaque para a necessária ampliação do debate, na formação básica e continuada de profissionais da psicologia, sobre as demandas escolares, a adoção de uma linha de ação desmedicalizante e interseccional diante desse público e a urgente articulação entre os serviços públicos que acolhem esse tipo de demanda, a fim de discutir sua incidência e consolidar o compromisso social de profissionais da psicologia no sentido de estabelecer um “fio condutor” integrador das ações sociais, a partir de uma compreensão da relação entre educação e assistência social. A tese também aponta para a importância de se ampliar a integração das profissionais da psicologia, para efetivamente atuarem em rede e fortalecerem coletivamente as estratégias de superação das dificuldades de atuação nesse campo, o que inclui a luta por condições estruturais até mesmo básicas para o exercício profissional digno. Esperamos, com esta tese, contribuir para a atuação de profissionais da psicologia na assistência social, evitando o adoecimento, bem como contribuindo para a construção e difusão de práticas interseccionais e desmedicalizantes nesse território.
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O referencial teórico fundamentou-se nas contribuições da Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica, como em autores críticos no campo da Psicologia Social. Posto isso, apresenta a pesquisa de campo, de cunho qualitativo, da qual participaram oito profissionais de psicologia que atuavam em CRAS de diferentes territórios do município de Salvador-BA. Como procedimento, realizamos entrevistas semiestruturadas, por meio das quais foi possível conhecer como tem se dado o acolhimento, o encaminhamento e o acompanhamento das demandas escolares por parte destas profissionais; as concepções acerca das famílias pobres e das escolas públicas, além de alcançar alguns sofrimentos disparados a partir da experiência de trabalho. A análise do material, à luz do referencial teórico adotado, aponta que o público que mais busca as profissionais da psicologia levando demandas escolares são mulheres pobres, em sua maioria negras, que acompanham seus filhos em busca de atendimento clínico individualizante a partir do encaminhamento inicial feito pelas escolas. Desse modo, buscamos tecer uma análise interseccional, visando a abarcar os atravessamentos, sobretudo de classe, gênero e raça que perpassam suas experiências de vida. A tese finaliza com apontamentos ético-políticos, com destaque para a necessária ampliação do debate, na formação básica e continuada de profissionais da psicologia, sobre as demandas escolares, a adoção de uma linha de ação desmedicalizante e interseccional diante desse público e a urgente articulação entre os serviços públicos que acolhem esse tipo de demanda, a fim de discutir sua incidência e consolidar o compromisso social de profissionais da psicologia no sentido de estabelecer um “fio condutor” integrador das ações sociais, a partir de uma compreensão da relação entre educação e assistência social. A tese também aponta para a importância de se ampliar a integração das profissionais da psicologia, para efetivamente atuarem em rede e fortalecerem coletivamente as estratégias de superação das dificuldades de atuação nesse campo, o que inclui a luta por condições estruturais até mesmo básicas para o exercício profissional digno. Esperamos, com esta tese, contribuir para a atuação de profissionais da psicologia na assistência social, evitando o adoecimento, bem como contribuindo para a construção e difusão de práticas interseccionais e desmedicalizantes nesse território.ABSTRACT This research aims to understand the role of psychology professionals in Social Assistance Reference Centers (CRAS) in the city of Salvador-BA in face of direct or indirect school demand. Initially, the research discusses the history of social assistance policy in Brazil since colonial times, in order to analyze the official discourse that supports the most recent creation and functioning of CRAS in the country. Then, it addresses the official discourse of social assistance policy, with emphasis on the practice of psychology professionals, as well as the documents produced by the council system about this performance. The theoretical framework was based on the contributions of School and Educational Psychology in a critical perspective, as in critical authors in the field of Social Psychology. That said, it presents the field research, of a qualitative nature, in which eight psychology professionals who worked in CRAS from different territories in the city of Salvador-BA participated. As a procedure, we carried out semi-structured interviews, through which it was possible to know how the reception, referral and monitoring of school demands by these professionals has been taking place; the conceptions about poor families and public schools, in addition to reaching some suffering triggered from the work experience. The analysis of the material, in the light of the adopted theoretical framework, points out that the public that most seeks psychology professionals taking school demands are poor women, mostly black, who accompany their children in search of individualizing clinical care from the initial referral done by schools. In this way, we seek to weave an intersectional analysis, aiming to encompass the crossings, above all, of class, gender and race that permeate their life experiences. The Thesis ends with ethical-political notes, highlighting the necessary expansion of the debate, in the basic and continuing education of psychology professionals, about school demands, the adoption of a demedicalizing and intersectional line of action in front of this public and the urgent articulation among the public services that accept this type of demand, in order to discuss its incidence and consolidate the social commitment of psychology professionals in the sense of establishing a "conductor" that integrates social actions, based on an understanding of the relationship between education and social assistance. The Thesis also points to the importance of expanding the integration of psychology professionals, to effectively work in a network and collectively strengthen the strategies to overcome the difficulties of working in this field, which includes the struggle for structural conditions, even basic for the exercise Decent professional. We hope, with this Thesis, to contribute to the work of psychology professionals in social assistance, preventing illness, as well as contributing to the construction and dissemination of intersectional and demedicalizing practices in this territorySubmitted by Meire Checa (meire_pc@hotmail.com) on 2021-10-08T20:38:17Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL IMPRESSO (3)sem 3.pdf: 3084600 bytes, checksum: 12118b109270a752eccc8c260126438d (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-10-13T13:04:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE FINAL IMPRESSO (3)sem 3.pdf: 3084600 bytes, checksum: 12118b109270a752eccc8c260126438d (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-13T13:04:32Z (GMT). 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