A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24872 |
Resumo: | A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa é considerada um marco na história da música religiosa na Paraíba, pela sua orquestração e origem bilíngue em português e latim, e que permanece sendo executada anualmente por iniciativa de devotos e da Ordem Terceira do Carmo. Tendo parte de suas melodias plagiadas ou aproveitadas em outras novenas, até o presente momento não existe nenhum estudo detalhado sobre sua autoria, história e suas cópias manuscritas. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi estudar os diversos níveis de relação entre esta novena e José da Silva Coutinho no contexto sociocultural das práticas religiosas musicais em João Pessoa no século XX. Esta é uma investigação musicológica interdisciplinar, de caráter qualitativo, que se utiliza de métodos da ciência da informação, da história e dos estudos da recepção aplicados à música. Como procedimentos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e arquivística, com documentação proveniente de instituições relevantes à Arquidiocese da Paraíba, à Ordem Carmelitana e acervos musicais diversos. Através da crítica de fontes e da análise paleográfica, pode-se constatar as modificações que ocorreram com o passar do tempo, tornaram as fontes musicais testemunhos da recepção da prática religiosa e musical. Através de fontes documentais e entrevistas, foi possível obter informações não encontradas na bibliografia, proporcionando um estudo da atribuição da novena à José da Silva Coutinho. Com a união dos métodos da crítica musical e dos estudos da recepção aplicados à música, realizou-se a edição crítica de duas versões da novena, sendo uma relativa à 1ª versão das fontes localizadas e outra da 3ª versão, relativa às fontes musicais utilizadas na atualidade durante o novenário. Por fim, consideramos que esta Novena de Nossa Senhora do Carmo é um marco religioso e musical, pois mantém viva até o século XXI, tradições de orações carmelitanas atualmente em desuso na própria Igreja Católica. |
id |
UFBA-2_15998ff9d6d19af5e39017e640c5b012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/24872 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
Mattos, Amarilis Rebuá deMattos, Amarilis Rebuá deSotuyo Blanco, PabloCarvalho Sobrinho, João BerchmansAlmeida, Luciano André da SilvaPerrone, Maria da Conceição CostaSilva Filho, Wellington Mendes daSotuyo Blanco, Pablo2017-12-19T18:01:21Z2017-12-19T18:01:21Z2017-12-192016-06-09783(813.3)M435http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24872A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa é considerada um marco na história da música religiosa na Paraíba, pela sua orquestração e origem bilíngue em português e latim, e que permanece sendo executada anualmente por iniciativa de devotos e da Ordem Terceira do Carmo. Tendo parte de suas melodias plagiadas ou aproveitadas em outras novenas, até o presente momento não existe nenhum estudo detalhado sobre sua autoria, história e suas cópias manuscritas. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi estudar os diversos níveis de relação entre esta novena e José da Silva Coutinho no contexto sociocultural das práticas religiosas musicais em João Pessoa no século XX. Esta é uma investigação musicológica interdisciplinar, de caráter qualitativo, que se utiliza de métodos da ciência da informação, da história e dos estudos da recepção aplicados à música. Como procedimentos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e arquivística, com documentação proveniente de instituições relevantes à Arquidiocese da Paraíba, à Ordem Carmelitana e acervos musicais diversos. Através da crítica de fontes e da análise paleográfica, pode-se constatar as modificações que ocorreram com o passar do tempo, tornaram as fontes musicais testemunhos da recepção da prática religiosa e musical. Através de fontes documentais e entrevistas, foi possível obter informações não encontradas na bibliografia, proporcionando um estudo da atribuição da novena à José da Silva Coutinho. Com a união dos métodos da crítica musical e dos estudos da recepção aplicados à música, realizou-se a edição crítica de duas versões da novena, sendo uma relativa à 1ª versão das fontes localizadas e outra da 3ª versão, relativa às fontes musicais utilizadas na atualidade durante o novenário. Por fim, consideramos que esta Novena de Nossa Senhora do Carmo é um marco religioso e musical, pois mantém viva até o século XXI, tradições de orações carmelitanas atualmente em desuso na própria Igreja Católica.The Novena of Our Lady of Mount Carmel of João Pessoa is considered a milestone in the religious music history in Paraiba, for its orchestration and bilingual source Portuguese and Latin, and remains running annually at the initiative of devotees and the Third Order of Carmel. Having part of their melodies plagiarized or exploited in other novenas, to date there is no detailed study on his own, history and their handwritten copies. Therefore, the objective of this research was to study the different levels of relationship between this Novena and José da Silva Coutinho in the social culture context of the musical religious practices in João Pessoa in the twentieth century. This is an interdisciplinary musicological research, qualitative, which uses methods of information science, history and reception studies applied to music. As procedure was used to literature and archival, with documentation from relevant institutions to the Paraiba’s Archdiocese, the Carmelite Order and various music collections. Through critical sources and paleographic analysis, it can be seen the changes that have occurred over time, became the musical testimonies reception sources of religious and musical practice. Through interviews and documentary sources, it was possible to obtain information not found in the literature, providing the study of the allocation of the Novena to José da Silva Coutinho. With the union of the methods of music criticism and reception studies applied to music, there was a critical edition of two versions of the novena, one on the 1st version of the localized sources and other 3rd version on the musical sources used in present during nine days' public devotion. Finally, we consider that this Novena of Our Lady of Mount Carmel is a religious and musical landmark; it keeps alive until the twenty-first century Carmelite traditions of prayers currently in disuse in the Catholic Church.Submitted by AMARILIS MATTOS (amarilisrebua@hotmail.com) on 2017-12-03T01:24:38Z No. of bitstreams: 1 TESE COMPLETA - AMARILIS.pdf: 121722328 bytes, checksum: f39a89e7464f4368cf9a189f927a222d (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-12-19T18:01:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE COMPLETA - AMARILIS.pdf: 121722328 bytes, checksum: f39a89e7464f4368cf9a189f927a222d (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-19T18:01:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE COMPLETA - AMARILIS.pdf: 121722328 bytes, checksum: f39a89e7464f4368cf9a189f927a222d (MD5)CNPQMusicologiaMusicologiaNovenaJoão Pessoa (Paraiba) x música religiosaMemória CulturalCoutinho, José da Silva x práticas religiosasA Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Música da Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPPGMUSbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTESE COMPLETA - AMARILIS.pdf.txtTESE COMPLETA - AMARILIS.pdf.txtExtracted texttext/plain821245https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24872/3/TESE%20COMPLETA%20-%20AMARILIS.pdf.txt9fd35cdf88e0139549f098c667b0b504MD53ORIGINALTESE COMPLETA - AMARILIS.pdfTESE COMPLETA - AMARILIS.pdfapplication/pdf121722328https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24872/1/TESE%20COMPLETA%20-%20AMARILIS.pdff39a89e7464f4368cf9a189f927a222dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24872/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52ri/248722022-07-09 02:10:01.878oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-09T05:10:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção |
title |
A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção |
spellingShingle |
A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção Mattos, Amarilis Rebuá de Musicologia Musicologia Novena João Pessoa (Paraiba) x música religiosa Memória Cultural Coutinho, José da Silva x práticas religiosas |
title_short |
A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção |
title_full |
A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção |
title_fullStr |
A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção |
title_full_unstemmed |
A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção |
title_sort |
A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção |
author |
Mattos, Amarilis Rebuá de |
author_facet |
Mattos, Amarilis Rebuá de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Amarilis Rebuá de Mattos, Amarilis Rebuá de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sotuyo Blanco, Pablo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carvalho Sobrinho, João Berchmans Almeida, Luciano André da Silva Perrone, Maria da Conceição Costa Silva Filho, Wellington Mendes da Sotuyo Blanco, Pablo |
contributor_str_mv |
Sotuyo Blanco, Pablo Carvalho Sobrinho, João Berchmans Almeida, Luciano André da Silva Perrone, Maria da Conceição Costa Silva Filho, Wellington Mendes da Sotuyo Blanco, Pablo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Musicologia |
topic |
Musicologia Musicologia Novena João Pessoa (Paraiba) x música religiosa Memória Cultural Coutinho, José da Silva x práticas religiosas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musicologia Novena João Pessoa (Paraiba) x música religiosa Memória Cultural Coutinho, José da Silva x práticas religiosas |
description |
A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa é considerada um marco na história da música religiosa na Paraíba, pela sua orquestração e origem bilíngue em português e latim, e que permanece sendo executada anualmente por iniciativa de devotos e da Ordem Terceira do Carmo. Tendo parte de suas melodias plagiadas ou aproveitadas em outras novenas, até o presente momento não existe nenhum estudo detalhado sobre sua autoria, história e suas cópias manuscritas. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi estudar os diversos níveis de relação entre esta novena e José da Silva Coutinho no contexto sociocultural das práticas religiosas musicais em João Pessoa no século XX. Esta é uma investigação musicológica interdisciplinar, de caráter qualitativo, que se utiliza de métodos da ciência da informação, da história e dos estudos da recepção aplicados à música. Como procedimentos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e arquivística, com documentação proveniente de instituições relevantes à Arquidiocese da Paraíba, à Ordem Carmelitana e acervos musicais diversos. Através da crítica de fontes e da análise paleográfica, pode-se constatar as modificações que ocorreram com o passar do tempo, tornaram as fontes musicais testemunhos da recepção da prática religiosa e musical. Através de fontes documentais e entrevistas, foi possível obter informações não encontradas na bibliografia, proporcionando um estudo da atribuição da novena à José da Silva Coutinho. Com a união dos métodos da crítica musical e dos estudos da recepção aplicados à música, realizou-se a edição crítica de duas versões da novena, sendo uma relativa à 1ª versão das fontes localizadas e outra da 3ª versão, relativa às fontes musicais utilizadas na atualidade durante o novenário. Por fim, consideramos que esta Novena de Nossa Senhora do Carmo é um marco religioso e musical, pois mantém viva até o século XXI, tradições de orações carmelitanas atualmente em desuso na própria Igreja Católica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-06-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-19T18:01:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-19T18:01:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24872 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
783(813.3) |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
M435 |
identifier_str_mv |
783(813.3) M435 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGMUS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24872/3/TESE%20COMPLETA%20-%20AMARILIS.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24872/1/TESE%20COMPLETA%20-%20AMARILIS.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24872/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9fd35cdf88e0139549f098c667b0b504 f39a89e7464f4368cf9a189f927a222d 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459816156266496 |