Mobilidade das pessoas segregadas socioespacialmente com restrições de locomoção: o caso da comunidade do bairro de Canabrava, Salvador, Bahia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Miranda, Silvia Camargo Fernandes
Orientador(a): Olmos, Susana Acosta
Banca de defesa: Sampaio, Antonio Heliodório Lima, Cavalcante, Marília Moreira, Delgado, Juan Pedro Moreno
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18133
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar o deslocamento das pessoas com restrição de mobilidade que se encontram segregadas socioespacialmente na comunidade do bairro de Canabrava, Salvador, Bahia. O bairro de Canabrava está localizado em região caracterizada por desníveis topográficos acentuados e seus moradores, em sua maioria pertencente à parcela da sociedade de renda baixa, encontram-se segregados. Isso se deve à predominância da ocupação nas áreas de encostas, precariamente urbanizadas, dificultando o ir e vir das pessoas que habitam esta localidade. Neste cenário, as pessoas que residem no bairro estão frequentemente expostas a riscos de deslizamentos ou soterramentos, ou ainda, nas partes baixas, sujeitas à ocorrência de alagamentos, devido à inexistência de canais de drenagem natural. Da segregação resulta a falta de qualidade de vida, evidenciada pela ineficiente infraestrutura básica, viária e de transporte. Para atingir o objetivo determinado, estudaram-se as condições de mobilidade dos moradores do bairro, realizando coleta de dados para averiguar a qualidade dos serviços oferecidos pelo transporte coletivo, ônibus, como: lotação, frequência, pontualidade, tempo de viagem, microacessibilidade e macroacessibilidade. Como também, aplicação de questionários para caracterizar o padrão de viagem das pessoas do local, e execução de viagens acompanhadas no trajeto a pé de casa até o ponto de parada do transporte público. O estudo foca particularmente os padrões de viagem dos moradores com mobilidade reduzida, ou com restrição de mobilidade, verificando as dificuldades de acesso às atividades de trabalho, educação, lazer e esporte. A partir dos resultados encontrados, comprova-se a dupla segregação que impõe limitações à pessoa com mobilidade reduzida que reside na periferia, ao mesmo tempo em que se conclui ser a segregação socioespacial potencial responsável por impedir a reintegração dessa pessoa na sociedade.
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Neste cenário, as pessoas que residem no bairro estão frequentemente expostas a riscos de deslizamentos ou soterramentos, ou ainda, nas partes baixas, sujeitas à ocorrência de alagamentos, devido à inexistência de canais de drenagem natural. Da segregação resulta a falta de qualidade de vida, evidenciada pela ineficiente infraestrutura básica, viária e de transporte. Para atingir o objetivo determinado, estudaram-se as condições de mobilidade dos moradores do bairro, realizando coleta de dados para averiguar a qualidade dos serviços oferecidos pelo transporte coletivo, ônibus, como: lotação, frequência, pontualidade, tempo de viagem, microacessibilidade e macroacessibilidade. Como também, aplicação de questionários para caracterizar o padrão de viagem das pessoas do local, e execução de viagens acompanhadas no trajeto a pé de casa até o ponto de parada do transporte público. O estudo foca particularmente os padrões de viagem dos moradores com mobilidade reduzida, ou com restrição de mobilidade, verificando as dificuldades de acesso às atividades de trabalho, educação, lazer e esporte. A partir dos resultados encontrados, comprova-se a dupla segregação que impõe limitações à pessoa com mobilidade reduzida que reside na periferia, ao mesmo tempo em que se conclui ser a segregação socioespacial potencial responsável por impedir a reintegração dessa pessoa na sociedade.This research aim to analyze the displacement of people with mobility restrictions who are socio-spatially secreted in the community of Canabrava, Salvador, Bahia. Canabrava neighborhood is located in an area characterized by steep topographic unevenness and the residents, mostly belonging to low-income portion of society, are segregated. This is caused by the predominant occupation of hillside areas, poorly urbanized, making hard the coming and going of the residents. The residents of Canabrava have to live in a dangerous area where has the risk of landslide and flooding because there aren't natural drainage channels. Segregation has as a result the lack of quality of life evidenced by poor basic infrastructure, road and transportation. In order to reach the goal, was studied the conditions for mobility of Canabrava residents, conducting survey of indicators of quality of services offered by the collective, bus transport, such as: capacity, frequency, punctuality, time travel, micro-accessibility and macro-accessibility. As well, questionnaires to characterize the pattern of trip of people travel in the locus, and execution travel together on the way home until the stop of the public transport. The study particularly focuses on the travel patterns of residents with reduced mobility, or mobility restrictions, verifying the difficulties of access to work, education, leisure and sport activities. It was determined by the results the double segregation that impose limitations to the person who has restrictions in the mobility and lives in the periphery. It was possible to conclude also that the potential socio-spatial segregation prevents reintegration of them into society.Submitted by Silvia Miranda (silviamiranda12@gmail.com) on 2015-10-16T19:38:08Z No. of bitstreams: 1 Tese_Silvia Miranda_2014.pdf: 10608476 bytes, checksum: ce6c82d6bb0306eafaa66d79990ff5ca (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2015-10-19T16:38:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Silvia Miranda_2014.pdf: 10608476 bytes, checksum: ce6c82d6bb0306eafaa66d79990ff5ca (MD5)Made available in DSpace on 2015-10-19T16:38:26Z (GMT). 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