Mensagem pedagógica em textos de materiais curriculares educativos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Lima, Reinaldo Feio
Orientador(a): Oliveira, Andreia Maria Pereira de
Banca de defesa: Bairral, Marcelo Almeida, Barbosa, Jonei Cerqueira, Couto, Edvaldo Souza, Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade, Oliveira, Andreia Maria Pereira de
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31315
Resumo: Esta tese teve como finalidade compreender a mensagem da prática pedagógica representada em texto de Materiais Curriculares Educativo. A tese é organizada em formato multipaper, sendo composta de um capítulo de introdução, três artigos e um capítulo com conclusões e implicações. Tais artigos podem ser lidos de modo independente, cujas articulações possibilitam uma compreensão da pesquisa como todo. Três objetivos orientaram a pesquisa: Identificar e caracterizar as variações na mensagem pedagógica que ocorrem na dimensão organizacional, no que diz respeito à prática pedagógica escolar representada nos textos dos Materiais Curriculares Educativos; Identificar e caracterizar as variações na mensagem que ocorrem na dimensão interacional, no que diz respeito à prática pedagógica escolar representada nos textos dos Materiais Curriculares Educativos; Identificar e compreender a mensagem da prática pedagógica representada em textos dos Materiais Curriculares Educativos. Com o intuito de atender aos objetivos mencionados, utilizamos alguns conceitos da Teoria de Basil Bernstein. O estudo fez uso de uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio da análise documental. No primeiro artigo, foi utilizado o conceito de classificação para analisar a mensagem pedagógica que ocorre na dimensão organizacional. Os resultados apontaram que tais materiais sugerem, por meio de seus textos, modos de ações de ensino que favorecem o sequenciamento da tarefa matemática. No segundo estudo, foi aplicado o conceito de enquadramento para analisar as regras discursivas (seleção, sequência, ritmo e critérios de avaliação), que são representadas em textos de Materiais Curriculares Educativos. Os resultados mostraram a explicitação dos conteúdos de Geometria e Álgebra, no que se refere ao que ensinar e ao como ensinar, o uso sequenciado reprodutivo da tarefa matemática. Os resultados do terceiro artigo indicaram, ao menos, duas mensagens: a mensagem do material e a mensagem da prática. A primeira diz respeito ao aprendizado dos conteúdos de Álgebra e Geometria, ocorrendo uma transparência do texto do que pode ser dito, que, por sua vez, é fruto da produção intencional e elaborado de acordo com uma organização, contendo os seguintes itens: (i) o tema da tarefa matemática; (ii) o(s) objetivo(s) da tarefa matemática; (iii) o conteúdo matemático a abordar; (iv) o tempo para a realização, discussão e sistematização da tarefa matemática; (v) a operacionalização do tema em estudo e (vi) a sistematização das aprendizagens ocorridas durante a resolução da tarefa matemática. A segunda diz respeito ao como pode ser dito, caracterizada pelas ações do(a) professor(a), ao implementar a tarefa matemática em sala de aula que são desencadeadas em um determinado sequenciamento de ações comunicativas de explicar, ouvir, orientar, perguntar, acompanhar, sendo dirigidas para a realização de um objetivo/aprendizagem, que envolve modos sequenciais característicos, com ações e encaminhamentos específicos, que constituem procedimento de como se aprende. Por todas estas discussões elencadas, argumentamos como tese que a mensagem pedagógica representada nos textos dos Materiais Curriculares Educativos analisados pode constituir para ser mais um recurso pedagógico de apoio à aprendizagem de professores em formação inicial e continuada, bem como para fortalecer a autonomia e aprendizagem de professores relacionadas ao desenvolvimento profissional, legitimando o espaço que contribui para o fazer docente por meio da participação na produção desses materiais e o seu protagonismo no processo de formação. As análises também evidenciaram que as dimensões organizacional e interacional representam um elemento relevante de produção e reprodução discursiva para desenvolver processos formativos entre professores. Como conclusão final, nos capítulos e artigos que se seguem, o que e o como se ensina nos textos dos materiais analisados apresentam-se como orientações dirigidas para a prática, orientações metodológicas que indicam aspectos a serem considerados, conteúdo matemático para ser utilizado para/na formação de professores que ensinam Matemática. É por meio de relações de poder e controle que se retroalimentam, levando, em meio às relações que dela decorrem, à participação da aula, seguindo o que foi orientado pelo texto do material ou imprimindo modos de ações da prática pedagógica. Por exemplo, ação da prática pedagógica direta ou ação da prática pedagógica compartilhada, o que legitima a autonomia do professor nas ações pedagógicas antecipadas e emergentes ao participar da produção dos materiais analisados, pois as mensagens presentes nos três Materiais Curriculares Educativos convergem para orientações dirigidas para a prática pedagógica, produzidas com a participação dos professores.
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Três objetivos orientaram a pesquisa: Identificar e caracterizar as variações na mensagem pedagógica que ocorrem na dimensão organizacional, no que diz respeito à prática pedagógica escolar representada nos textos dos Materiais Curriculares Educativos; Identificar e caracterizar as variações na mensagem que ocorrem na dimensão interacional, no que diz respeito à prática pedagógica escolar representada nos textos dos Materiais Curriculares Educativos; Identificar e compreender a mensagem da prática pedagógica representada em textos dos Materiais Curriculares Educativos. Com o intuito de atender aos objetivos mencionados, utilizamos alguns conceitos da Teoria de Basil Bernstein. O estudo fez uso de uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio da análise documental. No primeiro artigo, foi utilizado o conceito de classificação para analisar a mensagem pedagógica que ocorre na dimensão organizacional. Os resultados apontaram que tais materiais sugerem, por meio de seus textos, modos de ações de ensino que favorecem o sequenciamento da tarefa matemática. No segundo estudo, foi aplicado o conceito de enquadramento para analisar as regras discursivas (seleção, sequência, ritmo e critérios de avaliação), que são representadas em textos de Materiais Curriculares Educativos. Os resultados mostraram a explicitação dos conteúdos de Geometria e Álgebra, no que se refere ao que ensinar e ao como ensinar, o uso sequenciado reprodutivo da tarefa matemática. Os resultados do terceiro artigo indicaram, ao menos, duas mensagens: a mensagem do material e a mensagem da prática. A primeira diz respeito ao aprendizado dos conteúdos de Álgebra e Geometria, ocorrendo uma transparência do texto do que pode ser dito, que, por sua vez, é fruto da produção intencional e elaborado de acordo com uma organização, contendo os seguintes itens: (i) o tema da tarefa matemática; (ii) o(s) objetivo(s) da tarefa matemática; (iii) o conteúdo matemático a abordar; (iv) o tempo para a realização, discussão e sistematização da tarefa matemática; (v) a operacionalização do tema em estudo e (vi) a sistematização das aprendizagens ocorridas durante a resolução da tarefa matemática. A segunda diz respeito ao como pode ser dito, caracterizada pelas ações do(a) professor(a), ao implementar a tarefa matemática em sala de aula que são desencadeadas em um determinado sequenciamento de ações comunicativas de explicar, ouvir, orientar, perguntar, acompanhar, sendo dirigidas para a realização de um objetivo/aprendizagem, que envolve modos sequenciais característicos, com ações e encaminhamentos específicos, que constituem procedimento de como se aprende. Por todas estas discussões elencadas, argumentamos como tese que a mensagem pedagógica representada nos textos dos Materiais Curriculares Educativos analisados pode constituir para ser mais um recurso pedagógico de apoio à aprendizagem de professores em formação inicial e continuada, bem como para fortalecer a autonomia e aprendizagem de professores relacionadas ao desenvolvimento profissional, legitimando o espaço que contribui para o fazer docente por meio da participação na produção desses materiais e o seu protagonismo no processo de formação. As análises também evidenciaram que as dimensões organizacional e interacional representam um elemento relevante de produção e reprodução discursiva para desenvolver processos formativos entre professores. Como conclusão final, nos capítulos e artigos que se seguem, o que e o como se ensina nos textos dos materiais analisados apresentam-se como orientações dirigidas para a prática, orientações metodológicas que indicam aspectos a serem considerados, conteúdo matemático para ser utilizado para/na formação de professores que ensinam Matemática. É por meio de relações de poder e controle que se retroalimentam, levando, em meio às relações que dela decorrem, à participação da aula, seguindo o que foi orientado pelo texto do material ou imprimindo modos de ações da prática pedagógica. Por exemplo, ação da prática pedagógica direta ou ação da prática pedagógica compartilhada, o que legitima a autonomia do professor nas ações pedagógicas antecipadas e emergentes ao participar da produção dos materiais analisados, pois as mensagens presentes nos três Materiais Curriculares Educativos convergem para orientações dirigidas para a prática pedagógica, produzidas com a participação dos professores.ABSTRACT: This thesis focused to understand the message of the pedagogical practice presented in text of Educational Curriculum Materials. The thesis is organized in multi paper format and consists of an introduction chapter, three articles and a chapter with conclusions and implications. Such articles can be read of an independent way, whose articulations enable a comprehension of the research as a whole. Three goals oriented the research: to identify and characterize the variations in the pedagogical message that occur in the organizational dimension referring to the school pedagogical practice represented in the texts of Educational Curriculum Materials; to identify and understand the message of the pedagogical practice represented in texts of Educational Curriculum Materials. In order to attend to mentioned goals, we used some concepts from Bersntein’s Basil Theory. The study used a qualitative approach, whose data were produced through the documental analysis. In the first article, it was used the concept of classification to analyze the pedagogical message that occurs in the organizational dimension. The results indicated that these materials suggest, through their texts, modes of teaching actions that favor the sequencing of the mathematical task. In the second study, it was applied the concept of framework to analyze the discursive rules (selection, sequence, rhythm and evaluation criteria), that are represented in Educational Curriculum Materials texts. The results showed the explanation of the contents of Geometry and Algebra regarding what and how to teach, the sequential reproductive use of the mathematical task. The results of the third article indicated, at least, two messages: the material message and the practice message. The first refers to the learning of the contents of Algebra and Geometry, in which occurs a transparency of the text about what can be said, that, in its turn, is result of the intentional production and elaborated according to an organization, containing the following items: (i) the mathematical task theme; (ii) the objective(s) of the mathematical task; (iii) the mathematical content to address; (iv) the time for the realization, discussion and systematization of the learning occurred during the solving of the mathematical task. The second concerns how it can be said, characterized by teacher’s actions when he (she) implements the mathematical task in the classroom, that are triggered in a certain sequence of explaining, hearing, orientating, asking and following up actions being directed towards the achievement of a goal/learning that involves characteristic sequential modes, with actions and specific forwarding which constitute a procedure for learning. For all these listed discussions, we argued as a thesis that the pedagogical message represented in the analyzed Educative Curriculum Materials texts may be one more a resource to support learning of teachers in initial and continuing education, as well to consolidate the autonomy and learning of teachers referring to the professional developing, legitimizing the space that contributes for the docent practice through the participation in the production of these materials and their role in the process of formation. The analysis also evidenced that the organizational and interactional dimensions represent a relevant element of production and reproduction discursive to develop formative processes among teacher. As final conclusion, in the following chapters and articles, what and how is taught in the texts of the analyzed materials are presented as orientations directed for the practice, methodological orientations that indicate aspects to be considered, mathematical content to be used for/in the formation of teachers who teach Mathematics. It is through the relations of power and control that they provide feedback, leading to, in the midst of the relations that arise from it, class participation, following what it was orientated by the text of the material or impressing modes of action of the pedagogical practice. For example, action of direct pedagogical practice or action of the shared pedagogical practice, this legitimizes the teacher autonomy in the anticipated and emergent pedagogical actions in the participation of the production of the analyzed materials, since the present messages in the three Educative Curriculum Materials lead to orientations directed to the pedagogical practice, produced with the participation of the teachers.Submitted by Reinaldo Lima (reinaldo.lima@unifesspa.edu.br) on 2020-01-22T12:47:10Z No. of bitstreams: 1 versão final de Tese de Doutorado REINALDO FEIO LIMA.pdf: 4975761 bytes, checksum: 79b77239797f0cc979eae60f5e981389 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2020-01-24T17:34:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 versão final de Tese de Doutorado REINALDO FEIO LIMA.pdf: 4975761 bytes, checksum: 79b77239797f0cc979eae60f5e981389 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-24T17:34:12Z (GMT). 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