A DOBRADIÇA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NO ROMANCE STELLA MANHATTAN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Junqueira, Rosana Almeida
Orientador(a): Telles, Lígia Guimarães
Banca de defesa: Hoisel, Evelina de Carvalho Sá, Mendes, Cleise Furtado
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Letras
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28618
Resumo: O enlace entre a literatura e as artes plásticas tem como palco o romance Stella Manhattan do escritor Silviano Santiago. Essa dobradiça interface é apresentada quando o autor dedica a criação dos seus personagens aos Bichos de Lygia Clark e à série La Poupeé, do escultor surrealista Hans Bellmer. É nessa interface que surge uma narrativa travestida, irreverente e pujante sobre a organicidade e a desarticulação do corpo. O romance Stella Manhattan é um elogio ao movimento de resistência do corpo. É nessa perspectiva que o diálogo entre as linguagens se constitui como um dispositivo que promove a criação de personagens marcados por uma afirmação contínua do desejo. As personagens dobradiças de Silviano Santiago são corpos que lutam contra o peso de uma sociedade heteronormativa e excludente. Seus corpos desejam a descontinuidade da opressão, por isso carregam a bandeira do Maio 68 e do movimento Stonewall. No intuito de denunciar a domesticação do corpo, essas máquinas desejantes fazem com que o fluxo dos movimentos coletivos, que valorizam a diferença, perpetue-se na busca de uma nova subjetividade e outros modos de existência.
id UFBA-2_1cbd2613cb59aaa4f3b814a9f77a8e30
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/28618
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Junqueira, Rosana AlmeidaTelles, Lígia GuimarãesHoisel, Evelina de Carvalho SáMendes, Cleise Furtado2019-02-18T19:05:02Z2019-02-18T19:05:02Z2019-02-182018http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28618O enlace entre a literatura e as artes plásticas tem como palco o romance Stella Manhattan do escritor Silviano Santiago. Essa dobradiça interface é apresentada quando o autor dedica a criação dos seus personagens aos Bichos de Lygia Clark e à série La Poupeé, do escultor surrealista Hans Bellmer. É nessa interface que surge uma narrativa travestida, irreverente e pujante sobre a organicidade e a desarticulação do corpo. O romance Stella Manhattan é um elogio ao movimento de resistência do corpo. É nessa perspectiva que o diálogo entre as linguagens se constitui como um dispositivo que promove a criação de personagens marcados por uma afirmação contínua do desejo. As personagens dobradiças de Silviano Santiago são corpos que lutam contra o peso de uma sociedade heteronormativa e excludente. Seus corpos desejam a descontinuidade da opressão, por isso carregam a bandeira do Maio 68 e do movimento Stonewall. No intuito de denunciar a domesticação do corpo, essas máquinas desejantes fazem com que o fluxo dos movimentos coletivos, que valorizam a diferença, perpetue-se na busca de uma nova subjetividade e outros modos de existência.The link between literature and the Visual Arts has staged the novel Stella Manhattan writer Silviano Santiago. This hinge interface is presented when the author dedicates the creation of his characters to the buzzards of Lygia Clark and the series La Poupeé, surrealist sculptor Hans Bellmer. This is the interface that a narrative drag, irreverent and thriving on the organicity and disarticulation of the body. The novel Stella Manhattan is a compliment to the resistance movement of the body. It is in this perspective that the dialogue between the languages is a device that promotes the creation of characters marked by a solid statement of desire. The characters of Silviano Santiago hinges are bodies who fight against the weight of a heteronormative society and exclusionary. Their bodies crave the discontinuity of oppression, so carry the banner of May 68 and the Stonewall movement. In order to denounce the domestication of the body, these desejantes machines make the flow of collective movements, who value the difference, perpetuate themselves in search of a new subjectivity and other modes of existence.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-02-18T16:56:22Z No. of bitstreams: 1 dissertação final 2018.pdf: 1331045 bytes, checksum: e395d8c7b403c3646a540f8ce042842b (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-18T19:05:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação final 2018.pdf: 1331045 bytes, checksum: e395d8c7b403c3646a540f8ce042842b (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-18T19:05:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação final 2018.pdf: 1331045 bytes, checksum: e395d8c7b403c3646a540f8ce042842b (MD5)LetrasCorpoInterfaceLiteraturaArtes plásticasOrganicidadeDesarticulaçãoClark, LygiaBellmer, HansSantiago, SilvianoA DOBRADIÇA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NO ROMANCE STELLA MANHATTANinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdissertação final 2018.pdfdissertação final 2018.pdfapplication/pdf1331045https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28618/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%202018.pdfe395d8c7b403c3646a540f8ce042842bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28618/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTdissertação final 2018.pdf.txtdissertação final 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain302385https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28618/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%202018.pdf.txtab85b01ff2ccddcb2027ade3279e2e56MD53ri/286182022-02-21 00:29:35.671oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:29:35Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A DOBRADIÇA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NO ROMANCE STELLA MANHATTAN
title A DOBRADIÇA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NO ROMANCE STELLA MANHATTAN
spellingShingle A DOBRADIÇA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NO ROMANCE STELLA MANHATTAN
Junqueira, Rosana Almeida
Letras
Corpo
Interface
Literatura
Artes plásticas
Organicidade
Desarticulação
Clark, Lygia
Bellmer, Hans
Santiago, Silviano
title_short A DOBRADIÇA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NO ROMANCE STELLA MANHATTAN
title_full A DOBRADIÇA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NO ROMANCE STELLA MANHATTAN
title_fullStr A DOBRADIÇA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NO ROMANCE STELLA MANHATTAN
title_full_unstemmed A DOBRADIÇA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NO ROMANCE STELLA MANHATTAN
title_sort A DOBRADIÇA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NO ROMANCE STELLA MANHATTAN
author Junqueira, Rosana Almeida
author_facet Junqueira, Rosana Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Rosana Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Telles, Lígia Guimarães
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hoisel, Evelina de Carvalho Sá
Mendes, Cleise Furtado
contributor_str_mv Telles, Lígia Guimarães
Hoisel, Evelina de Carvalho Sá
Mendes, Cleise Furtado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Corpo
Interface
Literatura
Artes plásticas
Organicidade
Desarticulação
Clark, Lygia
Bellmer, Hans
Santiago, Silviano
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Interface
Literatura
Artes plásticas
Organicidade
Desarticulação
Clark, Lygia
Bellmer, Hans
Santiago, Silviano
description O enlace entre a literatura e as artes plásticas tem como palco o romance Stella Manhattan do escritor Silviano Santiago. Essa dobradiça interface é apresentada quando o autor dedica a criação dos seus personagens aos Bichos de Lygia Clark e à série La Poupeé, do escultor surrealista Hans Bellmer. É nessa interface que surge uma narrativa travestida, irreverente e pujante sobre a organicidade e a desarticulação do corpo. O romance Stella Manhattan é um elogio ao movimento de resistência do corpo. É nessa perspectiva que o diálogo entre as linguagens se constitui como um dispositivo que promove a criação de personagens marcados por uma afirmação contínua do desejo. As personagens dobradiças de Silviano Santiago são corpos que lutam contra o peso de uma sociedade heteronormativa e excludente. Seus corpos desejam a descontinuidade da opressão, por isso carregam a bandeira do Maio 68 e do movimento Stonewall. No intuito de denunciar a domesticação do corpo, essas máquinas desejantes fazem com que o fluxo dos movimentos coletivos, que valorizam a diferença, perpetue-se na busca de uma nova subjetividade e outros modos de existência.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-18T19:05:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-18T19:05:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28618
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28618/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%202018.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28618/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28618/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%202018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e395d8c7b403c3646a540f8ce042842b
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
ab85b01ff2ccddcb2027ade3279e2e56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970624605978624