Adorno e Horkheimer: a teoria crítica como projeto de emancipação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Silva, Vital Ataíde da
Orientador(a): Couto, Edvaldo Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11480
Resumo: 121f.
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A investigação tem como eixo central a análise de obras como Teoria tradicional e teoria crítica, Dialética do esclarecimento e diversas obras menores que correspondem às três fases de desenvolvimento do pensamento deles. Na fase inicial os autores estavam ligados à idéia de uma possível emancipação através de uma revolução proletária. Na segunda, há uma descrença na possibilidade de transformação. Seus textos são do período do exílio americano. A terceira fase é marcada pela crítica do “mundo administrado”, em que sobressaem a critica cultural e da educação e a busca de saídas, consideradas por seus críticos como aporias. As principais questões abordadas podem ser sintetizadas na relação entre a teoria tradicional e a teoria crítica e no seu reconhecimento da transformação da razão em razão instrumental, a questão da dialética do esclarecimento, em que se dá a sobreposição da dominação sobre a emancipação, revelada sobretudo no eclipsamento do sujeito, no antissemitismo e na manipulação da cultura e da informação pelo poder da indústria cultural e, por fim, as questões em que são pontuados os elementos que vinculam a teoria crítica à emancipação. Dessa forma, a critica se inscreve no exame do processo civilizatório, entendido como paulatino movimento em direção à dominação da natureza e do homem (natureza externa e interna), expressa pela teoria tradicional, que redunda na instrumentalização da razão. Esse estudo permitiu ver na proposta da “educação contra a barbárie”, da “educação para uma consciência verdadeira”, da “educação para a sensibilidade”, na “formação contra a semiformação”, no progresso como desenvolvimento da humanidade; enfim, numa “educação para a emancipação” elementos que, sobrevindos da crítica, dão guarida a um projeto de emancipação.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-16T19:32:09Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Vital Silvaseg.pdf: 592816 bytes, checksum: 791ace6bd3249c42cf4f2ba0ab2d5c5a (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-29T14:40:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Vital Silvaseg.pdf: 592816 bytes, checksum: 791ace6bd3249c42cf4f2ba0ab2d5c5a (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-29T14:40:09Z (GMT). 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