O processo de urbanização como imperativo da reestruturação espacial e litúrgica das religiões de matriz africana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Conceição, Sueli Santos
Orientador(a): Parés, Luis Nicolau
Banca de defesa: Bandeira, Fábio Pedro Souza de Ferreira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23983
Resumo: O ponto de partida da presente pesquisa foi a análise do impacto ambiental causado pelo processo de urbanização em Salvador nas áreas onde estão instalados os templos religiosos de matriz africana, fenômeno promotor da escassez de vegetações que são relevantes para essas religiões, provocando sua re-significação. A perda do território dos espaços sagrados é recorrente ao longo de sua existência, a grande diversidade encontrada nas religiões de matriz africana — visíveis nos espaços urbanos determinados por relações sociais desarmônicas e excludentes — é constantemente submetida a um processo de segregação que caracteriza a cidade de Salvador. O que pode ser notado em comum à diversidade dessas religiões é a utilização e veneração pelos espaços naturais — matas, lagoas, rios, manguezais, áreas que de uma forma geral se apresentam cada dia mais escassas na cidade. Dessa forma, o presente trabalho buscou como objetivo principal, indicar a existência e a necessidade para manutenção das religiões de matriz africana, a vegetação que está sendo sucumbida das suas áreas naturais. Fazendo levantamento de espécies que ainda resistem nos espaços dos terreiros, relacionada a identidade do povo afro-descendente, determinada pelo sentimento de pertença. Para tanto após o levantamento dos dados em pesquisas bibliográficas, utilizou-se como recursos metodológicos, o preenchimento de um banco de dados primário sobre as vegetações que são relevantes para os rituais sagrados e aquelas que não são encontradas nos espaços dos terreiros e da cidade, mas são relevantes para os rituais, a partir de aplicação de questionários semi-estruturados, a utilização de fotos de algumas vegetações, seguidas da realização de entrevistas com a finalidade de obtenção de dados esclarecedores da situação dos espaços religiosos na cidade. Tal análise indicou uma diversidade de terreiros e formas de assentamentos. Os calendários litúrgicos, peculiares da religião em questão, vêm sofrendo, constante transformação do seu modelo original implantado na cidade, conciliando a dinâmica de reprodução inerente aos rituais sagrados com possibilidade de reprodução dentro dos grandes centros urbanos, as relações econômicas e sociais envolvidas, que influem decisivamente nessa nova caracterização. Constatando também que as religiões de matriz africana são ecologistas, têm respeito pleno ao meio ambiente natural, em uma época que é prioridade discutir sobre problemas ambientais e poucas são as instituições governamentais que o priorizam, desenvolvendo ações e exigindo o cumprimento das Leis Ambientais vigentes no Brasil, a fim de preserva o espaço natural buscando um equilíbrio sócio/ambiental/econômico.
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O que pode ser notado em comum à diversidade dessas religiões é a utilização e veneração pelos espaços naturais — matas, lagoas, rios, manguezais, áreas que de uma forma geral se apresentam cada dia mais escassas na cidade. Dessa forma, o presente trabalho buscou como objetivo principal, indicar a existência e a necessidade para manutenção das religiões de matriz africana, a vegetação que está sendo sucumbida das suas áreas naturais. Fazendo levantamento de espécies que ainda resistem nos espaços dos terreiros, relacionada a identidade do povo afro-descendente, determinada pelo sentimento de pertença. Para tanto após o levantamento dos dados em pesquisas bibliográficas, utilizou-se como recursos metodológicos, o preenchimento de um banco de dados primário sobre as vegetações que são relevantes para os rituais sagrados e aquelas que não são encontradas nos espaços dos terreiros e da cidade, mas são relevantes para os rituais, a partir de aplicação de questionários semi-estruturados, a utilização de fotos de algumas vegetações, seguidas da realização de entrevistas com a finalidade de obtenção de dados esclarecedores da situação dos espaços religiosos na cidade. Tal análise indicou uma diversidade de terreiros e formas de assentamentos. Os calendários litúrgicos, peculiares da religião em questão, vêm sofrendo, constante transformação do seu modelo original implantado na cidade, conciliando a dinâmica de reprodução inerente aos rituais sagrados com possibilidade de reprodução dentro dos grandes centros urbanos, as relações econômicas e sociais envolvidas, que influem decisivamente nessa nova caracterização. Constatando também que as religiões de matriz africana são ecologistas, têm respeito pleno ao meio ambiente natural, em uma época que é prioridade discutir sobre problemas ambientais e poucas são as instituições governamentais que o priorizam, desenvolvendo ações e exigindo o cumprimento das Leis Ambientais vigentes no Brasil, a fim de preserva o espaço natural buscando um equilíbrio sócio/ambiental/econômico.This paper aims at analyzing the environmental impact caused by the recent process of urbanization in Salvador of Bahia, especially referring to the areas where the African religious temples are installed. Urban changes have led to the shortage of green space and plants, which are relevant to this Afro-Brazilian religion. Therefore, its followers have started to re-interpret ancient religious features, causing re-significance. Losing sacred lands is recurring throughout the existence of this religion. Constant processes of social segregation are visible in Salvador urban areas through social disharmonious and exclusionary relationships. These are also reflected on the vast diversity that occurred amongst Afro-Brazilian temples. Although the diversity is significant, all of these religions have a particular use and veneration for natural areas such as forests, lakes, rivers, and mangroves. These places are becoming more and more insufficient on a daily basis in the city of Salvador. The main intend of this paper is to illustrate the existence and the necessity of maintaining the Afro-Brazilian religious temples, considering that local green spaces are being removed from their natural places. First of all, it has been made a survey of vegetation species that still survive in different terreiros, then they were linked to the identity of different Afro-descendant people and in the end were considered their sense of belonging. To do so, after lifting data in bibliographic searches, applying semi-structure questionnaires with pictures of some plants and herbs, it has been gathered a significant amount of database on the primary vegetation. That allowed to define which herbs were relevant for sacred rituals and were present or not in the terreiros and/or in the city. This fieldwork illustrates the diversity of terreiros and the variety of their settlements. The liturgical calendars - characteristic for this kind of religion - are subjected to constant transformations from its original model instilled in the city. The rituals have to combine the dynamics of their reproductions with the possibility of being done in the major urban centers. Besides they depend on economic and social relations involved, which are decisive influence in this new characterization. It has also to be considered that the African religious temples are environmentalists. They have a absolute respect for natural environment. This is a remarkable point especially nowadays as environmental problems are a global priority and fewer are government institutions that focus on this issue and develop actions to implement the Brazilian environmental laws in order to preserve the green area, looking for a socio / environmental / economic balance.Submitted by Programa Pos-Graduação Estudos Etnicos Africanos (posafro@ufba.br) on 2013-12-17T13:06:27Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_SSConceicao.pdf: 6813172 bytes, checksum: 6fb945d31d0d0ea0adab0f332a48a3a7 (MD5)Approved for entry into archive by Hozana Azevedo (hazevedo@ufba.br) on 2017-08-15T14:39:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_SSConceicao.pdf: 6813172 bytes, checksum: 6fb945d31d0d0ea0adab0f332a48a3a7 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-15T14:39:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_SSConceicao.pdf: 6813172 bytes, checksum: 6fb945d31d0d0ea0adab0f332a48a3a7 (MD5)MultidisciplinarCultos afro-brasileiros.Urbanização.Vegetação.Etnobotânica.O processo de urbanização como imperativo da reestruturação espacial e litúrgica das religiões de matriz africanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPrograma Multidisciplinar de Pós-graduação em Estudos Étnicos e AfricanosUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdissertacao_SSConceicao.pdfdissertacao_SSConceicao.pdfapplication/pdf6813172https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23983/1/dissertacao_SSConceicao.pdf6fb945d31d0d0ea0adab0f332a48a3a7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23983/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTdissertacao_SSConceicao.pdf.txtdissertacao_SSConceicao.pdf.txtExtracted texttext/plain275109https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23983/3/dissertacao_SSConceicao.pdf.txt971b70eff50b69aca255207fdd0ca730MD53ri/239832022-02-20 21:49:43.426oai:repositorio.ufba.br:ri/23983VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:49:43Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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