Fatores associados à violência intrafamiliar e escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Mota, Rosana Santos
Orientador(a): Gomes, Nadirlene Pereira
Banca de defesa: Gomes, Nadirlene Pereira, Gusmão, Maria Enoy Neves, Diniz, Normélia Maria Freire, Oliveira, Jeane Freitas de, Couto, Telmara Menezes, Rodrigues, Adriana Diniz, Andrade, Selma Regina de
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24317
Resumo: A violência intrafamiliar e escolar vivenciada por adolescentes representa uma violação dos seus direitos. Caracterizada enquanto um problema de saúde púbica, esse fenômeno consiste em um grave obstáculo para o desenvolvimento social e econômico no país. A pesquisa tem como objetivos: verificar a associação entre o sexo (homem e mulher) e os fatores sociodemográficos, sexuais e reprodutivos para adolescentes escolares; estimar maiores médias de problemas sociais e de saúde; verificar a associação entre os fatores sociodemográficos, sexuais, vivência de bullying e o uso de álcool/drogas com a vivência de violência intrafamiliar; verificar a associação entre vivência de bullying com o uso de álcool/drogas. Trata-se de um estudo de corte transversal, cuja amostra foi composta por 239 adolescentes de uma escola pública, localizada em um bairro periférico da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Com vista ao alcance do objetivo proposto, foram tomadas como variáveis dependentes a vivência de violência intrafamiliar e de bullying. As variáveis independentes foram: sociodemográficas (sexo, idade, série, religião, raça, escolaridade, convívio familiar, trabalho); sexuais e reprodutivas (relação sexual, idade da primeira relação sexual, uso de preservativo, gravidez); problemas sociais e de saúde dos adolescentes (desordens psíquicas, problemas de saúde, isolamento social e comportamental, problemas na escola); e consumo de álcool/drogas. Os dados foram coletados por meio de formulário padronizado, entre os meses de outubro de 2014 e janeiro de 2015. Esses foram armazenados no programa Excel, e posteriormente transportados para o software Stata versão 12, para análises. A princípio foi efetuada uma análise exploratória com vista à caracterização da população do estudo. Para análise bivariada foram utilizadas tabelas de contingência com Qui-quadrado de Pearson (2) para investigar diferenças entre proporções (p<0,05). No caso da análise estratificada, a magnitude da associação foi expressa em razão de prevalência (RP). Posteriormente, aplicouse a regressão logística para obtenção das estimativas de odds ratio, e seus respectivos intervalos de confiança a 95%, com ajuste para variáveis, utilizando-se o método de backward. O estudo aponta para associação, com significância estatística, entre a vivência de violência intrafamiliar com as variáveis: maior faixa etária (RP = 1,83 e IC95%: 1,05 – 3,18), fazer uso regular de preservativo (RP = 1,81 e IC95%: 1,06 – 3,08) e o alto risco para o bullying direto (RP = 1,89 e IC95%: 1,11 – 3,21), relacional (RP = 2,59 e IC95%: 1,49 – 4,49) e vitimização (RP = 2,02 e IC95%: 1,19 – 3,43). Quanto à vivência de bullying, foi identificada associação com significância com as variáveis: não preferir religião (RP = 1,73 e IC95%: 1,03 – 2,98), violência intrafamiliar (RP = 2,59 e IC95%: 1,49 – 4,49), consumo de bebidas alcoólicas (RP = 2,13 e IC95%: 1,17 – 3,90) e de maconha (p – valor= 0,03) no último mês. Estes achados chamam a atenção para interrrelação entre a violência intrafamiliar e escolar com outros agravos, a exemplo do uso de drogas, o que demanda o desenvolvimento de ações educativas, no âmbito escolar, para prevenção e enfretamento da violência.
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A pesquisa tem como objetivos: verificar a associação entre o sexo (homem e mulher) e os fatores sociodemográficos, sexuais e reprodutivos para adolescentes escolares; estimar maiores médias de problemas sociais e de saúde; verificar a associação entre os fatores sociodemográficos, sexuais, vivência de bullying e o uso de álcool/drogas com a vivência de violência intrafamiliar; verificar a associação entre vivência de bullying com o uso de álcool/drogas. Trata-se de um estudo de corte transversal, cuja amostra foi composta por 239 adolescentes de uma escola pública, localizada em um bairro periférico da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Com vista ao alcance do objetivo proposto, foram tomadas como variáveis dependentes a vivência de violência intrafamiliar e de bullying. As variáveis independentes foram: sociodemográficas (sexo, idade, série, religião, raça, escolaridade, convívio familiar, trabalho); sexuais e reprodutivas (relação sexual, idade da primeira relação sexual, uso de preservativo, gravidez); problemas sociais e de saúde dos adolescentes (desordens psíquicas, problemas de saúde, isolamento social e comportamental, problemas na escola); e consumo de álcool/drogas. Os dados foram coletados por meio de formulário padronizado, entre os meses de outubro de 2014 e janeiro de 2015. Esses foram armazenados no programa Excel, e posteriormente transportados para o software Stata versão 12, para análises. A princípio foi efetuada uma análise exploratória com vista à caracterização da população do estudo. Para análise bivariada foram utilizadas tabelas de contingência com Qui-quadrado de Pearson (2) para investigar diferenças entre proporções (p<0,05). No caso da análise estratificada, a magnitude da associação foi expressa em razão de prevalência (RP). Posteriormente, aplicouse a regressão logística para obtenção das estimativas de odds ratio, e seus respectivos intervalos de confiança a 95%, com ajuste para variáveis, utilizando-se o método de backward. O estudo aponta para associação, com significância estatística, entre a vivência de violência intrafamiliar com as variáveis: maior faixa etária (RP = 1,83 e IC95%: 1,05 – 3,18), fazer uso regular de preservativo (RP = 1,81 e IC95%: 1,06 – 3,08) e o alto risco para o bullying direto (RP = 1,89 e IC95%: 1,11 – 3,21), relacional (RP = 2,59 e IC95%: 1,49 – 4,49) e vitimização (RP = 2,02 e IC95%: 1,19 – 3,43). 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Estes achados chamam a atenção para interrrelação entre a violência intrafamiliar e escolar com outros agravos, a exemplo do uso de drogas, o que demanda o desenvolvimento de ações educativas, no âmbito escolar, para prevenção e enfretamento da violência.Submitted by Hiolanda Rêgo (hiolandarego@gmail.com) on 2017-09-26T15:17:11Z No. of bitstreams: 1 Tese_Enf_Rosana Santos Mota.pdf: 2173637 bytes, checksum: 72a9a885f4064c81d44a439c81cb4802 (MD5)Approved for entry into archive by Edvaldo Souza (edvaldosouza@ufba.br) on 2017-10-02T20:58:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Enf_Rosana Santos Mota.pdf: 2173637 bytes, checksum: 72a9a885f4064c81d44a439c81cb4802 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-02T20:58:13Z (GMT). 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