Quilombo de Tambores: Neguinho do Samba e a criação do Samba Reggae como uma tradição negro-baiana
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Professor Milton Santos |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30681 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo redimensionar a percepção sobre a criatividade de Neguinho do Samba na elaboração do samba-reggae. Defende que o samba-reggae possibilita a criação de uma tradição negro-baiana inspirada na principal estratégia de libertação da população negra escravizada, o Quilombo de Palmares. A partir de sua capacidade de reconectar indivíduos, a rítmica do samba-reggae se revela como uma ferramenta eficiente no deslocamento do poder. Ele é capaz de elaborar novos discursos sobre a pele dos seus agentes, interferindo sobremaneira na estética, na gestualidade e na produção literária de um importante movimento musical instalado na cidade de Salvador. Enquanto expressão negro-diaspórica, o samba-reggae funciona ainda como uma performance influenciada por uma contingencia musico cultural da cidade que a partir da inventividade de Neguinho do Samba vai se elaborar como uma estrutura musico sinfônica elaborando dessa maneira sua erudição. Face à potência de sua organização o samba-reggae vai se desdobrar, influenciando novas expressões musicais e afirmativas a exemplo da Axé Music e da Didá Banda Feminina. A pesquisa desenvolve uma discussão com embasamento teórico pautado na multidisciplinaridade. Logo, conceitos como identidade, territorialidade, performance e intelectual orgânico, foram essenciais para o desenvolvimento da pesquisa e para as análises conclusivas. Os teóricos Stuart Hall, Paul Gilroy, Frantz Fanon, Lêda Martins, Hommi Bhabha, Milton Moura, dentre outros, subsidiaram a discussão. |
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Queirós, Víviam Caroline de JesusSilva, Marilda de SantannaMoura, Milton AraújoOliveira, Silvio dos Santos2019-09-20T13:13:10Z2019-09-20T13:13:10Z2019-09-202016-07-13Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30681A presente pesquisa tem por objetivo redimensionar a percepção sobre a criatividade de Neguinho do Samba na elaboração do samba-reggae. Defende que o samba-reggae possibilita a criação de uma tradição negro-baiana inspirada na principal estratégia de libertação da população negra escravizada, o Quilombo de Palmares. A partir de sua capacidade de reconectar indivíduos, a rítmica do samba-reggae se revela como uma ferramenta eficiente no deslocamento do poder. Ele é capaz de elaborar novos discursos sobre a pele dos seus agentes, interferindo sobremaneira na estética, na gestualidade e na produção literária de um importante movimento musical instalado na cidade de Salvador. Enquanto expressão negro-diaspórica, o samba-reggae funciona ainda como uma performance influenciada por uma contingencia musico cultural da cidade que a partir da inventividade de Neguinho do Samba vai se elaborar como uma estrutura musico sinfônica elaborando dessa maneira sua erudição. Face à potência de sua organização o samba-reggae vai se desdobrar, influenciando novas expressões musicais e afirmativas a exemplo da Axé Music e da Didá Banda Feminina. A pesquisa desenvolve uma discussão com embasamento teórico pautado na multidisciplinaridade. Logo, conceitos como identidade, territorialidade, performance e intelectual orgânico, foram essenciais para o desenvolvimento da pesquisa e para as análises conclusivas. Os teóricos Stuart Hall, Paul Gilroy, Frantz Fanon, Lêda Martins, Hommi Bhabha, Milton Moura, dentre outros, subsidiaram a discussão.This research aims to change the perception of Neguinho do Samba’s creativity in the development of samba-reggae. Point out that samba-reggae enables the creation of a black-Bahian tradition inspired by the main example as of a strategy of liberation of the enslaved black population, the Quilombo of Palmares. From its ability to reconnect individuals, the rhythm of samba-reggae reveals itself as an effective tool in the power shift. It is able to develop new discourses on the skin of their agents, greatly interfering with the aesthetics, gestures and literary production of an important musical movement installed in the city of Salvador. While black-diasporic expression, samba-reggae still works as a performance influenced by a musical cultural contingency of the city that , onwards Neguinho do Samba’s inventiveness, will develop itself as a musical symphonic structure, that way working out its erudition. Given the power of its organization samba-reggae will unfold, influencing new musical expressions and statements such as the Axe Music and Didá Feminine Band. The research develops a discussion with theoretical foundation guided by the multidisciplinarity. Thus, concepts such as identity, territoriality, performance and organic intellectual, were essential for the development of this research and the conclusive analysis. Theorists such as Stuart Hall, Paul Gilroy, Frantz Fanon, Leda Martins, Hommi Bhabha, Milton Moura, among others, supported the discussion.Submitted by Víviam Caroline Queirós (viviamcaroline@gmail.com) on 2019-09-19T18:29:34Z No. of bitstreams: 1 Quilombo de Tambores, Víviam Caroline.pdf: 3493178 bytes, checksum: 169784760341d15b26a982b2c3b9ce08 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-09-20T13:13:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Quilombo de Tambores, Víviam Caroline.pdf: 3493178 bytes, checksum: 169784760341d15b26a982b2c3b9ce08 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-20T13:13:10Z (GMT). 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