Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Persson, Mariruth de Mello lattes
Orientador(a): Silva, Mônica de Aguiar Mac- Allister da lattes
Banca de defesa: Silva, Monica de Aguiar Mac-Allister da lattes, Santos, Jair Nascimento lattes, Reis, José Marcelo Dantas dos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Departamento: Escola de Administração
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36341
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar a cultura Petrobras através dos elementos valores e comportamentos que orientam a sua força de trabalho. É analisada a percepção que a força de trabalho da área de Comunicação da Unidade de Negócios da Argentina tem dos valores e comportamentos declarados pela Companhia em seu Plano Estratégico e o seu grau de alinhamento com os mesmos, através da metodologia de mapas cognitivos. A escolha da área de Comunicação para a realização da pesquisa, deve-se a sua atual importância estratégica na disseminação dos objetivos empresariais. Os resultados obtidos são analisados sob a luz dos conceitos de cultura organizacional, valores organizacionais e sua importância dentro das organizações, indicando se o propósito da Petrobras na formação de uma cultura única é alcançado.
id UFBA-2_32399d935b1c733d7e18f376b476dd05
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36341
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2022-11-28T12:38:31Z2022-11-28T12:38:31Z2007-09-28https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36341Esta dissertação tem como objetivo estudar a cultura Petrobras através dos elementos valores e comportamentos que orientam a sua força de trabalho. É analisada a percepção que a força de trabalho da área de Comunicação da Unidade de Negócios da Argentina tem dos valores e comportamentos declarados pela Companhia em seu Plano Estratégico e o seu grau de alinhamento com os mesmos, através da metodologia de mapas cognitivos. A escolha da área de Comunicação para a realização da pesquisa, deve-se a sua atual importância estratégica na disseminação dos objetivos empresariais. Os resultados obtidos são analisados sob a luz dos conceitos de cultura organizacional, valores organizacionais e sua importância dentro das organizações, indicando se o propósito da Petrobras na formação de uma cultura única é alcançado.The objective of this work is to study Petrobras Culture through the values and behaviors that lead its work force. The Communication Personnel of the Business Unity in Argentina was analyzed in its perception of the values and behaviors declared by the Company in its Strategic Plan and how they are aligned with this Plan. The Cognitive Maps Methodology was applied in this study. The Communication Area was chosen due to its strategic rule in the Company Objectives dissemination. The results were analyzed under the concepts of organizational culture and values and its importance inside the organizational environment. The results may indicate if Petrobras has acquired its goal of forming a prevalent culture in all of its units.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-11-25T19:24:32Z No. of bitstreams: 1 MESTRADO RUTH FINAL.pdf: 1479108 bytes, checksum: 0d7fc4c9a836c9aa74058a6e23aecc48 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2022-11-28T12:38:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MESTRADO RUTH FINAL.pdf: 1479108 bytes, checksum: 0d7fc4c9a836c9aa74058a6e23aecc48 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-28T12:38:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MESTRADO RUTH FINAL.pdf: 1479108 bytes, checksum: 0d7fc4c9a836c9aa74058a6e23aecc48 (MD5) Previous issue date: 2007-09-28porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoOrganizational cultureOrganizational valuesComunicationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCultura organizacionalValores organizacionaisComunicaçãoCultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da ArgentinaMestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSilva, Mônica de Aguiar Mac- Allister dahttp://lattes.cnpq.br/9609851692251588Silva, Monica de Aguiar Mac-Allister dahttp://lattes.cnpq.br/9609851692251588Santos, Jair Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/5715434041307147Reis, José Marcelo Dantas doshttp://lattes.cnpq.br/8361489389727090.Persson, Mariruth de Melloreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMESTRADO RUTH FINAL.pdfMESTRADO RUTH FINAL.pdfapplication/pdf1479108https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/1/MESTRADO%20RUTH%20FINAL.pdf0d7fc4c9a836c9aa74058a6e23aecc48MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTMESTRADO RUTH FINAL.pdf.txtMESTRADO RUTH FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain176940https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/3/MESTRADO%20RUTH%20FINAL.pdf.txtb6b1245160c652cf853840fb9018c8faMD53ri/363412022-12-03 02:04:30.938oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-12-03T05:04:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina
title Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina
spellingShingle Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina
Persson, Mariruth de Mello
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Cultura organizacional
Valores organizacionais
Comunicação
Organizational culture
Organizational values
Comunication
title_short Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina
title_full Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina
title_fullStr Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina
title_full_unstemmed Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina
title_sort Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina
author Persson, Mariruth de Mello
author_facet Persson, Mariruth de Mello
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Mônica de Aguiar Mac- Allister da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9609851692251588
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Monica de Aguiar Mac-Allister da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9609851692251588
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Jair Nascimento
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5715434041307147
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Reis, José Marcelo Dantas dos
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8361489389727090
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv .
dc.contributor.author.fl_str_mv Persson, Mariruth de Mello
contributor_str_mv Silva, Mônica de Aguiar Mac- Allister da
Silva, Monica de Aguiar Mac-Allister da
Santos, Jair Nascimento
Reis, José Marcelo Dantas dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Cultura organizacional
Valores organizacionais
Comunicação
Organizational culture
Organizational values
Comunication
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Valores organizacionais
Comunicação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Organizational culture
Organizational values
Comunication
description Esta dissertação tem como objetivo estudar a cultura Petrobras através dos elementos valores e comportamentos que orientam a sua força de trabalho. É analisada a percepção que a força de trabalho da área de Comunicação da Unidade de Negócios da Argentina tem dos valores e comportamentos declarados pela Companhia em seu Plano Estratégico e o seu grau de alinhamento com os mesmos, através da metodologia de mapas cognitivos. A escolha da área de Comunicação para a realização da pesquisa, deve-se a sua atual importância estratégica na disseminação dos objetivos empresariais. Os resultados obtidos são analisados sob a luz dos conceitos de cultura organizacional, valores organizacionais e sua importância dentro das organizações, indicando se o propósito da Petrobras na formação de uma cultura única é alcançado.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-28T12:38:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-28T12:38:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Profissional
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36341
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/1/MESTRADO%20RUTH%20FINAL.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/3/MESTRADO%20RUTH%20FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d7fc4c9a836c9aa74058a6e23aecc48
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
b6b1245160c652cf853840fb9018c8fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970670406729728