Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
|
Departamento: |
Escola de Administração
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36341 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo estudar a cultura Petrobras através dos elementos valores e comportamentos que orientam a sua força de trabalho. É analisada a percepção que a força de trabalho da área de Comunicação da Unidade de Negócios da Argentina tem dos valores e comportamentos declarados pela Companhia em seu Plano Estratégico e o seu grau de alinhamento com os mesmos, através da metodologia de mapas cognitivos. A escolha da área de Comunicação para a realização da pesquisa, deve-se a sua atual importância estratégica na disseminação dos objetivos empresariais. Os resultados obtidos são analisados sob a luz dos conceitos de cultura organizacional, valores organizacionais e sua importância dentro das organizações, indicando se o propósito da Petrobras na formação de uma cultura única é alcançado. |
id |
UFBA-2_32399d935b1c733d7e18f376b476dd05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/36341 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-11-28T12:38:31Z2022-11-28T12:38:31Z2007-09-28https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36341Esta dissertação tem como objetivo estudar a cultura Petrobras através dos elementos valores e comportamentos que orientam a sua força de trabalho. É analisada a percepção que a força de trabalho da área de Comunicação da Unidade de Negócios da Argentina tem dos valores e comportamentos declarados pela Companhia em seu Plano Estratégico e o seu grau de alinhamento com os mesmos, através da metodologia de mapas cognitivos. A escolha da área de Comunicação para a realização da pesquisa, deve-se a sua atual importância estratégica na disseminação dos objetivos empresariais. Os resultados obtidos são analisados sob a luz dos conceitos de cultura organizacional, valores organizacionais e sua importância dentro das organizações, indicando se o propósito da Petrobras na formação de uma cultura única é alcançado.The objective of this work is to study Petrobras Culture through the values and behaviors that lead its work force. The Communication Personnel of the Business Unity in Argentina was analyzed in its perception of the values and behaviors declared by the Company in its Strategic Plan and how they are aligned with this Plan. The Cognitive Maps Methodology was applied in this study. The Communication Area was chosen due to its strategic rule in the Company Objectives dissemination. The results were analyzed under the concepts of organizational culture and values and its importance inside the organizational environment. The results may indicate if Petrobras has acquired its goal of forming a prevalent culture in all of its units.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-11-25T19:24:32Z No. of bitstreams: 1 MESTRADO RUTH FINAL.pdf: 1479108 bytes, checksum: 0d7fc4c9a836c9aa74058a6e23aecc48 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2022-11-28T12:38:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MESTRADO RUTH FINAL.pdf: 1479108 bytes, checksum: 0d7fc4c9a836c9aa74058a6e23aecc48 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-28T12:38:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MESTRADO RUTH FINAL.pdf: 1479108 bytes, checksum: 0d7fc4c9a836c9aa74058a6e23aecc48 (MD5) Previous issue date: 2007-09-28porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoOrganizational cultureOrganizational valuesComunicationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCultura organizacionalValores organizacionaisComunicaçãoCultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da ArgentinaMestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSilva, Mônica de Aguiar Mac- Allister dahttp://lattes.cnpq.br/9609851692251588Silva, Monica de Aguiar Mac-Allister dahttp://lattes.cnpq.br/9609851692251588Santos, Jair Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/5715434041307147Reis, José Marcelo Dantas doshttp://lattes.cnpq.br/8361489389727090.Persson, Mariruth de Melloreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMESTRADO RUTH FINAL.pdfMESTRADO RUTH FINAL.pdfapplication/pdf1479108https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/1/MESTRADO%20RUTH%20FINAL.pdf0d7fc4c9a836c9aa74058a6e23aecc48MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTMESTRADO RUTH FINAL.pdf.txtMESTRADO RUTH FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain176940https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/3/MESTRADO%20RUTH%20FINAL.pdf.txtb6b1245160c652cf853840fb9018c8faMD53ri/363412022-12-03 02:04:30.938oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-12-03T05:04:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina |
title |
Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina |
spellingShingle |
Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina Persson, Mariruth de Mello CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Cultura organizacional Valores organizacionais Comunicação Organizational culture Organizational values Comunication |
title_short |
Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina |
title_full |
Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina |
title_fullStr |
Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina |
title_full_unstemmed |
Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina |
title_sort |
Cultura Petrobras: a percepção da força de trabalho da área de comunicação da unidade de negócios da Argentina |
author |
Persson, Mariruth de Mello |
author_facet |
Persson, Mariruth de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Mônica de Aguiar Mac- Allister da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9609851692251588 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Monica de Aguiar Mac-Allister da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9609851692251588 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos, Jair Nascimento |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5715434041307147 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Reis, José Marcelo Dantas dos |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8361489389727090 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Persson, Mariruth de Mello |
contributor_str_mv |
Silva, Mônica de Aguiar Mac- Allister da Silva, Monica de Aguiar Mac-Allister da Santos, Jair Nascimento Reis, José Marcelo Dantas dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Cultura organizacional Valores organizacionais Comunicação Organizational culture Organizational values Comunication |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional Valores organizacionais Comunicação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Organizational culture Organizational values Comunication |
description |
Esta dissertação tem como objetivo estudar a cultura Petrobras através dos elementos valores e comportamentos que orientam a sua força de trabalho. É analisada a percepção que a força de trabalho da área de Comunicação da Unidade de Negócios da Argentina tem dos valores e comportamentos declarados pela Companhia em seu Plano Estratégico e o seu grau de alinhamento com os mesmos, através da metodologia de mapas cognitivos. A escolha da área de Comunicação para a realização da pesquisa, deve-se a sua atual importância estratégica na disseminação dos objetivos empresariais. Os resultados obtidos são analisados sob a luz dos conceitos de cultura organizacional, valores organizacionais e sua importância dentro das organizações, indicando se o propósito da Petrobras na formação de uma cultura única é alcançado. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-28T12:38:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-28T12:38:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Profissional info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36341 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/1/MESTRADO%20RUTH%20FINAL.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36341/3/MESTRADO%20RUTH%20FINAL.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d7fc4c9a836c9aa74058a6e23aecc48 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b b6b1245160c652cf853840fb9018c8fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793970670406729728 |