Afroempreendedorismo: trajetórias de vida e negócios de pessoas negras no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Jesus, Daiane Batista de lattes
Orientador(a): Santos, Maria Elisabete Pereira dos lattes
Banca de defesa: Santos, Maria Elisabete Pereira dos lattes, Santos, Hélio de Souza lattes, Tude, João Martins lattes, Tavares, Rosalina Semedo de Andrade lattes, Cunha, Sílvio Humberto dos Passos lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Departamento: Escola de Administração
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38666
Resumo: Nosso tema central é o Afroempreendedorismo. Buscamos compreender como a noção de pertencimento a identidade negra influi na trajetória de vida e empreendedora de pessoas negras. O afroempreendedorismo pode ser compreendido de duas formas, primeiro como o ato das pessoas negras que empreendem no Brasil, independente da sua relação com as questões de autoafirmação identitária, e, segundo, como um movimento político-econômico das pessoas negras, que, para além da subsistência econômica e relação com o mercado, utilizam a sua ação empreendedora como ativismo para a reafirmação da sua identidade, resistência das mazelas sociais enfrentadas pela população negra e estratégia de combate ao racismo. Esta tese dialoga com o segundo conceito. Nos nossos caminhos teóricos apresentamos o afroempreendedorismo como um movimento que intersecciona aspectos econômicos, identitários, políticos, sociais, religiosos e éticos fazendo deste, um movimento de dimensões simbólicas no campo das lutas por ampliação dos direitos econômicos para a população negra. Ao dar ênfase ao empreendedorismo e à sua dimensão simbólica estamos inserindo no centro do debate arranjos diversos que possibilitam interpretações para além das relações dos mercados econômicos. A pesquisa é de caráter qualitativa, e o método biográfico escolhido foi o das trajetórias de vida. Nosso caminho metodológico considerou o sistema de valores e as formas de interpretação da sua própria história, considerando as categorias: pertencimento étnico-racial, relação com os estudos, influência dos pais, relação com o mercado de trabalho, histórico empreendedor, motivos para empreender, perfil e condições dos negócios e percepção e relação com os ecossistemas empreendedores. Os resultados demonstraram que, se entender enquanto pessoa negra é definitivo para o posicionamento dos empreendedores no mundo. Isso vai estabelecer o seu lugar de relacionamento consigo mesmo, com o outro, com o entorno, com o negócio e consequentemente, com o seu público consumidor, fornecedor, seus funcionários e com o próprio ecossistema empreendedor. Os afroempreendedores da nossa pesquisa, para além da dimensão econômica de materialidade e sobrevivência, dão uma série de outros sentidos à sua ação empreendedora associando-a a propósito de vida, reafirmação da sua identidade, combate ao racismo, projeto de ascensão da população negra, missão espiritual, conexão ancestral, além de dimensões de ressignificação das identidades negras, como superação, resistência, triunfo e auto realização. Os seus negócios são meios para concretizar os seus valores no mundo. Eles se articulam em um mercado de bens simbólicos (black money), fomentando a mobilidade social de pessoas negras através de redes de solidariedades em formato de ecossistemas afroempreendedores. Eles buscam predestinadamente, contribuir para uma sociedade mais representativa, pautados por uma ética em torno do pertencimento étnico racial. Desta forma, em suas trajetórias de vida os afroempreendedores ressignificam a relação entre identidade e negócio, a partir da concepção de um compromisso étnico de justiça social, um mercado próprio e singular, e a atuação em redes de apoio mútuo, referenciadas na ideia de quilombos contemporâneos, fazendo das suas experiências espaços simbólicos de interconexão entre o mundo material e substantivo.
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O afroempreendedorismo pode ser compreendido de duas formas, primeiro como o ato das pessoas negras que empreendem no Brasil, independente da sua relação com as questões de autoafirmação identitária, e, segundo, como um movimento político-econômico das pessoas negras, que, para além da subsistência econômica e relação com o mercado, utilizam a sua ação empreendedora como ativismo para a reafirmação da sua identidade, resistência das mazelas sociais enfrentadas pela população negra e estratégia de combate ao racismo. Esta tese dialoga com o segundo conceito. Nos nossos caminhos teóricos apresentamos o afroempreendedorismo como um movimento que intersecciona aspectos econômicos, identitários, políticos, sociais, religiosos e éticos fazendo deste, um movimento de dimensões simbólicas no campo das lutas por ampliação dos direitos econômicos para a população negra. 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Isso vai estabelecer o seu lugar de relacionamento consigo mesmo, com o outro, com o entorno, com o negócio e consequentemente, com o seu público consumidor, fornecedor, seus funcionários e com o próprio ecossistema empreendedor. Os afroempreendedores da nossa pesquisa, para além da dimensão econômica de materialidade e sobrevivência, dão uma série de outros sentidos à sua ação empreendedora associando-a a propósito de vida, reafirmação da sua identidade, combate ao racismo, projeto de ascensão da população negra, missão espiritual, conexão ancestral, além de dimensões de ressignificação das identidades negras, como superação, resistência, triunfo e auto realização. Os seus negócios são meios para concretizar os seus valores no mundo. Eles se articulam em um mercado de bens simbólicos (black money), fomentando a mobilidade social de pessoas negras através de redes de solidariedades em formato de ecossistemas afroempreendedores. Eles buscam predestinadamente, contribuir para uma sociedade mais representativa, pautados por uma ética em torno do pertencimento étnico racial. Desta forma, em suas trajetórias de vida os afroempreendedores ressignificam a relação entre identidade e negócio, a partir da concepção de um compromisso étnico de justiça social, um mercado próprio e singular, e a atuação em redes de apoio mútuo, referenciadas na ideia de quilombos contemporâneos, fazendo das suas experiências espaços simbólicos de interconexão entre o mundo material e substantivo.Our central theme is Black entrepreneurship. We seek to understand how the notion of belonging to a Black identity influences the life and entrepreneurial trajectory of Black individuals. Black entrepreneurship can be understood in two ways: first, as the act of Black individuals engaging in entrepreneurship in Brazil, regardless of their relationship with identity self-affirmation issues, and second, as a political-economic movement of Black people who, beyond economic subsistence and market relations, use their entrepreneurial action as activism for the reaffirmation of their identity, resistance to the social hardships faced by the Black population, and a strategy to combat racism. This thesis aligns with the second concept. In our theoretical framework, we present Black entrepreneurship as a movement that intersects economic, identity, political, social, religious, and ethical aspects, making it a movement of symbolic dimensions in the field of struggles for the expansion of economic rights for the Black population. By emphasizing entrepreneurship and its symbolic dimension, we place various arrangements at the center of the debate that allow for interpretations beyond economic market relations. The research is qualitative in nature, and the chosen method is biographical trajectories. Our methodological path considered the value system and the ways in which individuals interpret their own history, taking into account categories such as ethnic-racial identity, relationship with education, influence of parents, labor market relations, entrepreneurial history, reasons for entrepreneurship, business profile and conditions, and perception and relationship with entrepreneurial ecosystems. The results showed that identifying as a Black person is essential for the positioning of entrepreneurs in the world. This will establish their place in relation to themselves, others, their surroundings, their business, and consequently, their consumer audience, suppliers, employees, and the entrepreneurial ecosystem itself. The Blackentrepreneurs in our research, beyond the economic dimension of materiality and survival, ascribe a series of other meanings to their entrepreneurial action, associating it with a life purpose, reaffirmation of their identity, combatting racism, a project for the advancement of the Black population, a spiritual mission, ancestral connection, as well as dimensions of redefining Black identities, such as overcoming, resistance, triumph, and self-fulfillment. Their businesses are a means to materialize their values in the world. They operate in a market of symbolic goods (black money), fostering the social mobility of Black individuals through networks of solidarity in the form of Blackentrepreneurial ecosystems. They purposefully seek to contribute to a more representative society, guided by an ethical commitment to ethnic-racial belonging. In this way, in their life trajectories, Blackentrepreneurs redefine the relationship between identity and business, based on the conception of an ethnic commitment to social justice, their unique and distinct market, and their participation in networks of mutual support, referenced in the idea of contemporary quilombos, making their experiences symbolic spaces of interconnection between the material and substantive world.Submitted by Daiane Batista de Jesus (daianebatistaj@gmail.com) on 2023-12-12T16:14:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Tese -Daiane Batista de Jesus. versao final. pósbanca.2023.pdf: 2116947 bytes, checksum: 4f9396bc3dd8fae2fa74de4a53bbd789 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2023-12-13T17:35:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese -Daiane Batista de Jesus. versao final. pósbanca.2023.pdf: 2116947 bytes, checksum: 4f9396bc3dd8fae2fa74de4a53bbd789 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-13T17:35:40Z (GMT). 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Afroempreendedorismo: Trajetórias de vida e negócios de pessoas negras no Brasil. Orientadora: Maria Elisabete Pereira dos Santos. 260 f. 2023. Tese (Doutorado em Administração) – Núcleo de Pós-graduação em Administração, NPGA/EAUFBA, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese -Daiane Batista de Jesus. versao final. pósbanca.2023.pdfTese -Daiane Batista de Jesus. versao final. pósbanca.2023.pdfTese de doutorado em Administraçãoapplication/pdf2116947https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38666/1/Tese%20-Daiane%20Batista%20de%20Jesus.%20versao%20final.%20p%c3%b3sbanca.2023.pdf4f9396bc3dd8fae2fa74de4a53bbd789MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38666/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38666/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTTese -Daiane Batista de Jesus. versao final. pósbanca.2023.pdf.txtTese -Daiane Batista de Jesus. versao final. pósbanca.2023.pdf.txtExtracted texttext/plain730158https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38666/4/Tese%20-Daiane%20Batista%20de%20Jesus.%20versao%20final.%20p%c3%b3sbanca.2023.pdf.txtd3bbc5b0d28723dadc9ba61c4b81aca3MD54ri/386662023-12-16 02:07:03.968oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-12-16T05:07:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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