Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: na trilha de sentidos ressoantes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Marinho, Tarcyla Coelho de Souza
Orientador(a): Arapiraca, Mary de Andrade
Banca de defesa: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de, Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23986
Resumo: O presente estudo tem como alvo de investigação a formação continuada de alfabetizadoras no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Teve como propósito trazer contribuições para o campo das discussões sobre formação continuada de professores, tomando por base os sentidos atribuídos por docentes desse município à formação promovida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2013. Sua relevância justifica-se pela necessidade de se pôr em relevo mais um programa de formação continuada do governo federal para superação da problemática da alfabetização no país, pela ótica das alfabetizadoras. Sua consecução esteve subordinada a outros objetivos, tais como discutir a proposta institucional do PNAIC, com relação à formação de continuada de professores; identificar os sentidos atribuídos por alfabetizadoras à formação realizada pelo PNAIC, considerando da proposta: a valorização do saber docente construído na prática pedagógica, necessidades reais do cotidiano escolar; descrever as possíveis contribuições da formação, visando às formações futuras. A pesquisa é de cunho qualitativo, com delineamento do estudo de caso, operacionalizado através da leitura e análise de documentos e de entrevista semiestruturada, lida, sob inspiração da Análise de Discurso de linha francesa. Participaram do estudo dez alfabetizadoras de três escolas da rede municipal de ensino, sendo duas da zona urbana, dentre elas uma escola indígena e uma da zona rural. A leitura e análise das informações me permitiram perceber, em relação à formação continuada no PNAIC, resquícios de uma proposta formativa prescritiva, com característica aplicacionista que se distancia da realidade vivida pelas alfabetizadoras em suas unidades de ensino com base na formação de desempenho, insuficiente para provocar melhoria na aprendizagem dos alunos. Os sentidos atribuídos pelas alfabetizadoras à formação continuada desenvolvida pelo PNAIC me fizeram pensá-los em duas perspectivas: a de que os sentidos que atribuo são reveladores de mal estar, inquietação, descontentamento e de uma ação formativa que não responde suas demandas e a de que as alfabetizadoras revelam uma forma pessoal de produzir formação continuada construída no diálogo entre elas, com destaque para a troca de experiências.
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Sua consecução esteve subordinada a outros objetivos, tais como discutir a proposta institucional do PNAIC, com relação à formação de continuada de professores; identificar os sentidos atribuídos por alfabetizadoras à formação realizada pelo PNAIC, considerando da proposta: a valorização do saber docente construído na prática pedagógica, necessidades reais do cotidiano escolar; descrever as possíveis contribuições da formação, visando às formações futuras. A pesquisa é de cunho qualitativo, com delineamento do estudo de caso, operacionalizado através da leitura e análise de documentos e de entrevista semiestruturada, lida, sob inspiração da Análise de Discurso de linha francesa. Participaram do estudo dez alfabetizadoras de três escolas da rede municipal de ensino, sendo duas da zona urbana, dentre elas uma escola indígena e uma da zona rural. A leitura e análise das informações me permitiram perceber, em relação à formação continuada no PNAIC, resquícios de uma proposta formativa prescritiva, com característica aplicacionista que se distancia da realidade vivida pelas alfabetizadoras em suas unidades de ensino com base na formação de desempenho, insuficiente para provocar melhoria na aprendizagem dos alunos. Os sentidos atribuídos pelas alfabetizadoras à formação continuada desenvolvida pelo PNAIC me fizeram pensá-los em duas perspectivas: a de que os sentidos que atribuo são reveladores de mal estar, inquietação, descontentamento e de uma ação formativa que não responde suas demandas e a de que as alfabetizadoras revelam uma forma pessoal de produzir formação continuada construída no diálogo entre elas, com destaque para a troca de experiências.This research aims the investigation about continuing education in literacy program called Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. We aimed to contribute to the discussion field about continuing education of teachers in the city Santa Cruz Cabrália(BA), building on the meaning attributed by teachers of this city to the training provided by Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa in 2013, considering future formations. Its relevance is justified by the need of putting emphasis on another continuing education program of the federal government to overcome the problem of literacy in the country, by the perspective of the literacy teachers. Its achievement was subordinated to others goals, such as discussing the institutional proposal of PNAIC, related to teachers' continuing formation; identify t he meanings attributed by the literacy teachers to the formation performed by PNAIC, considering the proposal: the appreciation of teacher’s knowledge built on the pedagogical practice, real needs of the school routine; describe the possible formation cont ributions, aiming the future formations. The research has a qualitative approach, with case study design, operationalized through reading and analysis of documents and semi-structured interview, read, under the inspiration of the French line of discourse analysis. Ten literacy teachers from three municipal schools participated in the study, two from the urban area, among them one is an Indian school, and the other one is in the countryside. The reading and analysis of the information allowed me to realize, about the continuing education in PNAIC, remnants of a formative prescriptive proposal, with applicationist characteristcs that moves away from the reality experienced by the literacy teachers in their teaching units based on the formation performance, insufficient to cause improvement in students learning. The meanings attributed by literacy teachers to continuing education developed by PNAIC made me think about them in two perspectives: that the meanings I attribute are revealing of malaise, restlessness, discontent and of a formative action that not answer their demands and that literacy teachers reveal a personal way to make continuing education built on the dialogue between them, especially exchanging experiences.Submitted by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-08-15T16:35:37Z No. of bitstreams: 1 Marinho_dissertação_versao_final (1) (2).pdf: 1090223 bytes, checksum: 204f3a347276b6e731e5b16ac780d0ab (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-08-15T16:36:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marinho_dissertação_versao_final (1) (2).pdf: 1090223 bytes, checksum: 204f3a347276b6e731e5b16ac780d0ab (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-15T16:36:15Z (GMT). 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