Avaliação da gestão de uma Unidade de Saúde da Família nas dimensões da integralidade
Ano de defesa: | 2013 |
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Link de acesso: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11531 |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo: avaliar a gestão na atenção básica nas dimensões da integralidade. A gestão foi estudada com base nas dimensões da integralidade proposta por Mattos. Assim, distinguem-se: dimensão das políticas específicas, dimensão da organização de serviços e de práticas de Saúde e a dimensão das práticas profissionais. A pesquisa procura responder ao pressuposto de que a gestão de serviços na atenção básica se distancia significativamente do princípio da integralidade, tendo como questão norteadora do estudo: como se processa a gestão na rede básica de saúde nas dimensões da integralidade? Outras questões serviram para impulsionar o estudo: Neste sentido, em que medida a gestão na atenção básica de saúde considera o usuário destes serviços? A prática gestora na atenção básica valoriza o cuidado? Estabelece espaços de escuta entre os trabalhadores e usuários no sentido de compartilhar o poder decisório? Quais instrumentos de gestão os gestores utilizam para efetivar a integralidade no Sistema Único de Saúde? A opção de localizar o estudo empírico no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário foi baseada nos seguintes critérios: o Subúrbio Ferroviário dispõe dos piores indicadores econômicos, sanitários e sociais do município, além de ser a maior cobertura da Estratégia de Saúde da Família. Quanto aos critérios do caso foram: ser uma unidade de Saúde da família, ser a unidade com maior tempo de funcionamento, possuir no mínimo uma equipe completa de Saúde da família e possuir gerente com o tempo mínimo de 1 ano de exercício da função gerencial. Para tanto, a metodologia apoiou-se numa abordagem avaliativa e qualitativa, através de estudo de caso, com as técnicas de entrevista semi-estruturada e análise documental. Sendo que para análise de dados utilizou-se o método de análise de conteúdo com a técnica de análise temática. Como resultados destacam-se: na dimensão das políticas específicas observou-se que as ações prioritárias da unidade são os programas verticais do ministério, na dimensão da organização dos serviços constatou-se que não é utilizado o planejamento, monitoramento e a avaliação como instrumentos da prática gestora a fim de organizar os serviços de modo a atender as necessidades em saúde da população, na dimensão da organização das práticas verificou-se que está não sofre alteração com relação ao das unidades básicas tradicionais, já na dimensão das práticas profissionais observou-se que as práticas coletivas estão centradas no agente comunitário e que o atendimento clínico fica centrado nos profissionais de nível superior. Quanto à prática de gestão constatou-se que tem como objetivo central manter e ordenar o funcionamento dos serviços, ficando restrita a atribuições básicas da administração: ações de controle, supervisão e provisão de insumos para os serviços, ressaltando o caráter normativo, centrada em um modelo taylorista-fordista, com característica punitiva e autocrática, pouca autonomia focada na captura e alienação dos sujeitos sociais, não possuindo espaços de acolhimento, diálogo, escuta, participação social. |
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Almeida, Deybson BorbaAlmeida, Deybson BorbaMelo, Cristina Maria Meira de2013-05-30T00:14:50Z2013-05-30T00:14:50Z2013-05-29http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11531Esta investigação tem como objetivo: avaliar a gestão na atenção básica nas dimensões da integralidade. A gestão foi estudada com base nas dimensões da integralidade proposta por Mattos. Assim, distinguem-se: dimensão das políticas específicas, dimensão da organização de serviços e de práticas de Saúde e a dimensão das práticas profissionais. A pesquisa procura responder ao pressuposto de que a gestão de serviços na atenção básica se distancia significativamente do princípio da integralidade, tendo como questão norteadora do estudo: como se processa a gestão na rede básica de saúde nas dimensões da integralidade? Outras questões serviram para impulsionar o estudo: Neste sentido, em que medida a gestão na atenção básica de saúde considera o usuário destes serviços? A prática gestora na atenção básica valoriza o cuidado? Estabelece espaços de escuta entre os trabalhadores e usuários no sentido de compartilhar o poder decisório? Quais instrumentos de gestão os gestores utilizam para efetivar a integralidade no Sistema Único de Saúde? A opção de localizar o estudo empírico no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário foi baseada nos seguintes critérios: o Subúrbio Ferroviário dispõe dos piores indicadores econômicos, sanitários e sociais do município, além de ser a maior cobertura da Estratégia de Saúde da Família. Quanto aos critérios do caso foram: ser uma unidade de Saúde da família, ser a unidade com maior tempo de funcionamento, possuir no mínimo uma equipe completa de Saúde da família e possuir gerente com o tempo mínimo de 1 ano de exercício da função gerencial. Para tanto, a metodologia apoiou-se numa abordagem avaliativa e qualitativa, através de estudo de caso, com as técnicas de entrevista semi-estruturada e análise documental. Sendo que para análise de dados utilizou-se o método de análise de conteúdo com a técnica de análise temática. Como resultados destacam-se: na dimensão das políticas específicas observou-se que as ações prioritárias da unidade são os programas verticais do ministério, na dimensão da organização dos serviços constatou-se que não é utilizado o planejamento, monitoramento e a avaliação como instrumentos da prática gestora a fim de organizar os serviços de modo a atender as necessidades em saúde da população, na dimensão da organização das práticas verificou-se que está não sofre alteração com relação ao das unidades básicas tradicionais, já na dimensão das práticas profissionais observou-se que as práticas coletivas estão centradas no agente comunitário e que o atendimento clínico fica centrado nos profissionais de nível superior. Quanto à prática de gestão constatou-se que tem como objetivo central manter e ordenar o funcionamento dos serviços, ficando restrita a atribuições básicas da administração: ações de controle, supervisão e provisão de insumos para os serviços, ressaltando o caráter normativo, centrada em um modelo taylorista-fordista, com característica punitiva e autocrática, pouca autonomia focada na captura e alienação dos sujeitos sociais, não possuindo espaços de acolhimento, diálogo, escuta, participação social.Submitted by Hiolanda Rêgo (hiolandar@gmail.com) on 2013-05-28T16:37:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Enf_Deybson Almeida.pdf: 747283 bytes, checksum: f63f4fbb720ac066ff4b712e5936687d (MD5)Approved for entry into archive by Flávia Ferreira(flaviaccf@yahoo.com.br) on 2013-05-30T00:14:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Enf_Deybson Almeida.pdf: 747283 bytes, checksum: f63f4fbb720ac066ff4b712e5936687d (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-30T00:14:50Z (GMT). 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