“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de janeiro, 1944 – 1961)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Oscar Santana dos lattes
Orientador(a): Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de lattes
Banca de defesa: Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de lattes, Silva, Paulo Santos lattes, Mattos, Wilson Roberto de lattes, Santos, José Henrique Freitas lattes, Figueiredo, Fábio Baqueiro lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34907
Resumo: Esta tese analisa a poesia de Solano Trindade (1908–1974), especificamente o livro Cantares ao meu povo, publicado em 1961, em São Paulo, pela Editora Fulgor. Optei por sua última publicação porque contêm poemas que também foram publicados nos dois primeiros livros, Poemas D’uma vida simples (1944), Seis tempos de poesia (1958) e poemas que foram transformados em peça teatral, em 1964, intitulada Sambalelê tá doente. Solano foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), nos anos 1940, realizou conferência de poesia no Teatro Experimental do Negro (TEN), foi diretor do Teatro Popular Brasileiro (TPB), nos anos 1950, e escreveu poemas sociais, que reivindicam a memória da escravidão e as lutas contra o racismo, por alimentação, moradia, educação e serviços de saúde. Escreveu também poemas que representam de forma positiva as religiões afro-brasileiras e as mulheres negras. Considerando esses aspectos, o objetivo desta tese é discutir conceitualmente a poesia de Trindade como movimento social negro. Portanto, a discussão teórico-metodológica articula literatura, história e sociologia. Os poemas foram selecionados com base nas Teorias sobre a Participação Social (GOHN, 2019), destacando temáticas que contemplam o protesto contra a fome, a afirmação da identidade coletiva-negra, a memória da escravidão no Brasil e as lutas por educação, por serviços de saúde e contra a exploração do trabalhador. O recorte temporal compreende os anos 1944, quando publicou seu primeiro livro, sofreu uma prisão política e foi criado o Teatro Experimental do Negro - TEN, até 1961, para demarcar o período que ele publicou o último livro e viveu no Rio de Janeiro, capital da República à época e centro do poder político e cultural. Conclui-se que a poesia de Trindade pode ser discutida como movimento social negro porque expressa a mobilização política do autor, a identidade coletiva negra e a luta contra o racismo estrutural da sociedade brasileira
id UFBA-2_65c175fa149853d3da7015f0e8fda99e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/34907
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2022-03-20T13:26:14Z2022-03-202022-03-20T13:26:14Z2021https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34907Esta tese analisa a poesia de Solano Trindade (1908–1974), especificamente o livro Cantares ao meu povo, publicado em 1961, em São Paulo, pela Editora Fulgor. Optei por sua última publicação porque contêm poemas que também foram publicados nos dois primeiros livros, Poemas D’uma vida simples (1944), Seis tempos de poesia (1958) e poemas que foram transformados em peça teatral, em 1964, intitulada Sambalelê tá doente. Solano foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), nos anos 1940, realizou conferência de poesia no Teatro Experimental do Negro (TEN), foi diretor do Teatro Popular Brasileiro (TPB), nos anos 1950, e escreveu poemas sociais, que reivindicam a memória da escravidão e as lutas contra o racismo, por alimentação, moradia, educação e serviços de saúde. Escreveu também poemas que representam de forma positiva as religiões afro-brasileiras e as mulheres negras. Considerando esses aspectos, o objetivo desta tese é discutir conceitualmente a poesia de Trindade como movimento social negro. Portanto, a discussão teórico-metodológica articula literatura, história e sociologia. Os poemas foram selecionados com base nas Teorias sobre a Participação Social (GOHN, 2019), destacando temáticas que contemplam o protesto contra a fome, a afirmação da identidade coletiva-negra, a memória da escravidão no Brasil e as lutas por educação, por serviços de saúde e contra a exploração do trabalhador. O recorte temporal compreende os anos 1944, quando publicou seu primeiro livro, sofreu uma prisão política e foi criado o Teatro Experimental do Negro - TEN, até 1961, para demarcar o período que ele publicou o último livro e viveu no Rio de Janeiro, capital da República à época e centro do poder político e cultural. Conclui-se que a poesia de Trindade pode ser discutida como movimento social negro porque expressa a mobilização política do autor, a identidade coletiva negra e a luta contra o racismo estrutural da sociedade brasileiraThis thesis analyzes the poetry of Solano Trindade (1908–1974), specifically the book Sing to my people, published in 1961, in São Paulo, by Editora Fulgor. I chose its last publication because it contains poems that were also published in the first two books, Poems from a simple life (1944), Six times of poetry (1958) and poems that were transformed into a play, in 1964, entitled Sambalelê tá sick. Solano was a member of the Brazilian Communist Party (PCB) in the 1940s, held a poetry conference at the Experimental Theater of Black - TEN, was director of the Brazilian Popular Theater (TPB) in the 1950s, and wrote social poems that claim to memory of slavery and the struggles against racism, for food, housing, education and health services. She also wrote poems that positively represent Afro-Brazilian religions and black women. Considering these aspects, the objective of this thesis is to conceptually discuss Trindade's poetry as a black social movement. Therefore, the theoretical-methodological discussion articulates literature, history and sociology. The poems were selected based on the Theories on Social Participation (GOHN, 2019), highlighting themes that include the protest against hunger, the affirmation of collective black identity, the memory of slavery in Brazil and the struggles for education, for services health and against worker exploitation. The time frame covers the years 1944, when he published his first book, he suffered a political arrest and the Experimental Theater of Black - TEN was created, until 1961, to mark the period in which he published the last book and lived in Rio de Janeiro, the capital from the Republic to the time and center of political and cultural power. It is concluded that Trindade's poetry can be discussed as a black social movement because it expresses the author's political mobilization, the collective-black identity and the struggle against structural racism in Brazilian societyCette thèse analyse la poésie de Solano Trindade (1908-1974), en particulier le livre Chanter à mon peuple, publié en 1961, à São Paulo, par Editora Fulgor. J'ai choisi sa dernière publication car elle contient des poèmes qui ont également été publiés dans les deux premiers livres, Poemes d’une vie simple (1944), Six times of poem (1958) et des poèmes qui ont été transformés en pièce de théâtre, en 1964, intitulé Sambalelê tá malade. Solano était membre du Parti communiste brésilien (PCB) dans les années 1940, a tenu une conférence de poésie au Théâtre Experimental du Noir (TEN), a été directeur du Théâtre Populaire Brésilien (TPB) dans les années 1950 et a écrit des poèmes sociaux qui prétendent à la mémoire de l'esclavage et des luttes contre le racisme, pour l'alimentation, le logement, l'éducation et les services de santé. Elle a également écrit des poèmes qui représentent positivement les religions afro-brésiliennes et les femmes noires. Compte tenu de ces aspects, l'objectif de cette thèse est de discuter conceptuellement de la poésie de Trindade en tant que mouvement social noir. Ainsi, la discussion théorico-méthodologique articule littérature, histoire et sociologie. Les poèmes ont été sélectionnés sur la base des Théories sur la participation sociale (GOHN, 2019), mettant en évidence des thèmes qui incluent la protestation contre la faim, l'affirmation de l'identité noire collective, la mémoire de l'esclavage au Brésil et les luttes pour l'éducation, pour les services de santé et contre exploitation des travailleurs. La période couvre les années 1944, quand il a publié son premier livre, il a subi une arrestation politique et le Théâtre Expérimental de Black - TEN a été créé, jusqu'en 1961, pour marquer la période où il a publié le dernier livre et a vécu à Rio de Janeiro, la capitale, de la République à l'époque et centre du pouvoir politique et culturel. Il est conclu que la poésie de Trindade peut être discutée en tant que mouvement social noir car elle exprime la mobilisation politique de l'auteur, l'identité collective noire et la lutte contre le racisme structurel dans la société brésilienne.Submitted by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2022-03-20T13:25:04Z No. of bitstreams: 1 Oscar Santos 2021.pdf: 3274594 bytes, checksum: 802c98e0ebd76b505faadaecb8f59134 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2022-03-20T13:26:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Oscar Santos 2021.pdf: 3274594 bytes, checksum: 802c98e0ebd76b505faadaecb8f59134 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-20T13:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oscar Santos 2021.pdf: 3274594 bytes, checksum: 802c98e0ebd76b505faadaecb8f59134 (MD5) Previous issue date: 2021CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)CNPQ::CIENCIAS HUMANASPoesia Negra BrasileiraLuta AntirracistaIdentidade NegraMovimentos sociaisBlack Brazilian PoetryIdentité NoireSolano TrindadeSocial movementsBlack IdentityAnti-racist fightPoésie Négre BrésilienneMouvements SociauxLutte Antiraciste“Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de janeiro, 1944 – 1961)“Singing to my people”: the poetry of Solano Trindade as a black social movement (Rio de Janeiro, 1944 – 1961)« Chanter pour mon peuple » : la poésie de Solano Trindade en tant que mouvement social noir (Rio de Janeiro, 1944 – 1961)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisOliveira Filho, Jesiel Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/5722633934766683Oliveira Filho, Jesiel Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/5722633934766683Silva, Paulo Santoshttp://lattes.cnpq.br/8587531169699984Mattos, Wilson Roberto dehttp://lattes.cnpq.br/9445015263911071Santos, José Henrique Freitashttp://lattes.cnpq.br/9485562302759197Figueiredo, Fábio Baqueirohttp://lattes.cnpq.br/1806117156597780http://lattes.cnpq.br/0322049625559967Santos, Oscar Santana dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALOscar Santos 2021.pdfOscar Santos 2021.pdfTeseapplication/pdf3274594https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34907/1/Oscar%20Santos%202021.pdf802c98e0ebd76b505faadaecb8f59134MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34907/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXTOscar Santos 2021.pdf.txtOscar Santos 2021.pdf.txtExtracted texttext/plain527642https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34907/3/Oscar%20Santos%202021.pdf.txt83254b13d435b9d3a96b00aa7d4338e8MD53ri/349072022-07-08 11:12:55.719oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-08T14:12:55Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de janeiro, 1944 – 1961)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv “Singing to my people”: the poetry of Solano Trindade as a black social movement (Rio de Janeiro, 1944 – 1961)
« Chanter pour mon peuple » : la poésie de Solano Trindade en tant que mouvement social noir (Rio de Janeiro, 1944 – 1961)
title “Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de janeiro, 1944 – 1961)
spellingShingle “Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de janeiro, 1944 – 1961)
Santos, Oscar Santana dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Poesia Negra Brasileira
Luta Antirracista
Identidade Negra
Movimentos sociais
Black Brazilian Poetry
Identité Noire
Solano Trindade
Social movements
Black Identity
Anti-racist fight
Poésie Négre Brésilienne
Mouvements Sociaux
Lutte Antiraciste
title_short “Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de janeiro, 1944 – 1961)
title_full “Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de janeiro, 1944 – 1961)
title_fullStr “Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de janeiro, 1944 – 1961)
title_full_unstemmed “Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de janeiro, 1944 – 1961)
title_sort “Cantares ao meu povo”: a poesia de Solano Trindade como movimento social negro (Rio de janeiro, 1944 – 1961)
author Santos, Oscar Santana dos
author_facet Santos, Oscar Santana dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5722633934766683
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5722633934766683
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Paulo Santos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8587531169699984
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mattos, Wilson Roberto de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9445015263911071
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Santos, José Henrique Freitas
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9485562302759197
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Figueiredo, Fábio Baqueiro
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1806117156597780
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0322049625559967
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Oscar Santana dos
contributor_str_mv Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de
Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de
Silva, Paulo Santos
Mattos, Wilson Roberto de
Santos, José Henrique Freitas
Figueiredo, Fábio Baqueiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Poesia Negra Brasileira
Luta Antirracista
Identidade Negra
Movimentos sociais
Black Brazilian Poetry
Identité Noire
Solano Trindade
Social movements
Black Identity
Anti-racist fight
Poésie Négre Brésilienne
Mouvements Sociaux
Lutte Antiraciste
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia Negra Brasileira
Luta Antirracista
Identidade Negra
Movimentos sociais
Black Brazilian Poetry
Identité Noire
Solano Trindade
Social movements
Black Identity
Anti-racist fight
Poésie Négre Brésilienne
Mouvements Sociaux
Lutte Antiraciste
description Esta tese analisa a poesia de Solano Trindade (1908–1974), especificamente o livro Cantares ao meu povo, publicado em 1961, em São Paulo, pela Editora Fulgor. Optei por sua última publicação porque contêm poemas que também foram publicados nos dois primeiros livros, Poemas D’uma vida simples (1944), Seis tempos de poesia (1958) e poemas que foram transformados em peça teatral, em 1964, intitulada Sambalelê tá doente. Solano foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), nos anos 1940, realizou conferência de poesia no Teatro Experimental do Negro (TEN), foi diretor do Teatro Popular Brasileiro (TPB), nos anos 1950, e escreveu poemas sociais, que reivindicam a memória da escravidão e as lutas contra o racismo, por alimentação, moradia, educação e serviços de saúde. Escreveu também poemas que representam de forma positiva as religiões afro-brasileiras e as mulheres negras. Considerando esses aspectos, o objetivo desta tese é discutir conceitualmente a poesia de Trindade como movimento social negro. Portanto, a discussão teórico-metodológica articula literatura, história e sociologia. Os poemas foram selecionados com base nas Teorias sobre a Participação Social (GOHN, 2019), destacando temáticas que contemplam o protesto contra a fome, a afirmação da identidade coletiva-negra, a memória da escravidão no Brasil e as lutas por educação, por serviços de saúde e contra a exploração do trabalhador. O recorte temporal compreende os anos 1944, quando publicou seu primeiro livro, sofreu uma prisão política e foi criado o Teatro Experimental do Negro - TEN, até 1961, para demarcar o período que ele publicou o último livro e viveu no Rio de Janeiro, capital da República à época e centro do poder político e cultural. Conclui-se que a poesia de Trindade pode ser discutida como movimento social negro porque expressa a mobilização política do autor, a identidade coletiva negra e a luta contra o racismo estrutural da sociedade brasileira
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-20T13:26:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-20
2022-03-20T13:26:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34907
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34907/1/Oscar%20Santos%202021.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34907/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34907/3/Oscar%20Santos%202021.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 802c98e0ebd76b505faadaecb8f59134
5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5
83254b13d435b9d3a96b00aa7d4338e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970660473569280